Resenha: Estrela da Manhã - #OlharNosNacionais

Seu pai tinha partido muitos anos antes, deixando aquele gosto ruim no céu da boca do seu quarto. Por muitas noites antes de dormir tinha a impressão de que seu pai apareceria na porta para lhe dar um beijo de boa noite. A mãe vinha e era, de alguma forma, um bálsamo, mas daqueles que demoram para secar as lágrimas e cicatrizar as feridas perseverantes. Tinha toda a confusão com Beto e os pedidos para mãe. Então foi crescendo e cresceu também a distância entre eles três. Rafael não sabia naquela época e nem agora que às vezes a distância chega e ela é, como Estrela da Manhã, um tipo de demônio que vai se infiltrando na família devagarzinho, de forma bastante silenciosa."
O livro escolhido por mim para o nosso desafio Olhar Nos Nacionais, do mês de Setembro foi "Estrela da Manhã" do André Vianco (Ed. Giz - Selo Calíope).

Eu sempre ouvia os leitores falando muito bem dos livros do André Vianco, mas eu nunca tinha lido nada dele. Sei que os livros mais conhecidos do autor são os sobre vampiros, mas como não curto muito esses tipos de história, fiquei bem interessada nesse aqui, que irá falar de demônios - então já sabem, é a minha cara!

Aqui, acompanharemos a vida de Rafael, um garoto de 12 anos que sofre terríveis perseguições de um grupo de valentões da escola no qual estuda. E quando digo terríveis, vocês não imaginam... Só de ler o que ele passava, eu já ficava irritada e saber que muitas crianças passam por isso, só me deixa ainda mais brava. E o pior não são nem as crianças, mas os pais delas, a família do nosso protagonista, os professores, a diretora - todos têm atitudes desprezíveis e fazia tempo que não ficava tão irritada com algum personagem como aconteceu nesse livro.

Como os professores e a direção não fazem nada, e em casa ele não encontra nenhum apoio da mãe nem do irmão mais velho, Rafael vai buscar respostas na internet. Procurando alguma solução, ele entra em sites de rituais para tentar entrar em contato com o seu pai já falecido, pois ele tem certeza que ele é o único que vai defende-lo.

Por causa da sua persistência, Rafael descobre o aplicativo Pé na Tumba, que vende diversos serviços de fantasmas e demônios. Não sabendo o que mais fazer, Rafael contrata o demônio Estrela da Manhã, que irá protege-lo de todas as perseguições e "injustiças" que ele sofre. Por sete dias, o demônio irá protege-lo de sete pessoas. Porém, quando a primeira morre, o garoto percebe que talvez que tenha trazido algo muito perigoso.

Achei o começo um pouco devagar, mas quando Rafael encontra o aplicativo, a história começa a melhorar bastante. Os personagens são extremamente bem construídos e a ideia que o autor teve para esse livro é genial. Existir um aplicativo em que você pode contratar fantasmas e demônios é brilhante e o jeito que ele trata dos bullyings que o Rafael sofre é muito correto.

O André consegue mostrar como que os jovens acabam tomando atitudes erradas ou tendo ações que eles podem se arrepender por não terem nenhum tipo de apoio em casa ou na escola. O simbolismo é bem interessante. O que ocorre aqui é bem parecido com aquelas notícias que vemos nos jornais de adolescentes que atiraram em colegas ou tentaram se matar porque sofriam bullying. A única diferença é que aqui ele foi achar respostas na internet com um aplicativo.

Obviamente fiquei torcendo pelo Rafael, pois é difícil ler tudo o que ele passou na mão dos valentões. e passar a leitura tranquilo. É muito triste ver que a escola não dá nenhum apoio a ele - pelo contrário, tem professor que ainda tira sarro -, que a mãe e o irmão do Rafael não ligam para os problemas dele... Pelo menos ele tinha a sua namorada, Renata - que também era sua única amiga - e que é uma personagem que gostei demais. E também há a Darla, namorada do seu irmão, que diferente dele, é uma pessoa ótima.

Quando comecei a ler, não imaginava que o livro seria tão pesado em algumas partes, mas isso me surpreendeu. Porém, quando achei que ele iria terminar do melhor jeito possível, ele veio com um final decepcionante. Para mim, ele jogou tudo o que ele construiu no lixo e não fez muito sentido. Fiquei bem triste, porque estava gostando bastante da história.

