Bienal 2016


Essa Bienal já passou e já queremos a próxima! Essa relação que temos com o evento é estranho. Estava comentando esses dias que, no nosso caso e de várias pessoas, esperamos dois anos para chegar o dia, compramos vários livros, encontramos muita gente legal e nos divertimos muito, e de repente, esse momento passa num piscar de olhos. Agora já estamos fazendo a contagem regressiva para a próxima. Além do fato de ficarmos muito ansiosas antes.
Para quem ama esse mundo, esse é o melhor lugar em todos os sentidos. Livros, pessoas que conhecemos, brindes, autores que normalmente só vemos pela tela do notebook e cansaço, muito cansaço. Mas no final, tudo isso vale muito a pena.
Fomos no último sábado (dia 03) e já estávamos mais preparadas do que em 2014. Levamos mochilas e bolsas para carregar os livros, garrafinha d'água, salgadinho para não ter que comer lá, saímos muito cedo de casa para chegar no primeiro horário, levamos mapa dos standes - para garantir! - , entre várias outras coisas... Enfim, nos preparamos bem. E muito por causa disso, aproveitamos bem mais.
Além do nosso cuidado, a Bienal parecia estar mais organizada, o que também facilitou muito as coisas. As ruas estavam mais largas, então dava para andar - diferente do último ano - e as próprias editoras também estavam mais organizadas. Várias delas já deram senha antes para os autógrafos maiores, não tinham filas e filas só para entrar no estande, deixaram marcadores em todos os cantos, o que ficou mais fácil para a gente e para eles.
O único problema novamente foram os preços! Tanto para comer quanto no valor dos livros. Nas editoras, os livros levavam o preço de capa das livrarias físicas. Tinha editoras que os livros estavam com média de 30, 40 reais. Isso é um absurdo! Que eu saiba a Bienal é uma feira e deveria estar com preços muito mais baixos. Aonde valia comprar era nos estandes de livreiros. Lá os preços estavam muito bons. Tudo por volta de 10 reais! Uma das poucas que estava com um preço muito bom foi a Editora Gente - lá os preços estavam tudo pela metade, o mais caro estava 15 reais. E o que dizer da Saraiva... Do que adianta terem o maior estande na Bienal para ter preços absurdos? Tudo estava acima de 40 reais - nem ficamos muito nela, pois não valia a pena. Saraiva, melhore!
Agora vamos falar do que compramos e quais autores encontramos e conseguimos autógrafos.


Uma das melhores coisas que sempre tem na Bienal de SP é o estande da Ciranda Cultural! É logo na entrada e os preços são ótimos. Compramos alguns livros lá. Logo em seguida passamos na Comix e um outro estande de quadrinhos para comprar alguns mangás que meu irmão queria. E depois veio uma das maiores surpresas do dia, encontramos com o Sérgio Santos, autor de "O Segredo de Carol" (meu? rsrs) e "Trama Mortal", sendo que o primeiro livro já estava um tempo na minha lista para comprar. Ele foi muito gentil e simpático. Começamos super bem a Bienal.
Depois passei na Novo Século para autografar o meu "A Arma Escarlate", que trouxe de casa. Fiquei muito feliz por ter conseguido. Depois passamos em vários estandes, alguns compramos alguma coisa, outros nem ficamos muito tempo por causa do preço.
Já quase no final, passamos no estande da Draco, nossa parceira, e foi um dos melhores momentos. Além do pessoal super simpático, levamos três autógrafos!!! Comprei "Inverso" e "Reverso" da Karen Alvares, que foi muito gentil. E o melhor: levei o último "Inverso", depois esgotou! E agora entra uma história engraçada. Depois de ter conversado com ela, a gente saiu para dar uma olhada na Editora 34, que nem valeu a pena. Quando já estávamos indo embora, decidimos voltar na Draco para pegar o "Metrópole", da Melissa de Sá, que também estava na minha lista. E ela ficou super feliz, foi muio fofa! O resumo: começamos e encerramos perfeitamente essa Bienal.
A única coisa que fiquei um pouco triste é que não consegui entrar na Rocco, que era uma das que mais queria visitar - era para tirar foto no carrinho do HP -, mas infelizmente, eles foram o que vi mais desorganizados por causa disso, e desisti...


No final, acabamos quase não comprando os livros da nossa lista que levamos - como sempre! Mas em troca, achamos muitos livros que não conhecíamos e conseguimos mais autógrafos do que esperávamos. Adoro ajudar os nossos autores! A literatura não é só americana! Temos muitas coisas boas aqui e o único jeito deles crescerem é se começarmos a dar mais oportunidades para eles. Fiquei muito feliz com todos os autores que conhecemos!
Todas as fotos estarão em um álbum lá na página do Facebook. Vai ter foto de todos os autógrafos e com os autores - e mais uma plaquinha linda que comprei lá! É só clicarem aqui!
Espero que tenham gostado do post, tomará que todos que foram para a Bienal tenham se divertido e aproveitado tanto quanto nós! Aproveitamos demais e já estamos com saudades.
Comentem ai embaixo o que acharam da organização desse ano, o que compraram e se conseguiram algum autógrafo.

Até a próxima Bienal e boa leitura!
Carol!!!

26 comentários

  1. Olá
    A bienal deve ser uma experiência incrível e é uma pena que não tenha comparecido, por conta da distância mesmo. Mas adorei conferir seus relatos diante dessa experiência mágica. Parabéns pelas aquisições e tenha boas leituras. O post ficou ótimo!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossais um post sobre esse evento? Tô com muita inveja de quem foi, esse é evento deve sem ,dúvida alguma, muito legal. Queria muito ir à do ano que vem! Espero que dê certo. Adorei ver as suas comprar. Quero muito ler Inverso. Até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, essa foi a melhor edição da bienal!!!
    Você comprou bastante coisa e melhor, teve muitos autógrafos. Isso sim vale a pena!!!
    Que venha a próxima!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá more...
    Ahhh Bienalll... saudades já!
    Esse ano só comprei dois livros... porque as vacas estão magras... mais a experiência de encontrar pessoas que falam a mesma língua que a gente não tem preço!
    Adorei a organização desse ano... no entanto os preços estavam meio salgadinhos, pelo menos nos dias que fui!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, bienal deve ser uma experiência muito bacana, fiquei super com vonntade de ir, mas sou de longe e não deu. Achei muito legal a ideia de vocês de se organizarem, assim puderam aproveitar muito, e também já vi diversas reclamações em relação aos preços dos livros, isso é uma pena. Pena também a rocco estar desorganizada, porque acho que esse cenário do harry potter era um dos preferidos do pessoal. Então que venha a próxima bienal!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Estou ficando mega depre cada vez que vejo um post da bienal e eu não pude ir nessa, mas fui na de Minas rsrs! Em relação relação preços realmente vi muitas pessoas reclamando que tinha preço fora do comum.Também ouvi muitas pessoas falando que estava bem mais organizado, so algumas pessoas que tiveram alguns problemas com os autógrafos.Espero que venha a próxima bienal.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Essa foi a minha primeira Bienal de São Paulo e adorei, apesar de continuar preferindo a do Rio. Concordo com você: não importa a Bienal tudo é muito mais caro do que o normal. Ainda assim acho que é um evento que vale super a pena marcar presença. É um acontecimento esperado ansiosamente pelos leitores. Uma pena que dure tão pouco.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não pude ir à Bienal, mas vejo que você fez a festa lá hein!
    Quantas comprinhas!!! Vi muitas pessoas reclamarem que os preços não estavam muito camaradas!
    E fico feliz que tenha conseguido mais autógrafos do que o esperado!
    Mal posso esperar pelas resenhas de tudo isso!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OIe!
    Eu achei os preços bem salgados em alguns, mas a Ciranda e a Top Top é o que estavam mais baratos mesmo. Eu gostei da Bienal desse ano, achei mais organizada e mais espaçosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Esse ano foi a primeira vez que fui na bienal do livro e fiquei encantada me sentindo no paraíso mesmo. Os preços dos livros estavam caros sim mais achei algumas coisas com preços bacanas principalmente os livros infantis.
    Só achei um absurdo uma água custar cinco reais e quase cai dura! Na próxima já vou mais preparada para isso.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Infelizmente eu não fui a bienal, por motivos de morar muito longe e que a economia não está favorecendo. Mas acompanhei as amigas de casa e vi que elas se divertiram muito, fiquei muito feliz por ela. Eu até entendo o valor dos preços, as editoras acabam gastando muito para expor na bienal e não conseguem diminuir os preços, enquanto os livreiros recebem maiores facilidades, então acho que esse é um erro da organização pra variar e não dos expositores.
    baraços.

    ResponderExcluir
  12. Que legal seu post.
    Eu também fui a bienal e foi demais mesmo!!
    Mas eu não comprei muitos livros, só dois, esperava que fossem mais baratos. Você vai amar ler Jackaby, foi um livro bem legal! Ano que vem tem mais bienal e será no RJ! Já to ansiosa e guardando dinheiro hahahaha

