Resenha - Cidade dos Etéreos (Livro 2)

Título: Cidade dos Etéreos
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.

Eu gostava dessa ideia: de que a peculiaridade não era uma deficiência, mas algo a mais. A explicação não era que não tivéssemos algo que os normais tinham, eles é que não possuíam peculiaridade. Nós éramos mais, e não menos."

Para quem leu a minha resenha do primeiro livro dessa série, "O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares", sabe que achei ele normal. Um pouco cansativo, sem muita ação e dinâmica. Mas queria terminar todos os livros, para saber se ficaria com eles ou se colocaria para Troca no Skoob.
Então, mês passado, li o segundo volume, "Cidade dos Etéreos". Primeiro, preciso comentar essa edição. O livro da Leya já estava bonito, mas essa edição da Intrínseca, em capa dura... Está maravilhosa!
Para quem não leu o primeiro, vou tentar ao máximo, não dar nenhum spoiler.
Começamos esse segundo volume logo após o término do anterior. Jacob, junto com os peculiares da Miss Peregrine, estão em alto mar, indo embora da ilha onde ficava o orfanato e tentando chegar em Londres, onde está o principal objetivo deles. Não vou falar muito mais, pois posso entregar algo que devia e não quero estragar a leitura de ninguém.
Diferente do primeiro, gostei bem mais desse. Mais dinâmico, com mais ação, com  os personagens bem mais evoluídos e carismáticos, e o mais importante, com uma trava muito mais interessante e envolvente. Como eles não estão mais "presos" na ilha, é muito mais divertido acompanhar a aventura desse grupo tão peculiar.
Li ele bem mais rápido que o anterior. Em menos de uma semana, já tinha terminado ele . As fotos presentes, como sempre, são interessantíssimas e diferente do anterior, no qual o autor escreveu a história a partir delas, aqui ele fez o processo comum. Tive a impressão de que as fotos combinaram mais com a história, o que é estranho, pois, sabendo do processo de criação do primeiro e do segundo, no caso do livro anterior, deveria combinar mais, mas não foi isso que achei.
Um livro que, na minha opinião, foi bem melhor e que me deixou muito ansiosa para o próximo, "Biblioteca de Almas".

Ordem dos livros:

      1. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Compre aqui;
      2. Cidade dos Etéreos - Compre aqui;
      3. Biblioteca de Almas - Compre aqui;
      4. Mapa dos Dias - Compre aqui;
      5. Extra: Contos Peculiares - Compre aqui


Até a próxima e boa leitura!

10 comentários

  1. Como eu já amei o primeiro com esse não poderia ser diferente e realmente está edição está maravilhosa. Eu amo essa série e as fotos são mesmos interessantíssimas, ficava olhando elas por longo tempo. Depois nos conte o que achou do próximo livro vou adorar conferir e espero muito que goste.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Não li nenhum livro dessa série ainda, mas fiquei curiosa depois que li sua resenha me parece uma fantasia bem gostosa de ler. Eu assisti o primeiro filme e gostei com certeza irei gostar da leitura também. Parabéns pela resenha você foi muito sincera em colocar seu ponto de vista em relação aos dois primeiros volumes, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Que bom que este volume te conquistou! Ainda não me aventurei pela escrita de Riggs (porque né, não tem como dar conta de todos os livros, infelizmente haha), mas ter um ambiente maior para desenvolver a história deve realmente ter contribuído bastante para melhorar o ritmo e o desenvolvimento dos personagens. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol!

    Fico feliz que tenha gostado mais da história a partir deste segundo volume! E entendo que o fato de não estarem mais presos na ilha tenha dado mais agilidade à história. Também gostei muito de saber que houve este amadurecimento dos personagens, tornando-os mais interessantes.

    Eu sigo lendo Contos Peculiares (leio um ou dois contos do livro por mês) e quanto mais leio mais interessada fico na série. Este livro de contos é maravilhoso! Não deixe de lê-lo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu já tive muita vontade de ler esses livros, mas todo o hype em torno deles, principalmente na época do lançamento do filme, me deixaram com muita preguiça. Além disso, o enredo em si já não desperta minha curiosidade mais. Porém, fico feliz que você tenha gostado mais deste volume e espero que o terceiro seja ainda melhor. Com relação à edição, parece que ela está linda mesmo.
    Adorei a resenha e fiquei feliz por você ter gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola, Carol! Tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler essa coleção, mas confesso que tenho medo de a leitura não possa ser tão fluida para mim. Adorei a sua resenha e foi tão bom saber que com o passar dos livros, a história vai melhorando ainda mais.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol!!!
    Eu tenho os três primeiros livros aqui em casa e o dos contos, estou louca para comprar o quarto mas isso com o tempo mesmo rsrsrs
    Diferente de você acho que o primeiro livro me deu alguns sustinhos por lê-lo durante a noite e acabei achando ele muito bom, o segundo para mim manteve minha ansiedade para o terceiro que ainda não li mas não vou com muitas expectativas com medo de me arrepender.
    De todo modo adorei a resenha ^^
    Ah!!! Tenho que concordar essas capas da Intrínseca dura estão lindíssimas *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!
    Ainda não li essa série, e sinto que apesar de várias indicações, eu meio que perdi o "timing" de leitura, sabe? A tal "vibe" veio e foi e eu nem li. Espero dar uma chance a ela futuramente, pela sua resenha, só tenho a ganhar com essa leitura.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Essa série infelizmente não funcionou nadinha comigo, apesar dos exemplares serem lindos demais, achei a história tão arrastada que nem o filme consegui ver, mas fico feliz que para você a experiência tenha sido melhor, de verdade, espero que no próximo o ritmo nao caia!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carolina.

    Eu assisti a adaptação e gostei bastante, apesar de saber que o livro é mais detalhado, eu já fiquei satisfeita com o filme. Mas confesso que achei o final um pouco "blé", esperava algo mais prometedor.
    Fico feliz que esse livro tenha sido melhor que o primeiro, espero que goste da próxima leitura!

    ResponderExcluir