Bem Fraquinho... - Resenha/Desafio


"E essa é a verdade. Posso ter apenas 18 anos, mas já me parece bem óbvio que o mundo está dividido em dois grupos: o dos que fazem e o dos que observam. As pessoas com as quais as coisas acontecem e o restante de nós, que meio que se arrasta sobre as coisas. As Lulus e as Allysons."

Sou apaixonada por "Se Eu Ficar" e um pouco menos por "Para Onde Ela Foi". E estava super ansiosa para ler a trilogia da Gayle Forman.
Li muito rápido "Apenas Um Dia", Editora Novo Conceito, porém não achei tudo isso... Vi várias resenhas de pessoas falando que amou. Para mim tem uma distância gigantesca entre "Se Eu Ficar" e esse. É bonzinho e vou falar o porquê.
No livro, vamos acompanhar a viagem de formatura do colégio de Allyson Healey por alguns países da Europa. No seu último dia de viagem, depois de três semanas de sua excursão sem graça, ela conhece Willem, que atua em uma peça de rua de Shakespeare "Noites de Rei".
Ele é totalmente o contrário dela e o jovem ator convida-a para passar um dia em Paris e deixar todos seus compromissos de lado. Adivinha... na hora  ela aceita! E essas 24 horas irão transformar sua vida de todas as maneiras.
O livro é dividido em duas partes bem claras: a primeira com ela relatando o final de sua viagem e o encontro com Willem e sua ideia meio louca de ir para Paris. A segunda parte (e não é spoiler, porque não dá para imaginar um dia em 370 páginas...) é a vida dela já de volta aos EUA e já na faculdade, e como a vida dela deu uma reviravolta.
O maior problema que vi é a personagem principal, Allyson. Ela é muito chata, irritante e foi bem difícil aguentar ela durante toda a narrativa, principalmente na segunda parte. E quando a gente acha que não dá para ter um personagem mais chato que ela, aparece simplesmente a mãe dela, que consegue ser três vezes pior que a filha em todos os sentidos, e toda vez que as duas apareciam juntas, dava um vontade enorme de largar o livro.
Os personagens eu achei mal construídos e pouco utilizados. A autora focou muito na Allyson e acho que fez perder um pouco a força. Vou citar alguns bem rápidos: Dee, a primeira amizade que ela cria na faculdade é muito engraçado, com certeza é um dos pontos positivos do livro todo; Melaine, a melhor amiga dela, some de repente do livro com uma explicação bem fútil; o próprio Willem não é nada demais e o pouco que ele aparece é bem fraco.
O motivo por eu ter dado três estrelinhas em vez de duas no Skoob foi somente as paisagens, principalmente as da segunda parte. Ela passa por vários países da Europa que eu sou louca para conhecer: Inglaterra, França (com foco maior) e Holanda são alguns. E nisso a autora se dá muito bem, pois ela descreve os lugares brilhantemente e só nos deixa com mais vontade de conhecer! Uma das melhores partes é quando ela está em Amsterdã com uma amiga recém conhecida e decidem que querem rolar num campo de tulipas em uma época que não dá tulipas. É muito engraçado!
Antes de terminar, preciso citar a promessa dela com sua ex-chefe de um restaurante que ela trabalhou por alguns meses: ela prometeu que todos os dias em que ela estaria em Paris ela comeria um macaron. E é muito interessante o papel que ele tem no livro, em ambas as partes, rsrs. Quem leu, ou quando vocês lerem, irão entender.
Vendo alguns comentários no Skoob, descobri que esse livro é o primeiro de uma trilogia, sendo que o segundo já foi lançado pela Novo Conceito como "Apenas Um Ano" (livro narrado pelo Willem, algo que ela fez parecido com a "duologia" Se Eu Ficar) e um terceiro livro (ou melhor, um conto - 40 páginas +-) que deve chamar "Apenas Uma Noite". Porém, agora irei com bem menos expectativa para o segundo, que aliás, já tenho aqui em casa.
A questão desse primeiro livro é bem simples, dava para ter bem menos páginas... Pelo menos uma 100 páginas a menos. Infelizmente, foi bem decepcionante. Só espero que seus próximos livros já publicados, e principalmente traduzidos, não decaiam mais e mais, até porque já tenho todos comprados, rsrs.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

2 comentários

  1. Olá, interessante o livro, ainda não conhecia mas fiquei curiosa para ler ^^ .
    Beijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir