Resenha: A Formatura (Livro 3)

Título: A Formatura
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

- Os símbolos são importantes. Principalmente aqueles que têm a ver com mudança. Os revolucionários que formaram os Estados Unidos tinham suas listras e suas estrelas. A revolta europeia contra a coalizão usou um punho fechado. Resolvi criar pra nós uma versão diferente do seu símbolo. - Ele indica com um aceno de cabeça o círculo que envolve meu pulso. - Na mitologia, o raio representa perda da ignorância ou punição para aqueles que ultrapassam seus limites. Usei dois raios, uma vez que pretendemos fazer as duas coisas."

Finalmente chegou a hora da resenha do terceiro e último livro dessa trilogia distópica que eu tanto gostei.
Depois de passar pelo Teste no primeiro livro e de decidir se iria contar a verdade no segundo, agora Cia terá que liderar ações para a reconstrução do seu país. A guerra já aparece no horizonte dos habitantes da Nações Unificadas e já não é possível fugir das responsabilidades nem dos lados escolhidos.
Enfim cheguei à conclusão da história desse mundo pós-guerra e distópico, onde um governo corrupto e que não considera as vidas dos habitantes - que dependem das suas melhores escolhas para o bem estar de todo mundo - mostra finalmente a cara.
Buscando aliados, Cia tem a difícil missão de liderar o maior grupo possível contra chefes de Estado extremamente fortes e que têm todas as armas do seus lados.
Como aconteceu com os dois livros anteriores, eu novamente gostei bastante desse volume. Ainda com muita ação, mas agora com mais foco no drama das escolhas feitas, os personagens estão bem mais sombrios e amadurecidos.
Para mim ficou bem claro o crescimento da Cia durante os três livros para ela estar preparada para o final. Também temos outros personagens ganhando mais espaço (mesmo a narrativa sendo em primeira pessoa).
Novamente achei o relacionamento da Cia com o Tomas bem chatinho. Não que ele seja um personagem chato, mas sempre que os dois estão juntos, parece que eles perdem um pouco da força que sabemos que eles têm. Mas, provavelmente, sou minoria nessa opinião.
Achei que o final escolhido fez sentido e ainda temos uma virada de mesa que foi surpreendente para mim, e acredito que possa ser para vários leitores.
No final, foram três leituras muito divertidas e de livros que estavam para sair da estante sem serem lidos. Que bom que dei uma chance!
Um último comentário sobre a edição: mais uma vez o livro estava repleto de erros, dos mais variados tipos. A cada volume, os erros só foram aumentando e piorando. Uma pena.

Até a próxima e boa leitura!

3 comentários

  1. Olá, tudo bem? Tenho bastante curiosidade de ler essa triologia, mesmo não sendo o estilo de livro que costumo ler. Adorei saber tua opinião, parecem ser leituras bem divertidas mesmo. É uma pena que as obras pequem na correção, eu fico bem chateada quando encontro erros em livros.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, que bom ver que valeu a pena dar uma chance à trilogia e que gostou do final. Como comentei em uma resenha anterior, gosto muito dessa trilogia distópica e da Cia.

    ResponderExcluir
  3. Eu já quis muito ler essa trilogia e a vontade passou. Agora lendo a resenha deste volume, a vontade voltou. Vou ler!!!!
    beijos

    ResponderExcluir