    bj

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol,
    Fui no primeiro sábado e adorei o passeio. Infelizmente os preços estavam péssimos e isso me decepcionou muuito. Essa questão de sempre esperarmos ansiosamente pelo próximo evento acho que é inevitável. Eu queria tentar ir até o RJ, mas não sei se terei condições. A Rocco estava linda, mas os preços estavam absurdos, sério.
    Adorei conhecer um pouco da sua experiência.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu também amei a Bienal desse ano e já quero a próxima! Não posso comprar com a dos anos anteriores porque essa foi minha primeira participação, mas também achei tudo muito lindo e organizado. Não achei a Rocco desorganizada, pelo menos no dia que fui tudo estava ok. Teve fila para tirar foto naquele mural de Harry Potter e apesar de ter sido um pouco demorado valeu a pena. Comprei alguns livros e já estou ansiosa para começar a leitura!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, tudo bem?
    Queria ter ido na Bienal esse ano pois nunca fui em algum evento literário, mas infelizmente não pude e fiquei só em casa acompanhando pela internet o que rolava mesmo, haha.
    Não é a primeira vez que vejo alguém reclamar dos preços de lá e bem, isso é algo triste pois muitas pessoas vão lá super animadas e ver livros com mais de $40 é algo meio triste. No entanto, fico feliz de saber que essa Bienal foi muito mais organizada que a de 2014.
    Também concordo com você sobre valorizarmos e darmos oportunidades aos autores nacionais, há muitos por aí tão bons que superam os de fora.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Gente que preparo, hein! Nada melhor do que as experiências anteriores para nós organizarmos e assim, aproveitar ainda mais o evento.
    Eu não entendo o porquê de venderem livros tão caros em eventos como esses, seria uma ótima oportunidade de atrair mais clientes, mas insistem em vender preço original. Realmente incompreensível.
    Fora isso, foi uma grande aventura e você adquiriu excelentes aquisições. Sempre é bom olhar pelos nossos autores nacionais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Ah essa Bienal parece ter sido um arraso. Infelizmente eu não pude ir, pois moro no interior de Minas Gerais, então fica muito longe haha. Ainda assim, estou adorando ler a experiência de todos que foram e fico feliz que você tenha se divertido, autografado livros, isso é ótimo, eu queria muito ter visto alguns autores brasileiros. Espero poder ir na próxima.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Oie. Bienal é algo mágico, né? Eu amo, e esse ano foi mega especial pra mim, comprei apenas 3 livros, não era o meu foco comprar nada, estava sem grana e outras coisitas mais. Mas foram 4 dias incríveis. Esta no meio de pessoas apaixonadas pela leitura é algo fantástico. Mas peguei autógrafos sim... <3

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Oi, estar na bienal deve ser maravilhoso, não é? Um mundo para quem curte livros. Pelas suas compras, vi que já li alguns livros. Jackaby, por exemplo, é um dos livros lidos por mim. Eu espero ir para a bienal na proxima edição. Sério. Fiquei com inveja branca de vcs.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Carol! Que bom saber da sua experiência com a Bienal! É mesmo um evento que aguardamos ansiosas e quando chega é aquela festa! É também uma pena que a Bienal não seja mais uma oportunidade de comprar livros baratos mas todos os encontros proporcionados compensam, não?
    Não tive como participar desta e já espero pela próxima! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá =) A Bienal parece ser realmente incrível. Infelizmente nunca fui por causa da distância. Nossa você fez bastante compras. Realmente muitos (ou todos) reclamaram do preço, tomara que eles abaixe nas próximas edições.Beijos'

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente não pude ir a Bienal, mas em 2018 estarei la. Pelo que estão falando os preços estavam salgados, mas tinham vários standes de sebos e de algumas editoras com grandes promoções. Ainda não tenho uma opinião definitiva sobre Estrela da Manhã, então espero resenha.

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Então realmente a maioria das pessoas que eu vi falando sobre a Bienal reclamaram dos preços você comprou até muito eu queria muito ter ido mais infeliz mente não deu .
    As editoras e lojas online tem me deixado muito chateada ultimamente além dos preços o frete do maldito correio é quase um rim meu acho justo que pelo menos nesses eventos o preço poderia ser menor a quantidade de pessoas que sairam de outras cidades só para participar do evento :(
    Mais enfim que bom que você gostou e é uma pena não ter tirado foto no stand da Rocco se eu fosse eu acampava na fila mais só saia de lá com minha foto kkkkk
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  24. Oie...
    Devido a distância nunca participei de uma Bienal... Infelizmente! Meus amigos blogueiros sempre relatam ser uma experiência única e muito proveitosa.
    Deve ser realmente bom poder encontrar com vários autores nacionais :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  25. Esse ano estava realmente muito melhor pra andar e as coisas mais organizadas, peguei muitas senhas pelo site, só de não quer aquela luta por senhas dos autores internacionais já melhorou absurdamente. Prestigiei autores nacionais também, claro, mas nem todos que eu queria, fiquei doente e quase não consegui ir à Bienal. Mas enfim, sempre vale a pena, apesar do cansaço absurdo.

    ResponderExcluir
  26. Ola Carol adorei a Bienal desse ano, achei mais organizada, muitos autores nacionais tiveram grandes destaques. Prestigiei e abracei muitos queridos, cansa mesmo mas cada segundo de cansaço vale a pena. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir