Resenha - A Mulher Enjaulada (Série: Departamento Q - Livro 1)

Ela sabia que um dia acabaria enlouquecendo. E essa seria a maneira de se libertar dos pensamentos sombrios que povoavam a sua cabeça e contra os quais tratava uma dura batalha. No entanto, ainda não se sentia preparada para essa realidade inevitável."
A primeira vez que tive contato com algum livro do Jussi Adler-Olsen (e não com a sua escrita), foi quando ganhei de aniversário o seu livro "A Caça", que só fui descobrir bem depois que era o segundo livro de uma série policial.

Porém, depois de um tempo, esqueci dele e só fui lembrar tempos mais tarde, quando assisti ao filme "Departamento Q: O Guardião das Causas Perdidas", que na época nem sabia que era uma adaptação. Fui pesquisar sobre o filme e descobri que era a adaptação desse livro, "A Mulher Enjaulada", Editora Record, e por ter gostado tanto do filme, decidi colocar tanto esse quanto a sequência nas minhas leituras do ano.

Esse já foi lido e espero que consiga ler o segundo ainda esse ano, mesmo estando super enrolada!

Aqui temos o detetive Carl Mørck, que acaba de voltar de um incidente policial que resultou na morte de um dos seus companheiros e deixou o outro paraplégico no hospital, sendo o único ileso. Por ainda estar traumatizado e não ser bem aceito pelo resto da equipe policial, ele é colocado no Departamento Q, uma nova seção responsável em abrir casos antigos que não foram resolvidos. E o primeiro caso que ele pega é do desaparecimento de Merete Lynggaard, uma mulher bonita e que some no auge da sua carreira política.

Acompanhado de seu parceiro, Assad, Carl terá que descobrir o que aconteceu finalmente com ela. Foi raptada? Foi homicídio? Suicídio? Entre provas desaparecidas, problemas políticos e diversos caminhos, o detetive descobrirá que os acontecimentos do nosso passado um dia afetarão o nosso futuro.

O livro tem quase 400 páginas e a história tem uma dinâmica legal, mas o começo é um pouco devagar - até porque estamos sendo apresentados aos personagens e às situações, tanto da vida pessoal quanto do caso. A capa é muito bonita e não achei muitos erros na edição.

Os personagens são bem construídos. Carl é aquele típico policial frio, que vive na dele e que não gosta das pessoas - além de adorar fumar. Bem estilo estilo policial nórdico. Já Assad, seu parceiro libanês, ao mesmo tempo que tem atitudes de novato, enxerga coisas que passam despercebidas pelos outros - ele tem o olhar de estrangeiro!

O mistério dura bastante tempo e achei bem interessante que o autor vai mostrar o quanto pode se perder numa investigação se ela não for levada a sério e como isso acaba prejudicando, pois há uma vida provavelmente em risco. Outro ponto é a questão cultural do Assad, que o autor trabalha muito bem.

O final foi surpreendente, até porque durante a leitura toda, eu me lembrava das cenas do filme, mas não conseguia me lembrar do final. O que tinha acontecido, o por quê. E isso me deixou bem ansiosa para descobrir logo.

Mais um livro policial que eu recomendo. E apesar de ser um dos gêneros que mais gosto, pelo que me lembro, esse foi o primeiro lido nesse ano. Uma surpresa! E mais um autor nórdico - dessa vez um dinamarquês.

Preciso assistir novamente o filme, agora para ver se é uma boa adaptação, mas por enquanto, recomendo ambos: livro e filme! E torçam para que eu consiga ler o próximo.

Link para a Amazon (lembrando que comprando por ele, qualquer produto, vocês ajudam o blog!): clique aqui. Por enquanto, ele está por R$11,35!


Até a próxima e boa leitura!

Carol!!!

27 comentários

  1. Olá, a capa e o título desse livro já chamaram a minha atenção logo de cara. Lendo seu post, fiquei super curiosa para ler a história e descobrir sobre o sumiço dessa mulher. Engraçado como algumas vezes nos afastamos um pouco dos gêneros que gostamos de ler, mas sempre voltamos e nos surpreendemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A capa é muito bonita. Fazia já algum tempo que não lia nada do gênero, mas acabo sempre lendo algum, nem que seja somente um e sempre me divirto lendo.
      Bjss

      Excluir
  2. Olá, Carol!

    O título faz qualquer amante de suspenses olhar duas vezes para a história. Chama nossa atenção. Mas confesso que nunca tinha sequer ouvido falar desse livro. Nem mesmo do filme. Se vi simplesmente não recordo.

