Resenha: Mulherzinhas - #MulheresEmFoco

Título: Mulherzinhas
Autor: Louisa May Alcott
Editora: Folha de S. Paulo
Páginas: 304
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Best-seller desde seu lançamento, em 1868, “Mulherzinhas” conta a história de quatro irmãs nos Estados Unidos durante a Guerra da Secessão. A narrativa atravessa um ano na vida da altiva família March, que se vê submetida a toda sorte de problemas – da ausência do pai, que está na guerra, à falta de dinheiro para o sustento da casa. O leitor acompanha as aventuras e as agruras das irmãs Meg, Jo, Beth e Amy, que, com a mãe e a criada Hannah, vão criativamente driblando a escassez de recursos. À mãe cabe aconselhar as filhas de modo a fazer prevalecer os princípios virtuosos e generosos que norteiam a vida daquela família, mas que nem sempre coincidem com os da sociedade à sua volta. O livro de Louisa May Alcott flagra o momento de amadurecimento de quatro meninas de temperamento bastante distinto, que, ao longo daquele ano difícil, se transformam em pequenas mulheres – as “mulherzinhas” do título. A convergência, no romance, de um trágico momento histórico dos Estados Unidos com os dramas de sobrevivência de uma família, seu esforço para preservar a dignidade e os valores, e os sonhos das adolescentes num período difícil da vida nacional fizeram de “Mulherzinhas” um clássico da literatura americana.

- Eu não! E se prender o cabelo para cima me faz uma senhorita, então vou usar maria-chiquinha até os vinte anos - exclamou Jo, arrancando a redinha e sacudindo a cabeça para soltar a cabeleira castanha. - Detesto a ideia de crescer, ser a senhorita March, usar vestido comprido e andar empertigada feito uma rainha-margarida! Já é bem ruim ser menina quando gosto é de brincadeiras, trabalhos e modos de menino! Não me conformo em não ser um garoto, e agora é pior, pois morro de vontade de ir lutar com papai, mas só posso ficar em casa tricotando, feito uma velha chata. "

Do mesmo modo que ocorreu com Jane Eyre, fiquei muito interessada em ler Mulherzinhas por causa do filme "Adoráveis Mulheres", de 1994, estrelado pela Susan Sarandon e pela Winona Ryder.
O livro, que foi lançado em 1868, conta a história de uma família, mais especificamente, de uma mãe e de suas quatro filhas. A partir do momento em que o pai delas vai para a guerra, elas tem que se virar com o pouco que ganham. No entanto, isso não as impede de aproveitarem cada momento, sejam nas horas felizes, seja nas horas mais complicadas.
A mais velha, Meg, tem dezesseis anos e era a mais bonita das quatro; Jo tem quinze anos e é a mais"moleque", o que para a época, era uma coisa horrível; Beth tem treze anos e é a mais tranquila e tímida; Amy é a caçula e é uma Branca de Neve - pálida, loira, de olhos azuis. Cada uma tem a sua personalidade muito bem definida e são bem diferentes entre si.
A história é bem simples, mas também consegue mostrar muito bem a realidade da época. Por serem muito pobres, as duas irmãs velhas, além de estudarem, têm que trabalhar para ajudar a mãe. Pelo que me lembrava do filme, tinha a impressão de que o foco era maior na Jo - personagem da Winona Ryder. Porém, no livro, a narrativa é bem dividida entre as quatro.
Talvez por ser a menos certinha, a irmã que eu mais gostei foi a Jo, mas também gostei bastante da Amy. Não gosto muito da personalidade da Meg, mas considerando a época em que foi lançado, faz sentido.
As irmãs vão passar por momentos muito difíceis, mas mesmo não tendo muito, elas sabem se divertir, como por exemplo, ao encenarem peças de teatro dentro de casa. Elas têm uma criatividade muito grande, principalmente a Jo, que também é a irmã que mais gosta de ler.
Teve uma cena específica que achei muito bonita. É véspera de Natal e por ser uma data comemorativa, é o dia que as irmãs mais esperam do ano inteiro, pois a mãe sempre consegue comprar bastante comida. No entanto, a mãe descobre que há uma família, com crianças pequenas e até um bebê, que estão morando em uma casa desabrigada e caindo aos pedaços. Eles não tem nada para comer, as crianças estão passando frio e a mãe não tem condição de comprar tudo que precisam. Nisso, a Sra. March pergunta às filhas se elas poderiam abrir mão do banquete delas para darem à família, que precisavam bem mais do que elas. Mesmo ficando tristes, elas sabem que não precisam tanto e todas vão levar a comida para a família.
No final, elas acabam se divertindo com as crianças mais novas e terminam sendo recompensadas no dia seguinte. Um capítulo lindo e que também passa uma mensagem bem bonita.
Gostei do livro, mas achei que fosse gostar mais, por causa do filme, que ainda amo (e talvez até prefira). Mas isso tem uma explicação. Só depois que terminei de ler, descobri que existem mais três livros contando a história das irmãs March e em nenhum momento essa minha edição comenta isso e duvido que muita gente saiba, até porque esse é o título mais famoso da autora.
Seguem a ordem dos livros, para ninguém mais ficar desinformada como eu:

       1. Mulherzinhas - compre aqui;
      2. Boas Esposas - compre aqui (somente e-book);
      3. Um Colégio Diferente (não achei na Amazon);
      4. A Rapaziada de Jo (também não encontrei).

