Resenha: Estudo Independente (Livro 2)

Título: Estudo Independente
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Fecho os olhos e ouço as palavras daqueles que morreram na conversa do gravador. Meus amigos da Colônia Cinco Lagos: Rourke e Zandri Hicks. Minha colega de quarto Ryme Reynald. O irmão gêmeo de Will, Gill Donovan. Já não posso negar a verdade daquelas palavras sussurradas. Como posso ficar e estudar sabendo que tantos morreram ou desapareceram? Fazer isso seria como dizer que a vida deles não importa. Que o doutor Barnes e seu pessoal têm o direito de escolher não apenas os líderes, mas quem vive e quem morre.
Ele não tem.
Eles não têm.
Ninguém tem.
Há mais de um século, outros líderes acharam que tinham esse direito. Ainda estamos pagando o preço dos seus atos. Nossos líderes atuais deveriam ter aprendido com esses erros."

Como disse na resenha do primeiro livro, tinha gostado bastante da leitura e até me surpreendido. E com o final dele, estava bem curiosa para saber como a autora iria trabalhar o enredo nesse volume.
Depois de Cia ter que passar por todos os desafios que o Teste proporcionou, agora ela tem a vida perfeita: o amor que sempre desejou, uma vaga na universidade e um futuro como líder da Comunidade das Nações Unificadas.
Porém, Cia deveria ter esquecido tudo pelo qual ela e os outros estudantes passaram durante o Teste e para a infelicidade do governo, ela se lembra da maior parte. Agora ela terá que escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma, ou expor o Teste.
Esse livro podia correr o risco que muitos "segundos volumes de trilogias" sofrem: de ser lento e parecer que foi escrito só para encher linguiça para o terceiro volume. Felizmente, Joelle Charbonneau conseguiu fazer com que o seu segundo volume tivesse um motivo para existir.
A autora consegue construir muito bem a dificuldade que é para uma pessoa se colocar contra o sistema e pôr em risco tudo o que ela já tinha construído. Além de nos mostrar como o governo pode construir todo um planejamento para escolher uma parte da sociedade e excluir a outra. Claro que tudo elevado a uma potência maior, pois ela também precisa prender o leitor com um pouco de ação (que também não falta nesse livro).
A Cia é muita personagem que desde o começo eu gostei e o crescimento que ela tem com o passar dos livros é bem interessante de ler. Ainda acho que o romance dela é meio sem sal, mas tem quem goste.
Além dela ter que escolher se mostra a verdade ou a esconde com ela, Cia ainda tem que descobrir em quem dá para confiar e quem pode estar a enganando.
Toda aquela parte que comentei que tinha gostado muito no primeiro livro, dos desafios (que inclusive volto a dizer, ainda lembra bastante com a série da Netflix, 3%, e acredito que quem gostou do seriado pode gostar dos livros e vice-versa), volta para esse segundo volume - em menor grau - e é muito divertido ler como os personagens passam, saem ou constroem.
Fico muito feliz que a autora não perdeu a mão e espero que ela termine a trilogia lá em cima.
Uma boa trilogia para quem gosta de distopias e muita ação. Tenho a impressão que aqui no Brasil ela não é tão conhecida nem tão falada. Uma pena.

Até a próxima e boa leitura!

5 comentários

  1. Olá...
    Adorei conhecer um pouco mais sobre essa trilogia! Sempre recebo indicações, mas, sempre a acabo deixando deixando de lado... Gostei bastante de seus comentários a respeito da obra e acho que vou dar uma chance para essa trilogia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fico curiosa para ler essa série. Parece muito boa e me lembra um pouco Jogos Vorazes (talvez esteja enganada). Depois de ver sua resenha, fico feliz que a autora soube construir perfeitamente todo o cenário. É realmente maravilhoso quando isso acontece.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia essa trilogia mas achei a premissa bem interessante. Uma das histórias que mais me conquistaram foi Divergente (minha primeira distopia). Gostei também de O conto da Aia. Uma pena mesmo um enredo ser pouco divulgado no Brasil. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Achei bem interessante o enredo, adoro distopias e ação. Parece que a história tem uma boa dose de ficção, parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber mais das histórias, começando com o primeiro volume, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Essa é minha trilogia distópica favorita da vida!!! Gostei muito desse segundo livro e fico super contante que você tenha gostado também. Quando ler o terceiro, me chama pra gente conversar sobre o desfecho.

    ResponderExcluir