Balanço do Primeiro Semestre - 2019


Demorou, mas chegou! Finalmente conseguimos fazer o nosso balanço do primeiro semestre de 2019. Dessa vez, vamos fazer uma tentativa de publicar com menos comentários sobre as estatísticas. Então, comentem ai embaixo se curtiram assim ou preferem do outro jeito - comentando mais cada gráfico - para sabermos se continuamos assim para o post sobre o segundo semestre.

EDITORAS


Foi um semestre com amplo domínio da Companhia das Letras, mas com uma variedade grande de editoras.


A Intrínseca dominou com uma pequena diferença, muito por causa da série do Ransom Riggs (O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares).

GÊNEROS LITERÁRIOS


Para quem não curte tanto fantasia, até que li bastante livros do gênero! Vale também destacar a quantidade de livros não-ficção.


Não sou a maior fã de contos, mas li bastante deles nesse semestre. E, considerando que estou um pouco cansada de fantasia, até que li um número alto.

NACIONALIDADES


Se no primeiro semestre eu só li dois livros norte-americanos, já nesse, li duas vezes mais que os nacionais.


O meu caso é parecido, com uma diferença: li bem poucos livros nacionais. Tenho que mudar isso!

HOMEM/MULHER


Reparem no "desconhecido". Isso se deve à As Mil e Uma Noites.


Talvez o primeiro resultado dos gráficos que eu já esperava. Nada de "anormal". 


Esperamos que tenham curtido e comentam como vocês acham que ficariam os seus. Apesar do trabalho, esse é um post que gostamos muito de realizar, pois consegue passar como foram as nossas leituras com algumas estatísticas.

9 comentários

  1. Olá!

    Realmente leu poucos livros nacionais, mas ainda da tempo de mudar isso.
    Não fiz esse balanço ainda, mas acho que a Faro Editorial deve estar comandando minha lista de leituras no quesito editora.
    Li 50 livros até agora, se eu ler pelo menos a metade dessa quantidade até o final do ano, ficarei muito feliz!

    www.pactoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei a ideia de fazer um gráfico desses como balanço. Muito interessante mesmo.
    Esse ano acabei lendo muito pouco, pois estou com mais aulas e consequentemente menos tempo para ler. Mas sempre que possível procuro uma brecha para ler.
    Entre as minhas leituras deste ano predominam autores nacionais. Mas mesmo assim tive que deixar muito livro de lado em função do trabalho. Espero ansiosamente pelas minhas férias para poder colocar tudo em dia hahahaha

    Espero que o seu segundo semestre seja maravilhoso e recheado de boas leituras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Que demais esse balanço do semestre através de gráficos, bem diferente e mais visual. Adorei!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Adorei o post!
    É delicioso acompanhar os balanços de outros blogueiros, pois, isso nos anima a fazer também. Achei genial seu balanço ser feito através de gráficos... Parabéns.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. O meu gráfico teria muitos livros de fantasia, horror, suspense e drama mas quase nenhum de romance. Tenho que aos poucos ir incluindo o gênero na minha vida. Seu semestre foi bem mais diversificado que o meu. Eita coisa boa rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Nossa que post espetacular. Os gráficos ficaram bem didáticos. Dá muito pra gente se sentir um pouco mais perto das experiências literárias de vocês, e nos fazem também entender o que vocês mais gostam de ler ou pelo menos mais tem lido.
    Achei bem bacana a quantidade de editoras que vocês conseguiram ler. Parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei super legal conferir esse resumo em forma de gráfico, deu vontade de fazer também, rsrs, interessante o número de livros de não-ficção lidos.

    ResponderExcluir
  8. Bem equilibrado seus gráficos, com muitas variedades. Gostei muito de suas leituras no geral. Que o segundo semestre seja muito produtivo também.

    ResponderExcluir
  9. Se eu fosse fazer o gráfico do meu só ia dar romance. Eu sempre falo que vou mudar em relação sobre, mas no final só leio o mesmo gênero.
    Juro que tenho que mudar, mas é mais forte que eu.

    Achei bem interessante colocar em gráfico. Isso da uma idéia maior sobre as nossas leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir