O Nome da Estrela


"Havia armários de madeira para nossas toalhas e itens de higiene. Pela primeira vez consegui imaginar todas as minhas futuras colegas de classe ali, todas nós tomando banho, conversando e escovando os dentes. Eu ia ver minhas colegas de quarto só de toalha. Elas iam me ver sem maquiagem, todos os dias. Aquilo não tinha me ocorrido antes. Às vezes você tem que ver o banheiro para compreender a dura realidade das coisas."

Esse ano, todo mês, eu sorteei um livro da minha pilha de livros para ler... E em Janeiro saiu para eu ler "O Nome da Estrela", da Maureen Johnson, Editora Rocco - Selo Fantástico.
Estava um pouco receosa com a leitura, pois apesar de ser um estilo de gênero que gosto bastante - suspense misturado com fantasia - tinha ouvido muitas críticas negativas à respeito dele. Isso me fez entrar na leitura sem esperar muito da história, mas foi bom porque, no final, eu gostei demais do livro!
No mesmo dia em que a americana Rory Deveaux chega em Londres para estudar num colégio interno, acontece o primeiro de uma série de assassinatos. Os crimes imitam as atrocidades feitas pelo Jack, O Estripador há um século. Logo, a febre em volta da personalidade de Jack aumenta e a polícia fica desconcertada com a falta de pistas e a ausência de testemunhas. Exceto uma: Rory! Ela viu o suspeito no terreno da escola e agora corre sérios perigos, tornando-se o próximo alvo do assassino.
Eu gostei demais do livro. Dessa mistura de investigação com um quê de fantasia sobrenatural.
A personagem principal é bem carismática e a sua melhor amiga, que dividi o quarto com ela - Jazza - também é bem legal. Os outros personagens que vão aparecendo no desenrolar da história são interessantes.
Outra coisa que gostei bastante foi essa questão dela ser estrangeira na Inglaterra, e várias vezes ela está perdida nos costumes ingleses e nos pontos turísticos, e a autora consegue passar essa sensação muito bem. Além dessa fascinação que o povo inglês tem com a figura do Jack, O Estripador, e isso acaba ficando muito claro no decorrer do livro.
O quê de sobrenatural é colocado de um jeito que não fica jogado ou sem sentido. Porém, não posso falar o que é, pois acabaria com a graça da leitura de vocês.
O final me surpreendeu demais! Não esperava tanto e me deixou bem ansiosa pelo segundo, que é "No Limite da Loucura". Tanto que já está na minha lista para comprar...
Uma boa sugestão para os leitores que gostam de histórias de suspense e sobrenatural. E não levem tão a sério as críticas negativas, pois as opiniões mudam de uma pessoa para outra e vocês podem estar desistindo de uma boa leitura. Apesar de que, as críticas ruins acabam sendo boas, pois não entramos no livro com altas expectativas.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

15 comentários

  1. Oiee

    Que bom que foi uma boa leitura para você!
    Eu também fico receosa quando o livro têm muita crítica negativa, e confesso que já desisti da leitura por isso. Mas é como você falou, cada um tem seu gosto e a gente pode estar perdendo uma boa história.
    Gosto do estilo desse fantasia com suspense e vai para minha lista.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Gostei bastante.
      Também já perdi muita leitura boa por causa de críticas negativas.
      Se você gosta dessa mistura, tem bastante chance de gostar dele.
      Bjss

      Excluir
  2. Olá tudo bem?
    Estou aqui me perguntando como eu não conhecia esse livro,, pois adoro livros policiais, repleto de mistério, suspense e ainda tem um que de sobrenatural. Me chamou muito a atenção, até porque nunca li nada sobre Jack, o estripador então estou com muita expectativa sobre ele. É de qual editora? Tem dele físico? Quando sai o segundo?

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Se você gosta dessa mistura de gêneros, pode apostar que vai gostar dele.
      O livro é da Rocco e tem físico. Já saiu o segundo, que é "No Limite da Loucura". O terceiro que ainda não saiu.
      Bjss

      Excluir
  3. Realmente, começar uma história sem esperar muito dela, e ser surpreendida durante a leitura, é uma experiência maravilhosa. Eu não conhecia este livro, e para falar a verdade, não curto muito o gênero. Mas eu achei a premissa até interessante, principalmente com suas colocações e sua empolgação rs. Vou anotar a dica, se um dia surgir a vontade de sair da zona de conforto, eu vou me arriscar na leitura.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane!
      Sim, talvez a melhor experiência ao ler um livro! Rsrsrs, quando gosto de uma leitura, a empolgação transborda da resenha.
      Quando estiver a fim de sair da zona de conforto, esse é um bom livro!
      Bjss

      Excluir
  4. Definitivamente eu não daria conta de ler um livro em que alguém imita as atrocidades de Jack, o Estripador. Sério que rola uma fascinação do povo inglês por ele? Eu não tenho nenhuma, quanto menos ouvir falar desse nome melhor, então não fiquei com vontade de ler. Mas que bom que se surpreendeu e gostou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Acho que essa fascinação com ele acontece em vários países com figuras que fizeram algum tipo de atrocidade. Nos EUA, por exemplo, eles "adoram" a figura do Zodíaco!
      Eu particularmente gosto de histórias que envolvem eles e até de saber mais. Como eles nunca foram pegos e etc.
      E esse livro ainda me surpreendeu bastante.
      Bjss

      Excluir
  5. Oi Carolina, tudo bem?
    Quando estou realizando uma leitura e as minhas expectativas já estão baixas e me surpreendo é muito bom... rsrsrs
    Eu gosto bastante de suspense, mas preciso confessar que jamais li nada que aborda os dois temas juntos e fiquei bem curiosa com relação ao desenvolvimento.
    Já deixei a dica anotada aqui, fiquei bem curiosa para saber mais a respeito do crime e como tudo irá se resolver.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Sempre é muito bom quando o livro nos surpreende, rsrs.
      Eu gosto bastante dos dois gêneros e a mistura deles nesse livro ficou muito boa.
      Espero que goste da leitura!
      Bjss

      Excluir
  6. Oi, Carolina!
    Lembro da época em que esse livro foi lançado e até cheguei a ficar curiosa por ser da Maureen - autora que já vi muitos leitores elogiarem em outros livros -, mas não havia ficado muito animada com o enredo no momento. Agora, porém, começo a cogitar fazer sua leitura, por estar curtindo mais essa vibe meio de suspense, mistério, policial. Ainda que o teor sobrenatural não me atraia muito, mas fiquei curiosa em ver como a autora desenvolveu toda essa questão dos assassinatos e a semelhança com a figura tão intrigante do Jack. Quem sabe não leia quando surgir uma oportunidade? Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmmy!
      Acredita que até esse, eu nunca tinha lido nada dela?
      Se você gosta de todos esses gêneros tem bastante chance de você gostar dele. E o sobrenatural, apesar de ser bem presente, não é algo que dê medo nem nada.
      Espero que goste!
      Bjss

      Excluir
  7. Oi Carolina!
    Estou querendo ler esse livro faz teeeempo. Sempre via promoção dele na Submarino, mas o frete era sempre um tiro, acabava desistindo. Com isso perdi várias oportunidades de tê-lo na estante.
    Gosto muito de histórias de suspense, sempre acabo me empolgando e tecendo mil teorias (e ultimamente até que tenho acertado algumas). Outro ponto que curto é justamente essa mistura de investigação com sobrenatural. Livros com esse tipo de história me deixam MUITO ligada a ele, não consigo parar de ler.
    Fico feliz de ter gostado da leitura mais do que imaginava. Um dia ainda pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla!
      Esses fretes acabam com a nossa vida...
      Então somos duas, só que normalmente eu não acerto, rsrs.
      Espero que goste da leitura!
      Bjss

      Excluir
  8. Eu li este livro e amei, nos primeiros capítulos eu devorei de tão bom que era, o desenvolvimento da Rory com um belo futuro crush, bu foi a personagem que me chamou muita atenção e os seus grupos incríveis e o final eu fiquei tipo "minha nossa não acredito que o jack..." enfim eu amei a trilogia aliás foi perfeita.

    ResponderExcluir