Resenha: Verdades do Submundo

- Exato, quando entendi que sob o comando de Deus as pessoas não teriam liberdade e seriam obrigadas a viver sob uma ditadura divina, resolvi fazer de minha missão oferecer aos humanos uma saída. Ao contrário do que o mundo acredita, a liberdade, a felicidade e a prosperidade são obras minhas, e não feitos de meu pai. Deus é o ditador, eu sou o livre-arbítrio."
O meu primeiro contato com o e-book "Verdades do Submundo" foi através da autora, Cacau Correa. O livro do selo Harpia, da Editora Hope, não é um livro que vai agradar a todos. Eu, particularmente, adorei! Mas é um livro extremamente questionador e autêntico. Acreditei, desde o começo, que a história poderia tomar outros rumos, mas é incrível a coragem que a Cacau teve de manter a história.

Achei genial o ponto de vista de Lúcifer da criação do mundo. As dúvidas discutidas no livro e colocadas em xeque são pertinentes, muitas vezes fazem todo sentido, mas como disse lá em cima, não vai agradar muita gente, principalmente os muitos religiosos.

Temos aqui a história de Jonas, um cara comum como nós, desacreditado por seus pais - muito religiosos - e seu encontro, proposital, com Lúcifer, um anjo autêntico que precisa de Jonas para contar a sua versão da história para a humanidade.

Entre idas e vindas ao inferno, diálogos correntes e filosóficos, Cacau dá luz a uma história que só Lúcifer sabe, porque nunca foi dado voz a sua versão. A Bíblia, segundo ele, só nos conta a visão dos fatos pelo ponto de vista de Deus.

A ideia é genial. Gostei demais da história, faz todo sentido a reflexão que ele nos conta. Ninguém fala de si mesmo expondo o seu pior lado. O que contamos, só nos favorece. E essa é a ideia que temos aqui: a visão que a Bíblia nos conta em contraponto com a visão do seu maior opositor - Lúcifer.

Se você, como eu, é uma pessoa questionadora, de mente aberta, vai gostar demais da história. Os diálogos são muito bem construídos, chegam a ser filosóficos. A história desenrola rapidamente, não deixa brechas e é corajosamente sustentada até o final.

Um dos poucos livros que recomendo muito! Vale a pena a reflexão.

Li o livro em e-book, mas o livro físico já está em pré-venda. Para comprar o e-book, segue o link e para quem quiser a edição física, só é possível comprar pela loja da editora. Segue o link.

Seguem as redes sociais da autora: Facebook (@escritora.cacaucorrea), Instagram (@cacaucorrea.escritora), Youtube (Cacau Correa) e Skoob.

Cláu Trigo!

7 comentários

  1. Olá!
    Os temas abordados são bem interessantes e sua resenha me deixou intrigada e curiosa. Bom saber que a autora conseguiu fazer um livro repleto de elementos para refletirmos.
    Mesmo não sendo meu tipo de leitura inicialmente, gostei de conhecer mais sobre esse lançamento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro (e-book) e a autora, achei no mínimo curiosa essa abordagem sobre religiosos e a bíblia, mas realmente não me agrada esse ponto de vista de "Deus", o que me leva a crer que a autora não leu a bíblia de "cabo a rabo" ou então você não se expressou bem. Pois a bíblia não é um livro sob o ponto de vista de Deus e sim de apóstolos e profetas que foram inspirados por Deus. E se é para retratar o ponto de vista de Lúcifer, há livros satânicos que talvez retratem isso e se você não sabe existe uma bíblia satânica. Não quero discutir o certo ou errado, mas a bíblia para quem acredita em Cristo e Deus não tem que demonstrar o viés..o prisma..visão de Lúcifer e seus asseclas..se é que você acredita nisso. Parabéns pela resenha, ficou bem elucidativa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu nao conhecia a obra e achei a premissa bastanta interessante. Realmente estamos acostumados apenas a mostrar a versão que nos convem, onde o outro é sempre o vilão, ter esse novo ponto de vista sobre uma história tão famosa é um diferencial.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia nem o livro nem a autora e achei a proposta dele bem diferente, não sei dizer se eu o leria, mas gosto de obras que nos fazem questionar e talvez o lesse sim. Eu gostei da sua resenha e do fato de poder ver uma novidade, vou anotar a dica e quem sabe futuramente eu possa ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia esse livro e nem a autora, mas não é meu estilo de leitura. Achei o enredo bem original e, apesar de achar interessante a maneira como ele irá trazer uma perspectiva diferente daquela encontrada na Bíblia, não é uma leitura que eu faria nesse momento.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não acredito em deus e nem no diabo, mas achei a premissa interessante, embora ache que dão sempre atenção demais ao cristianismo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que livro!!! Quero desde já saber tudo desse assunto que vem por gerações criando polêmica. Fiquei muito curioso e quero meu exemplar.

    ResponderExcluir