Resenha ABERST: O Capeta Caolho Contra a Besta-Fera



...o que era de se esperar de um canto de terra esquecido no meio de Pernambuco, lugar mirrado e cheio de sofrimento onde o homem plantava tristeza, regava com lágrimas e colhia desespero. Terezinha de Moxotó era um buraco, daqueles bem fundos, onde a luz não bate. Nesses lugares, manda quem pode, obedece quem aprendeu que desobediência mata".

Praticamente ler o livro de Everaldo Rodrigues, foi para mim, uma aventura sem volta. Sair com ele desbravando o sertão nordestino é um rumo tenso, sombrio, triste, real demais para aguentar o peso no ombros.

"O Capeta Caolho Contra a Besta-Fera" é muito mais que só um livro de horror sobrenatural, é uma lição de história e de geografia; passa na nossa frente como um filme, desses independentes, que pouca gente vê, mas quem assiste sai com os olhos lacrimejados, o coração disparado e cheio de medo, e não esquece nunca.

Vai para a prateleira como um dos meus favoritos.

Um livro rápido, mas tão rápido que chega a doer. Você quer que acabe para saber o fim, mas quando o fim se aproxima você desacelera porque quer ficar um pouco mais na história.

Eu não cresci no sertão, mas cresci no interior de São Paulo, na minha época a cidade ainda era pequena e sem graça, e os 'contos' que os antigos passavam para nós, crianças, era muito parecida com a que Everaldo descreve aqui com tanta precisão. Foi uma viagem no tempo. Parece que conseguia ouvir meu vizinho, um senhorzinho de quase 100 anos, contando a história da vila para nós, que sentávamos ao seu redor com os olhos arregalados e morrendo de medo. Essas noites meu travesseiro tinha um destino certo: a cama da minha avó...

Everaldo nos conduz, literalmente, ao fim do mundo, onde nem cristo tem pena ou se lembra da sua existência. Terezinha de Moxotó - lugar de ninguém, esquecida no tempo - passa a contar, nas noites de lua cheia, com o aparecimento de um lobisomem. Sem ter ninguém para ajudá-los, precisam vender suas almas ao diabo e conseguir a ajuda do Capeta Caolho e seus cangaceiros sangrentos e marginais, para combater a Besta-Fera. É a última esperança.

A história nos relata essa luta sangrenta onde não se sabe direito o que é pior: a Besta-Fera ou Capeta Caolho e seu bando aterrorizante. A jornada de Zé Mindim, um sertanejo mirrado e medroso pelo sol escaldante do sertão em busca do bando é uma lição dura e sombria de como a nossa ignorância nos transforma em seres absolutamente incapazes e mentalmente falidos.

Para mim foi muito mais que uma história de horror, de sobrenatural, foi uma viagem na geografia de um país grande demais para ser descoberto, mas que Everaldo conseguiu me levar a conhecer através dessa 'deliciosa' história de medo, de vingança, de miséria e de esquecimento.

Sejam bem-vindos ao sobrenatural pela porta da frente, porque só conseguirão sair correndo pela porta dos fundos, ou a que tiver mais próxima, com certeza...

Muito recomendado!
Para quem quiser ler, o livro está no Kindle Unlimited, clique aqui.

Cláu!

8 comentários

  1. Eu ri da expressão "onde nem cristo tem pena ou se lembra da sua existência" porque acho que é um jeito bem explicito de falar sobre o terror para onde a leitura pode levar com esse livro. Não sei se teria coragem, mas fiquei curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Só o título do livro já dá aquela assustada, lendo suas considerações tenho certeza que não é o tipo de leitura que procuro, no entanto, achei interessante os elementos que o autor consegue inserir dentro da trama.
    Para quem curte é um prato cheio!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei os nomes dos personagens! haha e o título do livro é muito original, também! Fique bastante curiosa, pelo o que você comentou, é uma obra que consegue dosar bem o ritmo e o tom da narrativa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... não conhecia esse livro, mas fiquei extremamente surpresa com o nome do livro e as suas histórias... não tenho o costume de ler nada relacionado a terror, horror e nada nesse estilo, sendo assim, mesmo achando interessante a sua resenha, ele definitivamente não é pra mim

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, porém, confesso que não faz meu estilo. Apesar de ter achado interessante a ambientação no sertão e que isso foi tão bem trabalhado pelo autor, terror é um gênero que não leio de jeito nenhum. Por esse motivo, o enredo não me interessou e vou passar a dica desta vez. Mas fico feliz que tenha gostado da leitura e acredito que, quem curte o gênero, deve gostar da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro, mas também que não consigo ler livros de terror/horror, bate um medo do cacete. Acho um máximo quem gosta e consegue se divertir com, que consegue sentir aquele medo na barriga e seguir na leitura, mas faz muito tempo que não consigo encarar uma leitura assim. Por isso, vou deixar a dica passar, mas o livro parece ser ótimo.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  7. Oi oi!!
    bom, eu parei de ler livros de suspense, Thriller ou terror. Pois, pra mim sempre tinham uma carga emocional um pouco sem sentido. Esse livro pelo que entendi, não é muito diferente. Mesmo você ressaltando os pontos positivos, eu ainda continuo passando de obras com esse enredo. E vale ressaltar que a sua resenha me deixou bem envolvida com a história, mas realmente não vou ler ele no momento. sinto muito, pois a resenha ficou ótima!

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Não conhecia a obra e essa parece bem sinistra e interessante, não sei se leria, mas anotei a dica para um momento propicio
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir