A Fazenda - Resenha


"Não, não matei.
Vá a qualquer escola, eu o desafio, a qualquer lugar do mundo, e você encontrará uma criança infeliz. Sobre essa criança infeliz haverá boatos maliciosos. Esses boatos consistirão basicamente em mentiras. Mas não importa que sejam mentiras, porque quando você mora em uma comunidade que acredita nessas mentiras, repete essas mentiras, as mentiras se tornam reais - reais para você, reais para os outros. Você não tem como escapar delas, porque não é uma questão de provas, é maldade, e maldade não precisa de provas. A única escapatória é desaparecer dentro de sua cabeça, viver entre seus pensamentos e suas fantasias, mas isso só funciona por um tempo. O mundo não pode ficar para sempre do lado de fora. Quando começa a entrar, você precisa fugir de verdade - você faz as malas e foge".




"A Fazenda", de Tom Rob Smith - o mesmo autor de "Criança 44", Editora Record, estava parado na minha estante há um milhão de anos. Esse mês resolvi desencalha-lo.
Não sabia muito bem o que esperar do livro. Sei que "Criança 44" tem ótimas críticas, então resolvi me aventurar na "A Fazenda".
O livro é denso, alguns momentos, cansativo, mas a história é boa. Talvez pudesse ser um pouco mais trabalhada, desenvolvida, mas no geral, fluí.
Daniel acreditava que seus pais desfrutavam de uma rotina pacata e bucólica - adoro essa palavra - após trocarem a Inglaterra por uma fazenda na Suécia. Mas um telefonema vira seu mundo de cabeça para baixo.
Ligações simultâneas de seu pai, e em seguida de sua mãe, colocam ele em uma situação inusitada, um passado desconhecido se coloca à prova e desencadeia uma história que levará ele à um submundo perigoso, dolorido.
Dividido entre duas versões de uma mesma história, e indeciso sobre em quem, e no que acreditar, Daniel se torna, ao mesmo tempo, juiz e júri do relato desesperado de sua mãe, que traz à tona segredos do passado, mentiras e a possível conspiração para encobrir um crime que envolve o próprio pai.
Apesar de algumas coisas bem óbvias, o final foi interessante. Fui e voltei inúmeras vezes em meus palpites, mas em um deles estava certa. Ufa!

Cláu Trigo

Um comentário

  1. Não conhecia a obra e na verdade nem o ator, embora já tenha ouvido falar no livro Criança 44.
    Achei a obra interessante. Conhecer um pouco dela aqui no seu blog foi bem legal!
    Vou anotar a dica!
    Obrigado!!

    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir