Viagem ao Mundo em 15 Filmes

Deixamos nossa zona de conforto para uma viagem ao mundo em 15 filmes sensacionais, singulares e desprovidos de grandes pretensões.
Nesse momento, "nosso olhar de estrangeiro" vira crucial numa escolha pra lá de difícil. É como escolher um filho amado entre outros tantos. Mas fizemos com todo amor e dedicação para que vocês degustem desses filmes únicos.
Para nós foi uma jornada incrível, recordar cada um deles é uma satisfação singular. Todas as noites perdidas de intermináveis discussões e prazer serviram para uma lista única de como temos filmes excelentes em qualquer lugar do mundo.  E que fotografia, roteiro, direção trás cada um! Um presente para nós, amantes do belo.
Vamos a eles... (Estão em ordem alfabética, e não de preferência - mesmo porque é quase impossível escolher, entre eles, o nosso preferido!)


Alemanha: "Corra Lola, Corra"
Sinopse: Manni (Moritg Bleibtreu), o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100 mil marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Ronnie telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai (Herbert Knaup), que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados 3 possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.
Direção: Tom Tykwer - 1998
Elenco: Franka Potente, Moritg Bleibtreu, Herbert Knaup



Argentina: "Tese Sobre um Homicídio"
Sinopse: Roberto Bermudez (Ricardo Darín) é um especialista em Direito Criminal que ministra um curso bastante reconhecido. Uma nova turma está prestes a iniciar as aulas e entre os alunos está Gonzalo (Alberto Ammann), filho de um velho conhecido do professor. Gonzalo trata Roberto como um verdadeiro ídolo, o que incomoda o mestre. Já com as aulas em pleno andamento, um brutal assassinato ocorre perto da Universidade. Roberto logo demonstra interesse no caso e, ao investigar os detalhes, passa a crer que Gonzalo seja o autor do crime e esteja desafiando-o ao jogo de inteligência.
Direção: Hernãn Goldfrid - 2013
Elenco: Ricardo Darín, Alberto Ammann, Calu Rivero



Austrália: "Moulin Rouge"
Sinopse: Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Lautrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Sartine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior no Moulin Rouge.
Direção: Baz Luhrmann - 2001
Elenco: Ewan McGregor, Nicole Kidman, John Leguizamo



Canadá: "Café de Flore"
Sinopse: Está história de amores se passa em dois momentos distintos: Paris nos anos de 1960, e Montreal nos dias atuais. Na primeira história, Antoine é um DJ canadense, apaixonado pela namorada Rose, mas ainda traumatizado pelo fim da relação com Carole, seu amor de adolescência e mãe de seus filhos. Já a segunda história mostra Jacqueline (Vanessa Parades), mãe de um jovem com Síndrome de Down, que se apaixona por uma garota com a mesma doença que a dele.
Direção: Jean-Marc Vallée - 2010
Elenco: Vanessa Parades, Kevin Parente, Hélène Florent



Dinamarca: "A Festa de Babette"
Sinopse: Dinamarca, século XIX. Felippa (Bodil Kjer) e Martine (Birgitte Federspiel) são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette (Stéphane Audran), uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e oferece-se para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.
Direção: Gabriel Axel - 1989
Elenco: Stéphane Audran, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel



Espanha: "O Orfanato"
Sinopse: Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de  sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e suas irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncip), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação do menino, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo a espreita na casa.
Direção: Juan Antonio Bayona - 2008
Elenco: Belén Rueda, Fernando Cayo, Roger Príncip



França: "Encontro com o Passado"
Sinopse: Jeanne (Sophie Marceau) é escritora, casada, mãe de dois filhos. Começa a perceber mudanças em casa e seu corpo parece mudar sem explicação razoável. Só ela nota e a família acredita ser uma crise de stress. Em viagem pela Itália, ela muda completamente e descobre uma nova identidade (Monica Bellucci).
Direção: Marina De Van - 2010
Elenco: Sophie Marceau, Monica Bellucci






Húngria: "Atrás da Porta"
Sinopse: Hungria, metade do século 20. O país da Europa Central ainda sente os efeitos da Segunda Guerra Mundial, que devastou boa parte do continente e deixou marcas que nunca poderão ser apagadas. É nesse cenário que a vida de duas mulheres bem diferentes se cruzam de uma maneira bem especial. Magda (Martina Gedeck) está ganhando cada vez mais notoriedade por seu trabalho como escritora quando conhece a reservada governanta Emerenc (Helen Mirren), que carrega na alma as cicatrizes do passado. As duas iniciam uma amizade emocionante que ultrapassa os limites das convenções sociais.
Direção: Istvan Szabo - 2013
Elenco: Martina Gedeck, Helen Mirren



Inglaterra: "O Despertar"
Sinopse: 1921, pouco após a Primeira Guerra Mundial. Assombrada pela morte de seu noivo, Florence Cathcart (Rebecca Hall) resolveu dedicar sua vida a investigar supostos casos paranormais, usando a lógica para explicá-los. Ela aceita o convite para ir à uma escola onde um garoto foi encontrado morto e, segundo rumores, seu fantasma assombra o local. Logo ela começa a buscar evidências científicas que expliquem a situação, só que suas descobertas aos poucos colocam em dúvida tudo o que sabe até então.
Direção: Nick Murphy - 2012
Elenco: Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton




Irlanda: "Os Demônios de Dorothy Mills"
Sinopse: Quando uma sombria e religiosa comunidade é sacudida pela morte de uma criança, uma psiquiatra (Carice Van Houten) é chamada para examinar Dorothy Mills (Jenn Murray), a adolescente acusada do crime. Apesar da resistência dos moradores, a terapeuta logo suspeita que Dorothy sofre de distúrbio de múltipla personalidade. Mas quando a garota fala com a voz do filho recém falecido da médica, o que inicialmente parecia loucura pode ser o que os moradores acreditam... Que Dorothy seja um canal com os mortos.
Direção: Agnès Merlet - 2008
Elenco: Jenn Murray, Carice Van Houten



Itália: "A Vida é Bela"
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué  (Giorgio Cantarini) são levados para um Campo de Concentração Nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Direção: Roberto Benigni - 1999
Elenco: Roberto Benigni, Giorgio Cantarini





México: "O Quinto Mandamento"
Sinopse: Numa cidade do México, Victor (Guillermo Iván), um solitário e esquizofrênico jovem, tornou-se um assassino em série depois de ter sido abusado sexualmente por um padre na sua cidade natal, quando ele era criança. Enquanto a polícia segue seus passos, ele luta entre continuar seus crimes justificados por uma interpretação bizarra do catolicismo ou confrontar o seu passado.
Direção: Rafael Lara - 2012
Elenco: Guillermo Iván





Polônia: "O Pianista"
Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em um rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado na memória do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para isolar os judeus em algumas áreas. Wlasdyslaw
consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Direção: Roman Polanski - 2003
Elenco: Adrien Brody



Rússia: "Crime e Castigo"
Sinopse: Raskolnikov (Georgi Taratorkin) é um ex estudante de Direito que comete dois assassinatos, cujas razões não são claras. Ele é chamado na polícia para depor na investigação, por conta de ser um cliente da vítima, e é tido como principal suspeito. Enquanto isso, sua mãe e sua irmã chegam na cidade, causando alvoroço. Ele conhece um homem bêbado que acaba sendo morto em um acidente de trânsito, e se apaixona pela filha prostituta do falecido, Sonia (Tatyana Bedova). Ela propõe fugir para a Sibéria junto com ele mas, será que ele aceitará?
Direção: Lev Kulidzhanov - 1970
Elenco: Georgi Taratorkin, Tatyana Bedova



