Arábia: A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio - Aventurem-se


"Depois de uma longa viagem, finalmente pousei no aeroporto de Jeddah. Antes de sair de lá, já deu para sentir a moral que a KAUST tinha!
O rei Abdullah dedicou uma fila especial da imigração só para os alunos e funcionários da KAUST.
Mal saí do saguão e já tive a minha primeira surpresa positiva sobre o novo país: a temperatura estava agradável!
Era inverno naquela parte do mundo e fazia uns 25 graus. Nada mal! Mas eu não tinha ideia de que vinha pela frente".

Sabe aquela conversa de bar, descomprometida, casual, livre de qualquer preconceito ou opinião?
Pois bem... esse é o livro que vamos falar hoje.
O Rafael entrou em contato comigo sobre seu livro e aceitei resenha-lo - sem compromisso - como é seu livro.
Vou ressaltar aqui - de novo! - como funciona o Blog: resenhamos o que realmente achamos, sem mimimi e poréns. Não gosto de ficar presa a etiquetas e éticas profissionais. A crítica é a melhor amiga do escritor. É ela quem vai amadurece-lo como profissional e como pessoa. Fim.
Então, voltando ao livro  "Arábia: A Incrível História de um Brasileiro no Oriente Médio", sem Editora AINDA! merece uma chance pelos espíritos livres.
Esquece tudo o que você sabe ou leu sobre o Oriente Médio. Deixe de lado preconceitos, abandone o que ouviu na televisão e vem ler um livro de quem viveu lá. Isso mesmo. Enquanto o sonho do brasileiro - iludido pelas falsas ilusões - é morar nos EUA, Rafael foi fazer pós-graduação no Oriente Médio, mais precisamente na Arábia Saudita, melhor ainda, numa Universidade que ainda nem existia na data do convite. Isso é para pouco, só para os corajosos e aventureiros.
O livro nada mais é do que uma conversa gostosa, num bar num fim de tarde, de um "amigo" que se aventurou numa experiência única, que vai levar consigo pelo resto da vida, e nos conta em detalhes sobre educação, cultura, viagens, amizades.
Rafael trás para perto da gente uma cultura completamente desconhecida e equivocada por muitos de nós. Vai relatar em seu "diário" de viagem a real do que é ser um estrangeiro num país tão radical e complexo com é a Arábia Saudita.
Rafael era jovem e cheio de sonhos, no entanto, se jogou numa jornada que poucos se aventurariam. Sua experiência me fez refletir sobre diversos aspectos do que ouvimos na TV e do que realmente é o resto do mundo, principalmente os países do Oriente Médio. Tão distante e tão diferente.
Rafael teve um convite para estudar numa Universidade que ainda estava sendo criada. Fez parte da primeira turma de Pós-Graduação, e só ganhou com isso. Venceu preconceitos, arriscou largar uma vida no Rio e se arriscar no desconhecido. O que nos conta no livro é nos coloca em xeque! E quem ganhou com isso foi ele.
Vale a pena cada página que se lê em seus relatos, suas viagens aos países vizinhos, as aulas, os amigos, a adaptação, as risadas, momentos de apreensão. Rafael "estoura" qualquer estereótipo que já construímos. E ainda trouxe na bagagem de volta, um diploma que vale muito mais que uma forma de educação, vale como uma experiência única que vai poder contar para seus filhos, netos, amigos, chefes. Na bagagem, trouxe uma história singular, ímpar.
O livro não tem Editora, e por isso a Cláudia-Chata-Mazinha encontrou vários errinhos corriqueiros, nada que não acho o tempo todo nos livros de grandes Editoras. Vou confessar aqui que não sei porque se paga para revisores, se esses não são capazes de fazer seu trabalho - diga-se de passagem, PAGO! - direito.
Achei o livro uma delícia de ler. Ele conversa com a gente de uma forma muito jovem, fácil, realista. Para aqueles que sonham em conhecer o novo, ter novas experiências, sair da caixinha e ter um Olhar de Estrangeiro em terras desconhecidas, mergulhem nas águas frias de um país que é bem diferente do que ouvimos nas histórias contadas nas escolas e pela TV.
As chances de nossas vidas estão nos detalhes que deixamos passar despercebidos. A melhor forma de amadurecimento estão nas questões que enfrentamos por risco e conta.
Aventurem-se!

Cláu Trigo

3 comentários

  1. Eu gosto muito de livros que me apresentem culturas diferentes. e parece que esse se enquadra muito bem nesse nisso. Sobretudo por apresentar a visão de quem viveu no Oriente Médio. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Olá! O livro já chama atenção pelo nome e capa, das bandeiras que se misturam. Fiquei curiosa e amei sua resenha. Vou anotar a indicação e espero ter a oportunidade de ler também. super bjo

    https://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei sua resenha, o livro tem uma história bem interessante, não conhecia. Gostei muito da capa e a sinopse me deixou curioso.

    ResponderExcluir