O Leopardo, O Melhor do Jo Nesbo? - Resenha/Desafio


"Era isso a vida: um processo de destruição, uma desintegração de algo que a princípio era perfeito. O único suspense era se seríamos destruídos de repente ou lentamente. Era um pensamento triste, mas agarrou-se a ele mesmo assim. Até passarem pelo túnel Ibsen, um componente cinzento e anônimo da maquinaria de trânsito  da cidade que podia estar em qualquer cidade no mundo. Contudo, foi naquele momento que sentiu. Uma enorme e incondicional alegria por estar ali. Em Oslo, Em casa. O sentimento era tão avassalador que ele por alguns segundos esqueceu o motivo de ter voltado."

Aqui estamos com a segunda resenha do desafio de Março.
E com o segundo livro lido do maravilhoso Jo Nesbo, "O Leopardo" (Ed. Record).
Depois dos acontecimentos do Boneco de Neve, o nosso detetive Harry Hole está em um estado deplorável... Nos últimos meses ele está vivendo em Hong Kong, está viciado em ópio, álcool e jogos de azar. Tudo para fugir de sua antiga vida e dos acontecimentos do passado.
Porém existe um assassino em Oslo que já matou duas mulheres afogadas em seus próprios sangues. A primeira vista, a causa da morte são diversos ferimentos no interior da boca das vítimas.
Diante desse cenário perturbador, a Divisão de Homicídios não vê outra alternativa se não tentar encontrá-lo e traze-lo de volta. E isso cabe à jovem policial Kaja Solness a difícil tarefa de convence-lo a assumir o caso.
Nesse meio, acontece outro assassinato. Só que agora por enforcamento. E o único ponto em comum entre as três mulheres assassinadas é terem passado a noite numa cabana isolada. E a partir daí temos certeza total que estamos lidando com um perigoso assassino.
O livro é bem grossinho: 600 páginas! Porém li ele relativamente rápido. Isso se deve à escrita do Jo Nesbo, que é super fluída e a gente lê e nem percebe. O que torna seus livros melhores!
Em relação à história, achei a investigação muito boa e o Harry é um máximo. Super irônico, muito bom detetive - o melhor que vi até agora - e lotado de problemas! A Kaja é uma personagem muito interessante também e muito esperta.
O assassino tem um jeito de matar único e é bem esperto. Porém não gostei tanto da explicação no final e nem quem era - mesmo tendo enrolado os detetives e eu (não que precise de muito para me enrolar, rsrs).
No final, foi um ótimo livro. Mas ainda fico com "Boneco de Neve" como favorito. E acho que é mais pelo assassino em si, pois o serial killer do Leopardo não é nada grandioso. Nem chega aos pés do livro anterior...
A única coisa que me irritou de verdade foi que o livro estava com bastante erros de ortografia e gráfica. Algumas vezes nem dava para ler o que estava escrito. Uma editora do tamanho da Record deveria tomar um cuidado maior com isso. É um desrespeito com os leitores e com o autor!

Gostaram desse? Qual do Jo Nesbo vocês preferem?
Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

Nenhum comentário