Suécia: Trilogia Millennium ("Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", "A Menina Que Brincava Com Fogo", "A Rainha do Castelo de Ar")
Sinopse: Em “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres” conhecemos a dupla de protagonistas da trilogia: Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma hacker de personalidade bastante complexa, e Mikael Blomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que não mede esforços para fazer o que julga correto. Nesse primeiro filme, os caminhos dos dois se cruzam na investigação do misterioso sumiço de Harriet Vanger (Moa Garpendal).
Em “A Menina Que Brincava Com Fogo”, o segundo filme da trilogia, conhecemos ainda mais da conturbada vida de Lisbeth Salander (Noomi Rapace) e percebemos o quanto ela é uma personagem única, diferente de qualquer coisa que tenhamos visto anteriormente. Dessa vez a hacker está sendo acusada de três assassinatos, e mesmo tendo o país inteiro a sua caça acreditando piamente que ela é a criminosa, Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) se nega acreditar em sua culpa e faz o possível para ajudar a moça. É curioso observar que, mesmo envolvidos no mesmo caso, nesse segundo filme, Lisbeth e Mikael não se encontram durante todo o desenrolar da trama.
“A Rainha do Castelo de Ar”, tem início exatamente onde “A menina que brincava com fogo”encontrou o seu final. As duas tramas estão intimamente relacionadas e o que nos foi apresentado no segundo filme tem muita influencia para compreendermos a trama do terceiro, de forma que me parece importante assistir os dois primeiros filmes na sequencia para não perder nenhum detalhe.

Direção: 1º filme: David Fincher, 
2º e 3º filme: Daniel Alfredson,
Elenco: 1º filme: Rooney Mara, Daniel Craig
2º e 3º filme: Noomi Rapace, Michael Nyqvist


Cláudia e Carol

10 comentários

  1. Achei muito interessante a escolha dos filmes. Adoro O pianista =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Também adoramos O Pianista. Abraços e obrigada!

      Excluir
  2. Ádorei o post! Abordou um assunto comum de uma maneira bem diferente. Amei. Já assisti alguns e pretendo assistir aos outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Era essa nossa ideia. Assista sim, todos valem muito a pena. Obrigada!!

      Excluir
  3. Dos filmes citados eu já assisti a O Pianista, e achei muito interessante e até divertido, se não fosse trágico. Também já conhecia a trilogia Millennium, mas só os livros - apesar de eu não ter chegado a lê-los.

    Mas o motivo para eu comentar agora é pra avisar que indiquei teu blog para uma Tag. Se você aceitar responder, me avisa comentando lá no post e deixando o link.
    Tag Arrependimentos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são filme muito bons. E recomendo a ver a Trilogia Millennium e a lê-la também.
      Muito obrigada por nos indicar para a Tag e com certeza iremos responde-la. Obrigada!!

      Excluir
  4. Vou adicionar uns filmes desses pra assistir.
    Te indiquei pra uma Tag: http://livronatica.blogspot.com.br/2014/12/tag-liebster-award.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar dos filmes, são ótimos.
      E obrigada por nos indicar, mas já respondemos ela. Mas já dei uma passada lá e amei as respostas. Obrigada!

      Excluir
  5. Adorei a Lista de filmes, assisti alguns poucos dela, mas os adorei.
    O Pianista é incrível, forte, um filme tão profundo que quando acaba deixa as marcas dele na gente.
    Os Homens que não amavam as mulheres é incrível, um dos meus filmes preferidos. Lisbeth é uma personagem tão marcante e querida <3
    Mal posso esperar pra saírem os outros filmes da sequência.
    A Vida é bela é até dificil de explicar tudo o que eu senti assistindo.
    Moulin Rouge é um dos amores da minha vida. Perfeição define esse filme, ainda mais porque amo musicais.
    Os demais não os assisti, mas tenho Corra Lola, Corra. E a vontade de assisti-lo muito em breve. Adorei as dicas, todas anotadas.
    Beijos
    http://www.conversasdealcova.com/2014/12/promocao-de-ano-novo-concorra-um-kit.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Todos são ótimos filmes.
      Realmente a Lisbeth é uma personagem forte!!!
      Assista sim Corra Lola, Corra, pois é muito bom.
      Muito obrigada!!!
      Beijos, Carol!

      Excluir