Resenha: Biblioteca de Almas (Livro 3)

Título: Biblioteca de Almas
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas.

Ninguém jamais tentara me matar com as próprias mãos antes. Isso era novidade, muito diferente de ser caçado por etéreos, que corriam por instinto. Diferente, também, de levar tiros: balas eram uma maneira rápida e impessoal de matar. Usar as mãos, porém... isso dava trabalho. Exigia ódio. Era um coisa estranha e amarga, saber que tal ódio tinha sido dirigido a mim. Que peculiares que nem sabiam meu nome tinham, em um momento de loucura coletiva, me odiado o suficiente para tentar me tirar a vida daquela forma. Senti vergonha por isso, desumanizado, apesar de não conseguir entender exatamente por quê. Era algo sobre o qual eu precisaria refletir, se um dia viesse a ter o luxo do tempo para refletir sobre tais coisas."

Finalmente terminei essa série. Tudo bem, ainda falta os Contos Peculiares, que lerei esse mês, Abril, mas ele não faz parte da sequência direta. E também não estou considerando o quarto, pois achei que esse terminou bem e não estou afim de ler mais um, que inclusive é bem mais grosso do que os anteriores.
Neste volume é onde teremos mais ações, até porque, a princípio, esse seria a conclusão. Chegando na Londres atual, Jacob, junto com Emma e Addison, um cachorro falante, irá descobrir a sua verdadeira habilidade, que poderá salvar a todos, mas também pode coloca-los em grande perigo.
Conseguindo manter a dinâmica do volume anterior, Ransom Riggs coloca Jacob como o principal personagem, onde ele terá que descobrir e controlar a sua habilidade praticamente sozinho. O vilão desse livro é mais real e consegui fazer paralelos interessantes com acontecimentos da nossa história. Não esperava ser quem foi, no entanto, achei a conclusão muito rápida e até fácil.
Nesse livro, temos menos a presença dos outros peculiares. A história vai ser quase toda vivenciada pelo Jacob junto com a Emma, o que poderia tornar o desenrolar um pouco cansativo e até repetitivo, mas a relação entre eles é tão boa, que conseguem levar a história muito bem.
O que acho muito legal nessa série é que consigo construir vários paralelos com preconceitos que a sociedade atual ainda presencia ou com fatos da nossa história. Acho isso muito interessante e para mim, engrandece a obra.
Os preconceitos que os peculiares sofreram e ainda sofrem por serem diferentes, a questão das ymbrynes só poderem ser mulheres, o simbolismo do irmão mais novo da Srta. Peregrine, entre diversos outros pontos. Não sei se vocês também fizeram alguma relação desse tipo, mas se tiveram outra visão, comentem que gostarei de conhecer.
Nem preciso comentar sobre a edição, que novamente está maravilhosa! Mais uma vez a Intrínseca trouxe o livro com capa dura e essa imagem da frente é bizarramente interessante.
Uma série que comecei não gostando muito, mas que terminou muito bem. Para mim, o segundo volume ainda é o melhor, mas esse não fica muito distante. O primeiro que realmente foi mais fraco, mas foi como eu disse na resenha, acho que isso aconteceu por eu já ter assistido o filme.

Até a próxima e boa leitura!

9 comentários

  1. Oie.. Acredite que acabei ficando só no primeiro livro? Não li os oittos dois, e vi muitos elogios ao terceiro, por ele ter terminado bem!!! Vou pegar eles para ler, preciso terminar.. Gostei muito do primeiro livro...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carolina.

    Achei bem interessante você ter gostado do desfecho, li uma resenha recentemente nada positiva a respeito.
    Eu já assisti o filme e gostei bastante, mas confesso que não tenho vontade de ler os livros.
    Espero que adaptem o resto dos livros quero acompanhar mais aventuras de Jacob e Emma rs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Já li essa série e gostei muito! Assim como você, fiz muito desses paralelos sobre as questões de preconceito.
    No meu caso, mesmo achando que esse terceiro livro teve um final ótimo, cedi à curiosidade e li o quarto também!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina, que bom saber que essa série teve um crescente e que você curtiu esse terceiro livro, achei bem interessante saber que há esses paralelos entre a história e a nossa realidade, deu até vontade de começar a ler os livros.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não consegui gostar dessa série e mesmo com sua resenha tão positiva não sinto vontade de dar uma nova chance.
    É legal ver que traz no enredo temas que são necessários para refletirmos, independentemente do gênero, as mensagens são sempre o diferencial das histórias.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem? Infelizmente essa história não funcionou nadinha comigo. Tentei ler o primeiro livro e não me apeguei nadinha, tentei ver o filme e também não rolou... Mas fico feliz que você tenha conseguido concluir, porque não podemos negar como esse é um enredo bastante original, e as edições são realmente lindas!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Essa é uma série que não chama muito minha atenção... não tive vontade de ler os livros nem de ver o filme =/ No entanto, curti saber que mesmo o primeiro não tendo sido uma experiência tão legal, que o segundo e o terceiro foram boas leituras. Espero que os contos também sejam!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou muito fã dessa série e estou animadíssima para ler o último livro que a Intrínseca lançou.Como encerramento de serie, achei aberto demais, por isso minha empolgação para ler o mapa dos Dias. Espero que o encerramento esteja a altura do que esta saga significou pra mim.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?
    Não sei porque, mas essa série não me chama muito a atenção. Não vi o filme e também não li o livro, apesar da minha irmã o tê-lo, não tive vontade de ler. É sim uma história interessante e já vi muitas pessoas fazerem um paralelo com o preconceito, mesmo assim não me cativou.
    Gostei de saber que sua experiência foi legal, apesar do primeiro não ter te conquistado tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir