Resenha Atrasada - O Jardim dos Esquecidos (Série: Saga dos Foxworth - Livro 1)


"Eu deveria ter contado a vocês que seus avós são obsessivamente religiosos. Acreditar em Deus é bom, o certo. Mas quando alguém reforça sua crença com palavras retiradas do Velho Testamento e as interpretam da forma que mais lhes convém, é hipocrisia, e é exatamente isso o que meus pais fazem. "

Faz uns dois anos que comprei esse livro, e cheguei nele por causa de sua capa - apesar de normalmente eu não gostar de pessoas nas capas, essa eu achei bem bonita - mas fiquei realmente interessada por causa de sua sinopse.
"O Jardim dos Esquecidos", da americana V. C. Andrews, Editora Figurati, é o primeiro volume da quintologia da saga dos Foxworth.
Tudo era as mil maravilhas para Cathy e Chris e seus irmãos gêmeos Cory e Carrie. Até o dia em que um policial bate na porta de sua família falando que seu pai sofreu um acidente e faleceu. Com sua tristeza e problemas financeiros, sua mãe Corrine, percebe que não tem mais como eles ficarem em casa sem ela trabalhar, decide então se mudar para a casa de seus pais, que são muito ricos, para ver se consegue um trabalho e juntar dinheiro para conseguir melhorar a sua vida e a de seus filhos - mas principalmente para garantir sua herança!
Para isso as crianças deverão viver no sótão, como se não existissem. Isso porque os avós das crianças acham que elas são filhas do pecado, por causa do relacionamento de seus pais (que eram primos distantes quando se casaram).
O problemas é que a avó é o demônio em pessoa e eles precisam "torcer" para que o avô morra, para ficarem com o dinheiro e saírem dali. A mãe deles prometem que eles ficarão ali, vivendo daquele jeito, por pouco tempo. No entanto, esses dias viram meses e anos.
Eu estava bem ansiosa para ler esse livro, mas lendo algumas resenhas e com um ponto da sinopse, eu tinha um pouco de medo de uma questão acontecer - eu não vou falar qual é porque acontece, mas é bem pequeno - mas no final, esse meu medo não foi efetuado...
O livro é praticamente todo narrado pela Cathy e vocês não fazem ideia do que essas crianças passam nesse livro. É tanta crueldade em uma pessoa só (a avó, nesse caso), simplesmente por causa de um ato de outra pessoa...
Esse é aquele livro que você fica a história toda esperando algo de ruim acontecer e eu fiquei desesperada em vários momentos, por que sabia que o que eles estavam passando era muito injusto. É um livro extremamente pesado e triste. Mas quando você acha que o final não tem como piorar, a autora termina com uma bomba, nos mostrando que nem sempre as pessoas são daquele jeito que imaginamos... Mas o final nos dá um pouco de esperança!
Recomendo demais o livro! Mas quem for ler, vá preparado, pois não é uma história para todos. Agora, quero ver se ano que vem consigo ler pelo menos o segundo volume: "Pétalas Ao Vento". Só não tenho tanta certeza se vai ser tão bom e se a autora vai conseguir segurar o enredo.

Ordem dos livros:

      1. O Jardim dos Esquecidos;
      2. Pétalas ao Vento;
      3. Os Espinhos do Mal;
      4. Sementes do Passado;
      5. Jardim de Sombras

"No fim do arco-íris, estaria o pote de ouro. Mas os arco-íris são feitos de luz fraca e frágil – e o ouro pesa uma tonelada -, e desde o começo do mundo, o ouro sempre foi o motivo para se fazer quase tudo."

 Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

28 comentários

  1. Oi Carol! Caraca parece ser daqueles livros que deixa a gente bem angustiados para saber o final. Já detesto essa avó! Não conseguia o livro, mas gostei da capa e da premissa. Pela resenha parece muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      SIM!!! Esse é desses livros mesmo, rsrs. E essa avó... um horror!
      Bjss

      Excluir
  2. Não conhecia a obra, mas legal. Gosto de enredos intensos e angustiantes. Sim, sei, não sou normal. Fiquei curiosa agora para ler a série, mas poxa cinco livros. Não sei quando vai ser possível, mas vamos nessa. Bexus :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay!
      Te entendo! Adoro histórias assim, rsrs. Mas se os outros 4 forem tão bom quanto o primeiro, a leitura vai ser bem rápida.
      Bjss

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Gosto dos livros do selo Figurati. Li alguns enquanto fui parceira da Novo Século e creio que eles estão apostando alto em muitos dos títulos. Este com certeza é mais um deles. Ver a crueldade humana passar pelos nossos olhos nos faz perceber que este não é um ponto apenas ficcioso, mas sim real.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!
      Esse é o primeiro livro que li do selo, mas gostei demais!
      E isso o que você disse é bem real, pois vamos percebendo que tem muito da vida real ali.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Não conhecia a série e achei bem intrigante essa avó e ainda mais em a família se submeter a tudo esse infortúnio por conta da herança, acho que essa crueldade contra as crianças não me faria bem, então dessa vez eu passo a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa avó dá nos nervos. Mas concordo com você, eles passarem tudo isso só por causa de uma herança é horrível. A história é bem pesada e triste, então se você não está no momento, melhor não ler agora.
      Bjss

