Menu

terça-feira, 14 de julho de 2015

Você É Um Gato Ou Um Rato? - Ratos



"Saber o que aconteceu depois me faz pensar em como a aparência e o comportamento delas em relação à mim mudaram na mesma época. Sempre me perguntei se existia alguma conexão. Nossa aparência afeta nossa personalidade? Ou é nossa personalidade que afeta nossa aparência? A pintura corporal para a guerra transforma um índio covarde em um guerreiro corajoso? Ou um guerreiro corajoso se pinta para mostrar sua crueldade? Um gato sempre parece um gato? Um rato sempre parece um gato?"

Ratos passam suas vidas escondidos, com medos de seus possíveis predadores. É assim que vivem Shelley e a mãe. Foram maltratadas a vida toda. Elas têm consciência disso, mas não sabem como reagir - são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, Shelley não frequenta mais a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe se refugiam em um chalé afastado da cidade.
Confiantes de que o pesadelo acabou, elas enfim sentem-se confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Na noite em que Shelley completa dezesseis anos, porém, um estranho interrompe a tranquilidade das duas, e um sentimento é despertado na menina. O que acontece em seguida instaura o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou.
Até mesmo os ratos têm um limite.
É assim que começa a eletrizante narração de Gordon Reece, "Ratos", da Editora Intrínseca. O foco é batido - bullying -, mas a direção que toma a história é inimaginável. É incrível como a teoria de causa e efeito se aplica bem aqui.
Os rumos que nosso inconsciente dá as nossas vidas quando se sente atacado, violentado, agredido é impressionante.
Uma leitura fácil, uma história comovente, um enredo forte.
Recomendo!

Cláudia Trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário