Resenha - O Outro


"E depois, quando ele deixara o Ministério, logo depois da última carta? Envergonhado, percebeu que tinha menos lembranças ainda de seu casamento e de sua família no ano de sua aposentadoria temporária. Sentira-se injustiçado, magoado, lambera suas feridas e esperara que o mundo, o Estado, o ministro, os amigos, a mulher, os filhos vissem a injustiça cometida contra ele. estava tão atento para o jeito como os outros tratavam com ele que nem sequer percebera como ela estava. Lembrou-se de sua luta contra o barulho das crianças e de seus amigos. Aquela alegria ruidosa, para ele, era pouco-caso com a sua necessidade de tranquilidade."

Eu nunca li nada do autor, mas tinha bastante interesse em conhecer algo dele por causa do filme "O Leitor", que é baseado em um livro dele. E adoro o filme!
Então, fui ver o que ele tinha escrito, e achei o livro: "O Outro", do alemão Bernhard Schlink, Editora Record. A sinopse me interessou bastante, e ainda tinha o lado bom de só ter 96 páginas, rsrsrs.
Depois de perder a esposa para o câncer, Bengt procura conforto na sua rotina simples: manter a casa limpa, se alimentar e verificar o correio. E é nessa rotina que sua vida mudará para sempre e mostrará que ela não era tão perfeita assim...
Ao ir verificar a caixa de correio, Bengt recebe uma carta de um homem que ele não conhece. E com uma caligrafia bem trabalhada, a carta contém palavras de amor para a sua falecida esposa, Lisa.
Será que a sua mulher, enquanto casados, tinha um amante? Como ele nunca reparou nisso? Disposto a descobrir a verdade, Bengt começa a responder as cartas... usando o nome da sua esposa!
A cada nova carta, ele descobre uma personalidade, um lado de Lisa que ele não conhecia, ou que ele negligenciou. Sua generosidade, sua felicidade e o quanto fez os outros rirem. As cartas do Outro são seu maior consolo e ele não resiste à tentação de conhecê-lo. Quem seria o homem que a sua esposa amou?
O livro é bem interessante, pois na troca de cartas entre os dois homens, vamos descobrindo junto com o Bengt, características de sua mulher que ele não conhecia. Ele começa a se perguntar o porque dela ter um amante, se o problema era ele ou seu casamento (sendo que na cabeça dele, seu casamento não tinha problemas).
Quando ele decidi ir de encontro ao Outro, ele novamente se pergunta o porque dela estar se encontrando com um cara, que na visão dele, é horrível. Na verdade ele vai descobrir que os maiores problemas não estão nos outros, e sim, nele.
Um livro bem interessante, que em alguns momentos critica esse distanciamento de algum dos companheiros em um casamento. Uma história bem rapidinha de ser lida!
Esse também tem uma adaptação (que eu ainda não assisti) chamada "O Amante", um filme com o Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas. Mas pela sinopse que li, já não curti muito, então nem sei se irei assistir o filme...
Já leram? Gostaram? Comentem ai embaixo o que acharam!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

10 comentários

  1. Oiee ^^
    Tenho "O leitor" aqui na estante para ler, mas sabe que nunca senti vontade de ler? Pois é. Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma história interessante, um pouco diferente dos romances usuais. Fiquei curiosa.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!
      Também tenho "O Leitor", mas ainda não li. Só assisti o filme.
      Realmente, esse vai para um lado dos romances um pouco diferente.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Também acho vantagem o livro ser pequeno porque assim a gente conhece a característica narrativa do autor e se não gostar, não perdeu tanto tempo em uma leitura. Gostei do enredo e quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Sim, inclusive foi por isso que escolhi, rsrs. Pelo tamanho.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Achei a premissa do livro muito interessante! e a sua resenha também porque peguei a dica do filme que com certeza vou procurar para assistir,depois se possivel vou pesquisar mais sobre esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      Ainda preciso assistir o filme, mas estou em dúvida, pois não curti muito o que vi da sinopse e trailer. Mas tomara que você goste!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas achei bem interessante essa história. Ainda mais que ela é bem rapidinha de se ler.
    E anotei a dica do filme, assim eu posso conferir também.
    Anotado tudo!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      O livro ser fino é muito bom. Em dois dias, já lemos tudo.
      Que bom que curtiu a dica.

      Excluir
  5. Oi Carol, como está?
    Primeiramente, confesso que não tinha ideia de que o autor de "O Leitor" tivesse mais coisas publicadas aqui e menos ainda que tinha um filmes baseado em.
    Segundo, adorei a proposta e a execução parece excelente. Espero confirmar a impressão quando ler!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Fui descobrir depois também! Espero que goste da dica!
      Bjss e obrigada pela visita!

      Excluir