O maior problema é que os volumes seguintes só têm em edições antigas e provavelmente só é possível encontrá-las em sebos. Por ser um clássico da literatura norte-americana, alguma editora deveria dar mais atenção para as suas continuações.
E acredito que o filme de 1994 junta os quatro livros, pois tem muita coisa que acontece nele, que não existe neste volume.
Esse ano deve sair um novo remake, com direção da Greta Gerwig, e no elenco temos Emma Watson, Timothéé Chalamet, Saiorse Ronan, Laura Dern e Meryl Streep. Só isso! Nem preciso dizer que já estou ansiosa.

Até a próxima e boa leitura!

12 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Eu tive o prazer de receber esse livro da Coleções Folha, mas confesso que até o ato do recebimento desse livro eu desconhecia a autora. É uma pena que o livro não te conquistou totalmente. Eu particularmente achei "Mulherzinhas" um bom livro. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Eu acho que já tinha visto o título desse livro em algum lugar que mencionava o fato de ele ser um clássico, mas nunca imaginei como seria a história. Achei legal isso de podermos ver uma narrativa de uma família composta por mulheres com diferentes personalidades. Pelos seus comentários, acho que a Jo deve ser uma personagem legal mesmo e a frente de seu tempo. Também não sabia da existência de um filme, vou procurá-lo para ver. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, Carol.
    Li toda a sua resenha e fui me empolgando para ler a história. Então, eis que chego ao final e vejo que esse é só o primeiro livro e que os outros são difíceis de encontrar!!
    Agora fico dividida entre matar a curiosidade e evitar uma série que não vou poder terminar!!
    Que pena!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Nossa,esse livro deve ser formidável,confesso que estou bem curioso para saber dessa história na íntegra, pois seu enredo deve ser surpreendente. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!
    Parece ser uma história emocionante, gostei bastante do enredo, não sabia que tinha virado filme, mas bom saber vou procurar para assistir. Bom pelo que entendi as irmãs tem personalidades bem diferentes mas se mantém muito unidas,a mãe deve ser uma guerreira por conseguir manter a casa, não tanto por bens materiais mas a harmonia dentro de casa é muito gratificante. Parabéns pela resenha foi direta e colocou os pontos realmente importantes, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e nem que tinha adaptação cinematográfica.
    Gosto da abordagem, os tema e a vida dessas irmãs deve ser bem interessante e de grandes aprendizados.
    Legal você colocar a ordem assim não ficamos perdidos.
    Obrigada pela dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Esse é um dos livros que mais tenho vontade de conhecer e acho uma pena o descaso das editoras com ele. Minha torcida é para que com o lançamento do filme este ano, surjam novas edições dessa história que parece ser maravilhosa! Fiquei bem curiosa para conhecer essas quatro irmãs, a mãe e as dificuldades pelas quais elas vão passar com o pai na guerra. Dica mais que anotada! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!
    Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, não sabia bem o que esperar dele. Gostei da sua resenha, achei bastante esclarecedora - principalmente por mostrar as sequências. Livros mais antigos são assim mesmo, não mencionam as sequências. Uma pena que seja difícil de encontrar, acho que agora só se for para outra editora.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Ola!!

    Confesso que esse livro não se encaixa muito no meu estilo de leitura, mas adorei a sua resenha principalmente a maneira direta na qual lidou com o livro. É uma pena o descaso que muitas editoras possuem com clássicos que mereciam ser respeitados, não sei nem o que dizer!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu acho essa coleção da Folha muito linda e estou na maior ansiedade para ter os livros! Eu não li ainda, mas me parece ser uma excelente leitura e adorei ver a sua resenha, uma pena que os volumes seguintes não tenham sido relançados ainda.

    ResponderExcluir
  11. olá, Carolina. Eu tenho muita vontade de fazer essa leitura, ainda mais pelo contexto da Guerra de Secessão... mas só encontrei uma vez no sebo mas tava sem grana pra trazê-lo... vou garimpar por ai, quem sabe eu dou sorte... e não sabia dessas continuações... vou ficar atenta...

    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oie! Eles publicaram os outros dois livros já! Os nomes estão diferentes, mas a editora principis acabou de publicar rsrs

    ResponderExcluir