    Como tramas policiais são muito queridas aqui na minha vida (risos) é claro que darei uma chance a essa história. É muito difícil eu dizer que não apostarei num suspense. Regra geral eu estou aberta para livros do gênero. :)

    Espero me surpreender com o final também. E que eu aprecie muito a leitura!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Concordo. Tanto o título quando a capa chamam a atenção do leitor.
      O filme é bem desconhecido. Cheguei nele meio sem querer, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  3. Eu gosto muito desse tipo de leitura e essa obra me chamou a atenção, pois seu enredo mostra ser bem intenso e com surpresas no decorrer da leitura. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sabe quando o livro chama a atenção assim, de cara? Pois é... a capa soou misteriosa para mim. A proposta também é muita boa, mas quanto a isso sou suspeita para falar, já que eu adoro um bom romance policial. Me desanima o fato de termos em pauta o início de mais uma série (tô correndo delas - literalmente), mas fico instigada só de saber que há uma boa preparação da trama, e que os personagens são o ponto alto. Para mim, eles são quesitos primordiais em uma narrativa. Excelente resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      A capa chama muita atenção. O maior problemas dos livros policiais é que uma grande parte deles faz parte de séries e eu também estou tentando fugir, mas como ele já estava fazia um tempo parado na estante, resolvi pegar logo para ler.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  5. a historia, capa,e nome do livro são bem atrativos a um leitor confesso que não sou a costumada a ler esse estilo de livro porem achei a proposta bacana da historia
    VENHA CONHECER MEU BLOG Coisas da Bueno

    ResponderExcluir
  6. Sempre ando procurando um leitura do gênero policial e nunca encontro nada, e com a sua resenha achei esse bem interessante. Eu vejo bastante seriados nesse gênero, e adoro. Porém para livros, sempre acabo lendo algo pro romance. Adorei a capa do livro, e fiquei bem curiosa como que o livro se resolve em 400 páginas, um livro que pra mim é grande e deve ter bastante enredo.

    Parabéns pela resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu adoro tudo relacionado ao gênero - livros, filmes, séries e estou sempre lendo e assistindo tudo relacionado a ele.
      Bjss

      Excluir
  7. Olá!
    Adoro romance policial, suspense e tudo que envolve bons mistérios. Não conhecia esse livro e já me encantei com a premissa e pelo enredo bem trabalhado.
    Espero ler em breve!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      O livro realmente não é muito conhecido, mas gostei bastante da escrita do autor.
      Bjss

      Excluir
  8. Oi Karini!
    É um bom livro do gênero.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá amoreca,

    Poucos são os livros desse gênero que me chamam a atenção pra ser bem sincera.
    Esse me chamou a atenção pra ser sincera.
    Muito bom saber que tem o filme também!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tinha ouvido falar deste livor, mas já fiquei interessada. Imaginei o policial caladão e fumando sem parar... você descreveu super bem os personagens. Já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Ele tem um pouco dessa personalidade. Acho que essa imagem que temos de policiais/detetives em livros do gênero já é até um pouco clichê, mas não vou dizer que não gosto, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  11. Menina,
    eu nunca ouvi falar desse filme, livro ou autor e me pergunto por onde eu andei. Sou apaixonada por livros do gênero e a premissa desse me interessou bastante, ainda mais levando em consideração o quanto você curtiu a experiência. O fato do livro começar lento não me incomoda muito principalmente se o autor conseguir a atenção durante as 400 páginas.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!
      Nem o livro, nem o autor são muito conhecido aqui. O filme, menos ainda. A história começa um pouco devagar, mas depois das primeiras 100 páginas, ele melhora. Mas isso me atrasou um pouco...
      Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  12. Olá!
    Adoro livros policiais, e não conhecia esse título que me deixou bem animada, pois ando querendo ler e conhecer novos autores do gênero, gostei dessa premissa e já anotei a dica aqui.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Como policial é um gênero que eu adoro, estou também sempre tentando conhecer novos autores.
      Bjss

      Excluir
  13. Oi.
    Gostei do enredo porque lembrou um pouco uma série que eu gostava bastante: Cold Case.
    Adoro livros com tramas policias e fiquei curiosa para saber o que acontece tanto nesse livro como no primeiro.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara!
      Lembra mesmo. Eles pegarem casos já arquivados... É bem nesse estilo.
      Se você gosta da série, acho que pode gostar do livro.
      Bjss

      Excluir
  14. Não me senti atraída pela capa e nem pela trama, talvez seja por não ser o tipo de leitura que ando procurando no momento... A premissia é interessante, mas parece faltar algo que de fato chame minha atenção... Infelizmente vou passar a dica adiante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Esse é aquele livro para quem gosta do gênero ou está querendo ler algo do tipo. Pois, caso contrário, tem chance do leitor não gostar.
      Bjss

      Excluir