Resenha: Terras Metálicas - #OlharNosNacionais


" - Que identidade nós temos, Raquel? - Isabela perguntou com um pesar tão denso que se Raquel esticasse os dedos poderia tocá-lo. - O que sabemos sobre nós mesmos além de que somos frutos de uma civilização incompetente a ponto de se matar numa guerra? E mais importante: se nãos sabemos o que levou a essa guerra como podemos evitar o mesmo erro, já que não fazemos nada além de seguir os mesmos passos deles? Como eu posso negar que tudo, talvez, não tenha começado em um baile como este? "

Mais um livro do nosso desafio #OlharNosNacionais lido. E comecei o ano muito bem. "Terras Metálicas", do paulista Renato Nonato (Ed. Novo Século) é o segundo que leio para o desafio e foi outra ótima leitura!
Na história, iremos acompanhar Raquel, uma menina de 12 anos que vive na Esfera, local que foi construído depois da Última Guerra, que tornou a Terra inabitável por conta da radiação. A Esfera é simplesmente uma terra metálica (como o próprio título diz) dentro do Planeta Terra, sendo que os habitantes não podem sair dela, pois não se sabe como o ar está lá fora - talvez tenha ficado um pouco confuso, mas lendo fica mais claro com o passar das páginas.
A paz é mantida fortemente pela Elite, e a sociedade é dividida por cinco habilidades: Túnel, Sibério, Antena, Bio e Exilado. É um pouco difícil descrever cada habilidade, mas os Túneis conseguem movimentar objetos à distância (sem encostar); os Sibérios conseguem aquecer ou esfriar qualquer coisa; os Antenas podem ler os pensamentos dos outros e induzir pensamentos ou memórias nas outras pessoas; os Bios conseguem mudar o próprio corpo, como ficar mais forte, mudar características (como mudar a cor do cabelo, por exemplo) ou ficar mais rápidos; e por último, os Exilados não têm habilidades. No site do livro, as explicações estão um pouco melhores. Pode ajudar quem não entendeu muito, rsrs.
Raquel é uma recém-formada do primeiro nível da Academia, que vive entre o Saturno (o parque temático) e sonhando em poder voar (habilidade essa que só os melhores Túneis conseguem). Logo após a cerimônia do implante, Raquel e seus amigos, Tales, Ângelo, Camila e Isabela - junto com os seus "animais de estimação", Tashi, Liceu e Nirvana descobrem que o IA, o responsável por fazer a Esfera funcionar sem problemas e seus habitantes sobreviverem, está com começando a dar falhas. Para isso, eles terão que ir atrás de respostas!
Eu não tenho muito certeza se o livro pode ser classificado como uma distopia, mas têm várias características do gênero. A sociedade criada pelo Renato é muito bem feita, com todas as pontas muito bem amarradas. E ainda é algo diferente do que estamos acostumados a ver nos livros, filmes e séries. No começo, é um pouco confuso entender o que é a Esfera, como ela funciona, como são os "poderes, etc. Mas com o passar das páginas, vamos entendendo e tudo vai ficando mais claro e fácil.
Os personagens são muito carismáticos e é difícil não gostarmos de algum deles. Achei a Raquel muito legal - doidona, que não se importa muito com as regras e vai até o limite para conseguir as respostas que ela necessita. Depois dela, a minha personagem favorita foi a Isabela, que vem aparecer só depois da página 200, mas que é muito interessante também. Os outros são bons personagens, mas essas duas, enquanto eu lia, se sobressaíram!
Os "animais de estimação", na verdade não são animais de carne e osso, mas sim esferas metálicas pequenas que voam. E cada um tem uma personalidade diferente. Também são bem construídos.
A descoberta do atraso no mainframe é bem construído e introduzido, fazendo total sentido. E quando o grupo começa as tentativas para encontrar as respostas, o livro ganha folego e passa a ficar bem mais legal, porque ganha ação, os segredos são revelados e a leitura fluí muito mais rápido.
O livro como um todo é muito bom. Cheio de ação, bem construído, com uma proposta um pouco diferente do que vemos por aí. Recomendo para todo mundo. E não se assustem com o tamanho dele com suas 616 páginas, pois, principalmente da metade para frente, ele vai muito bem.
Em alguns momentos, enquanto eu lia, me lembrei da série "The 100", principalmente pelo mundo estar repleto de radiação e não ter como sobreviver nele, e pela população ter que construir algo dentro da Terra ou fora (como é o caso da série), para conseguirem viverem.

" - O conceito de uma sociedade perfeita pode ter sido a visão utópica dos idealizadores da Esfera - Vitor assumiu a palavra -, mas as pessoas que vieram habitá-las são pertencentes à mesma raça que destruiu a si mesma e a todo habitat onde viviam incontáveis séculos atrás. Uma sociedade perfeita jamais poderia nascer de pessoas assim. "

Mais um ótimo livro do desafio.
Espero que os próximos sejam tão bons quanto!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

11 comentários

  1. Oii Carol. Eu conheci esse livro, li e me apaixonei além de ter ficado desesperada para saber mais sobre o final. O livro é muito bem construído e tem razão quando diz que a Raquel é uma personagem maravilhosa.
    Amei sua resenha. Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Fico tão feliz quando acho outra pessoa que leu e ainda gostou de livros que não são tão famosos... E quanto ao final, ele realmente deixa a gente querendo saber mais.
      Que bom que gostou!
      Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  2. Oi, me apaixonei pela capa dele.. Não seria um livro que iria ler assim na lata, mas a história é bem original e uma protagonista tão nova, também foi ousado do autor. Um livro cheio de ação, acredito que vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!
      A capa é bonita mesma! A protagonista ser tão nova é bem legal de se ler. Tomara que goste da leitura, se fizer em algum momento.

      Excluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas adoro esse tipo de leitura que tira a gente da nossa zona de conforto. Parece um enredo bem construído, que me deixou intrigada para conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      O livro é muito bom e bem fechadinho. Vale muito a pena ler.
      Bjss

      Excluir
  4. Oi Carol!

    Tudo bem? Eu já tinha visto umas outras resenhas desse livro e apesar de todos mundo falar bem não consigo me interessar pela história, acho que não tô nessa vibe agora sabe?

    O fato de lembrar The 100 também não é um ponto positivo para mim já que não gostei nem da série e muito menos do livro então vou passar a dica.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Fico sempre feliz em ter a o oportunidade de saber mais sobre livros nacionais e principalmente com enredos distópicos... Acho que é uma leitura interessante e mesmo com os aspectos que lembram "The 100" me pareceu bem original pela sua resenha. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Gosto muito de achar livros nacionais do gênero, pois amo ler histórias desse tipo e são um pouco difícil de achar aqui na nossa terrinha - ainda mais quando são bem escritos.
      E quando eu citei The 100, foi por causa de algumas partes, mas o livro como um todo, é totalmente diferente.
      Que bom que gostou da dica!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  6. Oi Carol!!
    Adorei a sua proposta de ler livros nacionais e eu também estou nessa vibe de ler mais autores nacionais e estou maravilhada com a qualidade que temos aqui!! Gosto muito dessa temática!!
    Dica anotada.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia!
      Precisamos dar uma atenção maior para a nossa literatura, pois temos coisas muito boas em todos os gêneros.
      Que bom que curtiu a proposta e a dica.
      Bjss

      Excluir