      Excluir
  5. Eu não conhecia a serie e fiquei um pouco apreensiva com o seu alerta que o livro não é para todos, mas a curiosidade está grade viu?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Rsrs, pelo menos consegui despertar a sua curiosidade.
      Bjss

      Excluir
  6. Olá! Que tenso! Gostei muito da premissa, mas confesso que fico desanimada porque é uma série de 5 livros, fico pensando justamente como você, se a autora vai conseguir dar fluxo e dinamismo aos outros volumes sem ficar chato e cheio de vento. Mas gostei mesmo da história, das crianças vivendo no porão, e da tensão presente na família por não saber quando aquilo ia terminar, e como. Dica anotada!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Séries sempre assustam, mas perto de algumas, cinco livros é até pouco, rsrs. É só torcer para ela não perder a mão.
      Bjss

      Excluir
  7. Eu já tinha ouvido falar dessa história. Assim que li o título imaginei que era o livro que eu estava imaginando e conforme fui lendo sua resenha tive certeza! Só o que eu não sabia era que é uma série. Isso eu não fazia ideia. Achava que era livro único.

    Sinceramente, não sei se tenho coragem de ler. Fanatismo religioso é um tema que me provoca enorme revolta. Existe tanta gente ignorante neste mundo! Tantos hipócritas, que se consideram os santos dos santos! Me dão asco!

    Li uma vez um livro chamado Corações Feridos e também trazia o tema do fanatismo religioso. Na verdade, é nisso que muitos se escondem para fazer maldades. É apenas uma desculpa para ser monstro. O livro me provocou muita dor. É um dos melhores que já li, mas como sofri com ele! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Essa questão do fanatismo religioso e como você, tenho muita raiva de pessoas assim, mas acho importante lermos que tratam desses temas, pois são ainda muito atuais.
      Esse livro que você citou eu não conhecia, mas vou dar uma pesquisada para ver se me interessa.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  8. Ai gente, eu já sofri com essas crianças. Só pelo que você falou da avó, já sei que iria querer arrastar a cara dela no asfalto quente!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Rsrsrs, adorei a sua última frase. Lendo, realmente dá essa vontade.
      Bjss

      Excluir
  9. Olá!
    Geralmente acho séries muito complicadas de se fazer justamente pelo medo do autor não conseguir manter o mesmo ritmo nos próximos livros, ou se estender muito pra segurar a história, enfim espero que não aconteça nos próximos livros. No entanto os personagens parecem ser bem construídos e me identifico quando eles nos causam sentimentos controversos..ahaha adoro passar raiva com eles, me instiga a continuar a leitura.
    Gostei da premissa e vou continuar acompanhando suas resenhas pra decidir se pego pra ler.
    Beijos!


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Também adoro quando eles conseguem causar diversos sentimentos em nós, principalmente amor e raiva, rsrs.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Oi!

    Esse livro só pela capa já passa essa tristeza. Fiquei pensando como deve ser pesado ler essa leitura, ainda mais com a injustiça e tudo mais. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada, parabéns pela resenha!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Pensando bem, passa mesmo.
      É uma leitura bem pesada, por isso digo que não é para todo mundo, mas a história é excelente!
      Bjss

      Excluir
  11. Oiii, tudo bem??

    Achei essa capa linda, e gostaria que os outros livros tivessem sido lançados com capas tao lindas quanto.
    Mas so encontrei a edição antiga, então resolvi ler em ebook mesmo.
    Já havia lido uma resenha nele, e fiquei muito interessada.
    Que bom que gostou, fiquei so mais interessada.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Só temos os dois primeiros relançados mais recentemente, com esse tipo de capa.
      Espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Bjss

      Excluir
  12. Olá, eu ainda não conhecia esse livro mas confesso que depois de conferir a resenha já fiquei com vontade de ler também. Muito tensa a situação dessas crianças na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      É realmente pesada a situação que essas crianças passam.
      Bjss

      Excluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro, parece ser uma história bem instigante, que o leitor fica com o coração na boca rs' a capa é linda mesmo e eu nunca tinha visto. Gostei de conhecer e quem sabe eu não leia!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis!
      A capa é linda! Espero que goste tanto quanto eu gostei!
      Bjss

      Excluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas aparenta ser bem interessante, além de que adorei a capa! Eu já estou aqui imaginando essa tal crueldade, eu sou uma pessoa bem curiosa então você conseguiu me atiçar haha. ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      A capa é linda mesmo! É cada crueldade que essas crianças passam que fica até difícil imaginar todas.
      Bjss

      Excluir