Resenha - Eu Estive Aqui


" - Você foi até o final e passou até naquilo porque queria ir para a faculdade. O que quero dizer é: você nunca desistiu, nem na dança, nem na matemática, nem em nada, e talvez tivesse mais motivos para isso. Você tinha um monte de pedras nas mãos, então resolveu limpá-las, deixá-las bonitas e fez um colar. Meg ganhou um colar de joias e se enforcou com ele."

Não sei se vocês sabem, mas um dos meus livros preferidos é da Gayle Forman - "Se Eu Ficar". Depois que eu li, quis ler tudo que ela publicasse - tanto que tenho todos dela aqui em casa, mas por enquanto só li quatro, contando com esse que hoje trago a resenha: "Eu Estive Aqui", Editora Arqueiro. Os outros dois que li dela - "Para Onde Ela Foi" e "Apenas Um Dia", eu achei mais fraco - totalmente diferente desse. Achei excelente esse livro e foge um pouco do estilo das outras histórias da autora.
Nessa, o enredo vai tratar da relação entre duas amigas, mas vai focar no depois que uma delas se mata e a outra tem que tentar seguir em frente.
Quando a melhor amiga de Cody - Meg - se mata, tomando um frasco de veneno sozinha em um quarto de hotel, nossa protagonista fica arrasada, pois elas compartilhavam tudo juntas... Como não percebera que a sua melhor amiga não estava bem?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, local em que sua amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto e Ben McCallister, o guitarrista com quem ela se envolveu.
Porém, a maior descoberta vem quando ela recebe dos pais de Meg o seu notebook. Vasculhando o computador, Cody encontrará um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um amigo nerd de Meg da faculdade consegue abrir e tudo que ela imaginava sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Aqui a autora vai tratar do suicídio - e na minha opinião, de maneira brilhante. Tudo que lemos é pela visão de Cody, e quando ela descobre que a sua melhor amiga se matou, tudo que ela acreditava é posto em xeque. Porque Meg não pediu ajuda? Para Cody, tudo estava bem. Apesar de estarem conversando e se vendo pouco, por causa da faculdade, para ela não tinha nenhum problema.
Quando ela encontra e abre o arquivo criptografado, ela vai descobrir que Meg fazia parte de um grupo na internet que ajudam as pessoas a se matarem, dando incentivo, jeitos de se matarem e essas coisas.
No entanto, Cody vai acreditar que alguém ajudou Meg a se matar ou a incentivou. Pensando assim, ela vai descobrir uma conversa nesse grupo com um rapaz, que estava exatamente ajudando-a com ideia e jeitos de fazer o suicídio. A partir disso, Cody vai tentar de tudo para achar provas e mostrar que tinha outra pessoa envolvida. E para isso, ela vai precisar de ajuda de Ben, o galã que ficou com Meg.
Para seguir com a sua vida, Cody terá que perdoar Meg e principalmente, a si mesma. Isso, porque ela acredita que ela é culpada por não estar perto quando Meg precisava.
Os personagens são muito bem construídos, como a autora lida com o suicídio é bem importante e certo. As relações entre os personagens foram bem retratadas.
Gostei demais do livro. Ela nos mostra como não percebemos quando outro está com problema, que suicídio não é um ato de coragem - que os familiares e amigos que ficam sentem demais a perda da pessoa. A única coisa que não gostei foi o romance que aparece - não precisa todo livro ter romance... E achei extremamente importante, já depois do final, que a autora nos passa dados sobre suicídios nos países. O Brasil é o oitavo país com maior índice de suicídio!
Suicídio, depressão e doenças/problemas que podem levar ao suicídio não são bobagens. São muito sérios e as pessoas que sofrem disso precisam de ajuda! Pode ser um amigo, um irmão, um colega - e nós podemos ajudar!

Obs.: E que capa linda, não?

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

20 comentários

  1. Olá, tudo bem ?
    Eu também tinha todos os livros dela aqui, embora não tivesse lido nenhum, mas como estou me desfazendo de meus livros físicos, acabei vendendo todos sem ao menos ler rsrs. Agora vou vendendo o físico e comprando em ebook, então em algum momento a leitura sai.
    A questão do suicídio é um tema um pouco pesado para mim, perdi alguns amigos desta forma e isso é algo que me afeta ainda, mas acho que em algum momento, preciso tocar nessa ferida de novo.
    Concordo que nem sempre precisa de romance, as vezes o livro se torna mais denso e profundo sem precisar disso.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Nossa, que coragem, rsrsrs. Nunca venderia os meus livros físicos e ficaria só com os e-books.
      Putz, que chato... Sinto muito! Como é sempre um assunto bem pesado, temos que saber a hora que estamos prontas para ler algo assim.
      Tem alguns livros que acho tão dispensável o romance... Me cansa, rsrsrs.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Tambem amo a autora embora meu livro preferido dela seja Para onde els foi.
    Li Estive Aqui ja faz um tempo também e gostei muito da forma como foi desenvolvido ainda mais porque abordar o suicido não è nada fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Gosto muito das histórias dela, mas esse eu já não acho tão bom, rsrs.
      E além disso, achei que ela tratou do assunto de um jeito bem delicado e interessante!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi!! Eu não tive a chance de ler esse livro ainda, mas a cada resenha fico com muita curiosidade. Essa culpa que a personagem sente e os fatos que levaram a morte da amiga, mostra toda a sensibilidade que a história carrega. Dica mais que anotada! Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei demais deste livro também. Sofri com a personagem e sofri com a amiga que se foi. Amo tudo o que a Gayle Forman escreveu.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Esse, junto com o "Se Eu Ficar" são os meus preferidos dela. E gosto bastante da escrita da Gayle Forman!
      Bjss

      Excluir
  5. Oi,
    nunca li nada da autora mas quero muito, assisti a adaptação de "Se eu ficar" e embora tenha achado bem mediando quero dar uma chance ao livro pois acredito que quase sempre eles possuem qualidade superior. Quanto a esse livro, já havia visto essa capa por ai mas não fazia ideia do que tratava, achei a temática importante e vou considerar a leitura.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!
      Gosto bastante das histórias dela. Gosto do filme, mas o livro com certeza é BEM melhor! Acho esses dois os melhores da autora, que li até agora - mas com certeza esse trata de um assunto bem mais sério.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Oi!
    Amo esse livro. Para mim oi um dos melhores livros da autora. A cada pagina eu tinha um medo do que Cody ia descobrir sobre Meg, sabe? rsrs... A mensagem que a autora passa é de extrema importância. É o tipo de livro que todos deveriam ler!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislane!
      Esse, junto com o "Se Eu Ficar", para mim, são os melhores da autora. Mas, com certeza, esse trata de um assunto bem mais importante e que mais pessoas deveriam ler.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  7. Que bom que você gostou da leitura.
    Eu não entendo a paixão dos leitores a essa autora porque li dois livros dela e detestei kkkkkk
    Mas a sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Nossa, sério? Eu gosto bastante dos livros dela. Mas cada um tem o seu gosto, sem problemas, rsrsrs.
      Muito obrigada!

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Eu até que gosto de "Se eu ficar", mas o meu queridinho da Gayle mesmo é "Apenas um dia". Ah, que livro perfeito!
    Também gostei bastante de "Eu estive aqui", gostei da construção dos personagens e de todo o resto, mas tive algumas ressalvas a respeito.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh!
      Sério? Esse talvez seja o que eu menos gostei dos que eu li, rsrs.
      Fiquei curiosa com as suas ressalvas.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oi.
    Aconteceram casos com pessoas próximas a mim recentemente, por isso ainda não me sinto a vontade para ler sobre o assunto. Mas acho que é um tema que tem que ser debatido sim, principalmente para deixar de ser um tabu.
    Concordo com você que nem yodos os livros precisam ter romance, as vezes fica deslocado no meio do enredo e parece forçado.
    Adorei a resenha
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara!
      Sinto muito pelos acontecimentos. :( Mas realmente é um assunto que precisa ser conversado. Só temos que saber a melhor hora para a gente estar lendo esses tipos de história.
      Me irrita um pouco, quando a história força demais um romance. O livro para ser bom não precisa disso..
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Oi, Carol

    Que bom que você gostou tanto do livro. Eu não curto muito as propostas dos livros da autora e todas as resenhas dos livros dela, por mais elogiosas que sejam, nunca chamam minha atenção. Os temas que ela aborda não me instigam, sabe?
    Quem sabe um dia não suja um pelo qual eu me interesse, né? Hahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Normal a gente não conseguir se interessar por uma autora e seus livros. Acho que isso se deve um pouco por causa do hype que se cria envolta de algumas obras.
      Bjss

      Excluir