Menu

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes - Que Livro Maravilhoso!


"Estou bem ciente dos perigos. Quero fazer isso porque quero. As mulheres devem tentar fazer as mesmas coisas que os homens. Se elas falharem, seu fracasso deve servir de desafio para as outras. " (Amelia Earhart - EUA - 24/07/1897-?/07/1937 - Aviadora)

Pessoas, o que dizer desse livro? Que ele é simplesmente maravilhoso! <3 "Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes" das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo Editora V&R, vai trazer 100 histórias de valentes mulheres do mundo todo.
Com ilustrações de 60 artistas diferentes, uma mini-biografia (mais leve, para as crianças entenderem), nomes, datas de nascimento e morte, país em que nasceu ou atuou mais, trabalho e uma frase da personalidade, o livro vai trazer mulheres de todos os cantos do mundo, de época diversas - tanto da era do Egito Antigo até crianças e jovens de hoje - de etnias, formações e projetos diferentes.
A obra é demais. Conhecemos tantas mulheres maravilhosas, como: Alfonsina Strada (italiana), uma ciclista que foi impedida de competir, mas que foi contra todos e correu na Giro d'Italia (uma das corridas mais dificeis do mundo) e estabeleceu um recorde que não foi batido por 26 anos; ou de Aung san Suu Kyi (Birmânia), uma mulher que se opôs ao ditador militar, que prendia quem se opunha e que teve que decidir entre sair do país e nunca mais voltar, ou ficar como prisioneira em sua casa, sem poder sair para nada - a escolha? Ficar presa por 21 anos e receber as pessoas em sua casa, lutando pela democracia. O resultado? Ganhar o prêmio Nobel da Paz sem sair de casa. Depois que foi libertada, foi eleita líder do seu país.
Ou ainda, Hatshepsut - rainha do Egito de C. 1508- A. C. 1458 - uma mulher, que muito antes de Cleópatra, governou o Egito por vinte e cinco anos! Foi a primeira mulher a ascender ao posto dos faraós. Porém, não foi tão fácil nem tão simples - para isso, ela teve que fingir ser homem para convencer os egípcios de que era uma líder legítima. Ela se proclamou rei e não rainha e excluiu o sufixo do seu nome. Vestia roupas masculinas e algumas vezes, colocava até uma barba. Ela reinou por mais tempo e com mais sucesso que qualquer outros faraó em toda a história do Egito. No entanto, isso não foi o suficiente - vinte anos depois da morte dela, as suas estátuas foram destruídas e seu nome removido dos registros. Felizmente, alguns vestígios sobreviveram e os arqueólogos modernos conseguiram remontar a sua história. Sua múmia tinha sido removida do túmulo original e escondida, mas foi encontrada no Vale dos Reis alguns anos depois.


Essas são algumas mulheres entre tantas e mesmo assim o livro não consegue contar nem metade das milhares de histórias que temos por ai. Entre as brasileiras, temos: Cora Coralina e Maia Gabeira.
Algumas delas ficaram anônimas até muito tempo depois de morrerem ou tiveram reconhecimento bem depois de seus trabalhos já feitos.
Apesar de ser feito para as crianças, acho que todos deveriam ler, independente de sua idade. Mas mesmo assim, recomendo muito que quem tiver filhos ou até irmãos mais novos, que leiam para eles. Precisamo dar o reconhecimento que essas mulheres merecem (mesmo que para algumas, seja tarde...) e que comecemos a dar mais visibilidade para as próximas mulheres que vierem (e mesmo as que ainda estão anônimas).
Depois que li esse, fui atrás de outro desse estilo "Mulheres Incríveis" e que é tão importante e maravilhoso como esse. Já li também e em breve terá resenha aqui no blog!
Um livro essencial para todos!

"Para as garotas rebeldes de todo o mundo:
Sonhe grande
Mire distante
Lute com bravura
E, na dúvida, lembre-se:
 Você está certa."

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

40 comentários:

  1. Olá Carol, tudo bem?

    Eu cheguei a ver inúmeras vezes esse livro na Saraiva e na Nobel, mas o preço é tão salgado que meu bolso pediu arrego e não consegui comprá-lo ainda. Gosto da ideia de conhecer a história de novos ícones mundiais, principalmente quando o foco são as mulheres. Mas ainda prefiro completar minha coleção de Mulheres na Literatura, que talvez seja tão interessante quanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!
      Sim, o maior problema dele é o preço, que é bem salgado, mas ele é tão maravilhoso que tive que comprar, rsrs. Mas a coleção de Mulheres na Literatura também é magnifica.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjss

      Excluir
  2. Não sou a favor de nenhum tipo de Ismo, por isso fujo de livros que de alguma maneira descrevem isso, o que eu acredito não ser o caso do livro em questão. Conhecermos as grandes mulheres que fizeram parte da história, que conquistaram seus espaços nos dando direitos e oportunidades até hoje é de suma importância. Espero ter a oportunidade de fazer tal leitura.


    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É muito importante conhecermos essas mulheres, pois muitas delas foram esquecidas ou não tiveram o reconhecimento que deveriam.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi Carol!

    Eu tenho visto este livro por aqui e minha curiosidade de ler só faz aumentar. Adorei os seus comentários sobre a obra e espero mesmo poder lê-lo e conhecer essa figuras femininas incríveis, ao passo em que aprendo com elas. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Ele é maravilhoso, tanto com as histórias de mulheres magníficas que ele traz, quanto pela edição, que está linda. Vale muito comprar e ter em casa, além, é claro, de lê-lo.
      Bjss

      Excluir
  4. Oi, Carol!
    Nossa, adorei a temática desse livro e achei super interessante a história da Hatshepsut. Como muitas mulheres, ela teve que se sujeitar a fingir ser um homem para ter algum tipo de respeito. Para você ver que o machismo existia mesmo em uma nação mais desenvolvida naquela época.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      SIM! Ela e tantas outras, para serem reconhecidas, tiveram que fingirem serem homens para terem respeito. Isso é um absurdo e nos mostra que em qualquer época e sociedade, o machismo existe e é muito forte. Para isso que esse e outros livros desse tipo servem.
      Recomendo demais!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  5. Oi, eu adoraria conhecer a história dessas mulheres, mesmo que seja curtinhas as biografias. Adoro histórias de pessoas que lutaram, ousaram e simplesmente resolveram seguir suas escolhas, sem muitos impasses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      Esse livro consegue passar exatamente isso tudo o que você disse. Ele vêm com uma força, que é incrível!
      Bjss

      Excluir
  6. Eu jurava que esse livro era de outra editora. Conheço a obra somente pela capa, não sabia nada sobre ele e nunca fii atrás de informações. Agora que conheci, deu vontade de ler. Vou anotar a dica e tentar ler no próximo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa confusão talvez ocorra porque tem várias editoras lançando livros com essa mesma temática. Vou podendo, leia, pois vale demais!
      Bjss

      Excluir
  7. Não conhecia, mas se traz histórias de mulheres valentes, tem ilustrações e retrata também mulheres do Egito Antigo, já me instigou. Uma proposta bem rica, não posso dispensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Tem ilustrações lindas, histórias poderosas e mulheres de todos os cantos e épocas, inclusive do Egito Antigo.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?

    Eu vi alguns livros desse estilo e fiquei maravilhada. Não só com o conteúdo, mas a edição em si é linda. Com informações importantes, mesmo que sejam resumidas e fáceis de entender (feitas especialmente para os pequenos), além de ilustrações belíssimas, é uma obra que deveria ser lida para todas as crianças.
    Como você disse, há mulheres que ficaram anônimas até muito depois de morrerem ou que tiveram reconhecimento bem depois de seus trabalhos já feitos, por isso é relevante contar as suas histórias para as gerações mais jovens, não importa o gênero. Apesar que, como você declarou, todos deveriam ler, independentemente de sua idade. Eu ficarei no aguardo da resenha de Mulheres Incríveis ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellida!
      Recentemente vêm saindo vários livros desse estilo, e todos maravilhosos. Exatamente, as ilustrações são lindas, trazem histórias necessárias e de fácil entendimento para todos, inclusive para as crianças.
      Esses livros são extremamente importantes por tudo isso que você disse. Fiquei muito feliz com o seu comentário. Em breve, deve sair a resenha do Mulheres Incríveis!
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  9. Oie, tudo bom?
    Cara, eu tô loucaaaaaaaaaaa por esse livro, acho lindo!
    São realmente exemplos para as garotas de hoje em dia, acho incrível o trabalho dessa editora e o carinho com as ilustrações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Você conseguindo, leia. Vale muito a pena! A edição está linda e as histórias são inspirações para todo mundo.
      Bjss

      Excluir
  10. Olá amore,

    Que capa é essa GZUISSS... ainda não conhecia o livro.
    Vou já anotar a dica por aqui!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      A capa e também por dentro está sensacional!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Oi,
    esse livro é realmente lindo em todos os sentidos. Tive a oportunidade de conhecer a diagramação dele em um stories que acompanho e fiquei fascinada com a beleza de suas ilustrações e diagramação, o conteúdo não fica atrás e esse já é um livro que quero ler quão breve for possível.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!
      Isso mesmo, tudo nele está lindo.
      Bjss

      Excluir
  12. Eu morro de vontade de ler esse livro e de presentear a minha irmã com ele também.
    Acredito ser de suma importancia falarmos sobre mulheres incríveis, mulheres que fizeram acontecer mesmo com o mundo contra elas.
    Para as crianças é fundamental crescer tendo ícones assim para se inspirar ~e não princesas da disney~ assim que eu ver uma promoção eu vou comprar é dois :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Agora que terminei de ler, pretendo ler para a minha irmã também. Concordo com você, nós precisamos conhecer essas mulheres, que por tanto tempo foram jogadas para escanteio, ser o devido reconhecimento.
      Precismos ter como inspirações heroínas de verdade e não só princesas da Disney.
      Obrigada pelo comentário lindo!
      Bjss

      Excluir
  13. Olá! Estou de olho nesse livro desde que ele saiu para as vendas, mas o preço dele sempre me faz passar hahahaha Lendo sua resenha fiquei ainda mais instigada! Espero um dia ter dinheiro para o adquirir sim, desde que traz uma temática super importante e interessante. Adorei conferir suas impressões sobre essa leitura! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilena!
      O preço dele realmente é um pouco salgado, o que é um pouco triste. Mas digo que vale cada centavo gastado nele, rsrs.
      Obrigada pela visita!
      Bjss

      Excluir
  14. Oiii!!
    Esse livro realmente é incrível! Tem um conteúdo maravilhoso além do trabalho gráfico dele ser maravilhosa! Está na minha lista de desejados, espero conseguir ler ele em breve, mas o que me barra um pouco é o preço rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane!
      O problema dele é esse preço um pouco caro, mas, você conseguindo, compre e leia, pois você não vai se decepcionar.
      Bjss

      Excluir
  15. Olá,

    Eu soube do que esse livro realmente iria abordar através de um programa de tv, desde então fico procurando resenhas sobre, pois apesar de atrair minha atenção, não é o tipo de leitura que costumo fazer. Como a maioria dos comentários são positivas, estou bem curiosa para saber como será minha reação a esse livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Como são mini biografias e escritas para crianças, a leitura e bem fácil e rápida. Mesmo que ele não seja uma leitura que você normalmente faça, acho que você vai gostar.
      Bjss

      Excluir
  16. Oi!
    Eu não sabia que esse livro era tão completo e maravilhoso.Eu preciso dele e é tão a minha cara,rebeldes.
    Parece muuuuuito maravilhoso.
    Preciso ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalia!
      Sim, o que mais têm nele são mulheres que não ligaram muito para o que a sociedade mandava ou achava, elas só queriam fazer o que gostavam.
      Ele é lindo!
      Bjss

      Excluir
  17. Olá!
    Esse livro é da V&R? Tinha a impressão que ele era do GeR. Acho que eles lançaram algo parecido.
    Gostei muito da sua resenha e deu pra ver que é um livro inspirador e encantador. Acho muito legal ser um livro voltado para as crianças mas que, ainda assim, acrescenta muito para os adultos, sabe? É uma dica que vou, sem dúvidas, anotar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Ele é da V&R sim. Como tem vários livros desse tipo saindo por diversas editoras, é comum se confundir.
      Isso que é o mais legal, ser um livro voltado para o público infantil, mas mesmo assim, que os adultos aprendem demais também.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  18. Olá!
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro mas eu achei ele mega interessante! Conheço a história da Frida e acho super intrigante. Aceito a dica com prazer! Amei o post alias ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Que bom que curtiu o post e gostou da dica. A história da Frida é muito interessante.
      Bjss

      Excluir
  19. Oie!!!
    Que livro bem diferente. Não o conhecia, mas achei a capa bem encantadora, o titulo chamativo e o seu conteudo diferenciado. Não sou muito fã desse tipo de livro, mas você conseguiu aguçar a minha curiosidade para conhecer mais mulheres e ver essas caricaturas queforam feitas, pq a da Frida está impecavel.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro todo está muito bonito e o conteúdo é maravilhoso. Temos centenas de mulheres extraordinárias representadas nele.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  20. Essa foi uma das leituras da pós. Acredito que toda forma de literatura que propague e dissemine algum tipo de ideia e não ideologia é válido. Principalmente no que concerne ao feminismo e a emancipação das mulheres e essa quebra de paradigmas quanto a escrita masculinizada. Simplesmente apaixonada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Um dos objetivos do livro é esse - mostrar diversas mulheres que foram esquecidas somente por serem mulheres, ou tiveram seus sucessos dado para um homem. Triste isso, mas podemos mudar essa situação.
      Bjss

      Excluir