Para terminar, preciso falar da revisão, que foi um problema. Em diversos momentos, achei erros de revisão, de gramática, de concordância. Isso me incomodou demais. Fazia tempo que não lia um livro com tantos erros. A editora precisava lançar uma nova edição com uma revisão melhor.

Para quem ficou interessado, segue o link para a Amazon. Clique aqui!
Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

16 comentários

  1. Olá!
    Morro de vontade de ler os livros do André Vianco também mas, ao contrário de você, sempre me interessei pelos de vampiros. Ainda não conhecia esse livro, mas me atraiu bastante. Gosto dessa ideia de adolescentes que contam com a ajuda de seres sobrenaturais sombrios. Tirando a questão do bullying, me lembra um pouco Death Note, que é meu mangá favorito. É uma pena que esse livro tenha uma revisão tão ruim. Isso me desanimou um pouco com a leitura, infelizmente. Amei a resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Por eu não me interessar nas histórias de vampiros, é um pouco difícil achar livros dele que eu possa gostar.
      Algumas coisas lembram mesmo, apesar de Death Note ser melhor, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  2. Olá!
    É tão ruim quando nos deparamos com uma história que tinha tudo para ser fantástico e ai vem um final decepcionante.
    A edição é muito bonita, mas acho que com essas ressalvas não pegaria para ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      E o pior é que eu estava gostando bastante do livro.
      Bjss

      Excluir
  3. Olá!
    Puxa vida, eu estava gostando da sua resenha, aí vem a bomba que o final é decepcionante... Fico em dúvida se devo ler agora, ainda mais com a falta de revisão. Uma pena, realmente.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      O final, para mim, estragou bastante a história. E o livro ainda tem uma péssima revisão, o que atrapalha demais a leitura.
      Bjss

      Excluir
  4. Eu quero muito ler algo do autor e achei interessantíssimo esse livro, com essa premissa desse aplicativo super macabro. Já fiquei com o coração apertado pelo protagonista. Que pena que o final não agradou e essa edição tem tantos erros de revisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A ideia do livro é muito boa e ele estava até conseguindo levar bem, mas o final foi difícil de aceitar.
      Mas quem sabe você não ache o final tão ruim?
      Bjss

      Excluir
  5. Ola Carol, quando comecei a ler a sua resenha imaginava qualquer outra coisa diferente dessa sua conclusão. Cara, é ruim demais quando um autor estraga uma história que tinha tudo para dar certo. Adorei a sua sinceridade quanto a edição e o trabalho da editora. As vezes, esse trabalho prejudica muito uma obra e nao é por nada não, mas Andre Vianco é Andre Vianco né?

    beijos,
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ele tinha a chance de acabar a história de um jeito maravilhoso e terminou de um forma muito esquisita. Realmente uma pena.
      Sempre me incomodo quando vejo trabalhos de revisão mal feitos. E como você disse, não é qualquer autor nacional. Tem condições de ser melhor.
      Bjss

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Eu achei a premissa desse livro muito interessante! Nunca li nada do autor porque assim como você, não curto tanto histórias de vampiro (no meu caso fiquei saturada) e quando comecei a ler sua resenha foi me dando uma vontade enorme de ler, até saber sobre esse final decepcionante onde praticamente tudo que o autor construiu cai por terra. Outro ponto que sei que vai me incomodar muito é essa questão da revisão.
    Anotei a dica, mas deixarei a leitura mais para frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly!
      Eu nunca gostei mesmo. O final me incomodou bastante, mas que sabe você não goste? Sempre é possível.
      Já o trabalho de revisão está difícil nesse livro. Muito ruim.
      Bjss

      Excluir
  7. Eu acho o André um dos grandes nomes da literatura, nao conhecia essa obra em especial e é uma pena que até na parte gráfica e de revisão ela nao tenha tido o merecido cuidado. Espero que sua experiencia com o autor nao pare por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      Mesmo só lendo esse livro dele, também acho ele um dos grandes nomes da literatura nacional. Ele já fez muito pelos gêneros que ele escreve.
      E dentro do possível, tinha uma boa impressão dele. Foi o final que ferrou com tudo, rsrs. E a revisão é uma coisa complicada, pois ele já é um autor grande. Tinha como trabalhar melhor isso.
      Bjss

      Excluir
  8. Eu tenho curiosidade para conhecer o trabalho do Vianco e não sei por onde começar, mas já anotei essa dica aqui e achei interessante a abordagem sobre o bullyng
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Acho um bom caminho para começar. Só espero que você não se decepcione com o final como eu me decepcionei.
      Bjss

      Excluir