Resenha: A Mulher Com Olhos de Fogo - Um 'Rolê' Pelo Mundo

Título: A Mulher Com Olhos de Fogo
Autor(a): Nawal El Saadawi
Editora: Faro
Páginas: 160
Ano: 2019
País: Egito
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência.
Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir… até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão.

Quantos anos da minha vida se passaram antes que eu me tornasse realmente a dona do meu corpo e de mim mesma, para fazer o que eu bem entendesse? Quantos anos da minha vida se perderam antes que arrancasse a mim mesma e o meu corpo das garras das pessoas que me mantiveram em seu poder desde sempre? Agora eu podia escolher a comida que eu queria comer, a casa na qual eu preferia morar, recusar um homem pelo qual eu sentisse aversão, por qualquer motivo que fosse, e escolher o homem que eu desejava ter, mesmo que fosse apenas por suas unhas limpas e bem-cuidadas. Um quarto de século já havia passado. Agora eu tinha vinte e cinco anos, e pela primeira vez consegui ter meu próprio apartamento, limpo e com vista para a rua principal."

Desde que esse livro foi lançado esse ano pela Faro, eu estou de olho nele e já pensando em passa-lo na frente para ler logo. Felizmente, nem precisei dar essa "roubada". O primeiro livro sorteado para o desafio Um 'Rolê' Pelo Mundo foi  A Mulher Com Olhos de Fogo, representando o Egito!
Em 1973, Nawal El Saadawi se aprofundou nas suas pesquisas sobre neurose em mulheres egípcias. Como médica e psiquiatra feminista, Nawal recebia muitas mulheres que buscavam seu aconselhamento para conseguirem lidarem com situações que a levavam a um estado de "pertubação mental". Para isso, ela escolheu alguns casos e fez diversas visitas a hospitais e prisões.
Uma das prisões que ela conheceu e que foi onde tudo começou, foi a Prisão Para Mulheres em Qanatir. Conversando com um dos médicos de lá, Nawal soube do caso de uma mulher que havia matado um homem e por isso tinha sido condenada à morte por enforcamento. Essa mulher? Firdaus.
Após diversas recusas, Firdaus começou a contar a sua história aos poucos. Tudo que ela contou antes de morrer, no final de 1974, está nesse livro. Outras partes, de desconhecimento da autora, foram criados por ela para a construção da história.
Crescendo na miséria, sobrevivendo à mutilação genital e à violência cometida por familiares, lidando com um casamento ainda na adolescência com um homem bem mais velho e tendo que se prostituir, essa é a história de Firdaus, uma mulher que num ato de rebeldia, cometeu um assassinato e foi parar na prisão. Uma mulher que é conhecida por todas as outras mulheres. Como diz o prefácio, escrito por Miriam Cooke em 2007: "Firdaus é uma personagem conhecida mundo afora. Sem dúvida. De Jacarta a Gidá, de Jerusalém a Joanesburgo, mulheres muçulmanas e não-muçulmanas conhecem essa mulher, essa heroína de A Mulher Com Olhos de Fogo.".
O livro de somente 160 páginas, começa com Nawal chegando à prisão e tentando inúmeras vezes o contato com Firdaus. A partir do momento que a prisioneira permite - um dia antes da sua execução -, começamos a descobrir como foi a sua vida, desde pequena até o momento do assassinato. Passamos por todas as suas dificuldades, sendo todas narradas pela própria Firdaus.
Um livro forte, assustadoramente real e que deveria ser lido por todo mundo, pois apesar de ter acontecido nos anos 70, em uma cidade e país totalmente diferente do nosso (Cairo, Egito), é uma história que facilmente poderia acontecer aqui no Brasil, amanhã mesmo.

- Vamos... A sua hora chegou.
Então eles a levaram embora da sua cela. E nunca mais voltei a vê-la. Mas a voz dela continua a ecoar nos meus ouvidos, vibrando dentro da minha cabeça, na cela, na prisão, nas ruas, no mundo inteiro. Transformando tudo, espalhando o medo por todos os lugares, o medo da verdade que mata, o poder da verdade, tão violento, simples e terrível quanto a morte, e mesmo assim tão simples e tão nobre quanto uma criança que ainda não aprendeu a mentir.
O mundo estava repleto de mentiras, e ela teve de pagar o preço por isso.
De cabeça baixa, entrei no meu carro. Havia um sentimento de vergonha dentro de mim. Vergonha de mim mesma, da minha vida, dos meus medos e das minhas mentiras. As ruas estavam cheias de pessoas apressadas e agitadas, de jornais pendurados em bancas de madeira, exibindo suas manchetes em letras garrafais. A cada passo que eu dava, onde quer que eu fosse, eu podia ver as mentiras, testemunhar o triunfo da hipocrisia. Eu afundava o pé no acelerador como se tivesse pressa para atropelar o mundo e acabar com ele. No instante seguinte, porém, levantei rapidamente o pé e freei de modo brusco, e o carro parou de repente.
E nesse momento percebi que Firdaus tinha mais coragem do que eu."

Um livro que me deixou muito feliz de ter lido, mesmo que o livro não tenha nada de feliz. Um começo de desafio que não poderia ter sido melhor.
Próxima parada: Áustria, com o livro Desejo, de Elfriede Jelinek!

Até a próxima e boa leitura!

10 comentários

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler. Parece ser uma leitura bem pesada, com uma história cruel, mas real, portanto precisa ser lida. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada ambientado no Egito, apesar de amar muito!
    Com certeza é uma obra que irei ler, já está na minha lista e e espero ler o mais breve possível ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Achei a premissa desse livro linda, mas não estou no espírito para leituras assim mais tristes.
    Por enquanto vou deixar a dica passar, mas vou pensar com carinho nesse livro para o ano que vem!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina! Não conhecia o livro nem autora, mas amei a sua resenha. Tenho muito interesse por esse tipo de enredo que envolve não apenas a temática feminista, mas questões psiquiátricas, emocionais, além de um relato real de quem foi condenada à morte. Também achei super interessante esse desafio e participei de algo parecido em 2019! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu me senti muito mal só em ler a resenha. :( É um livro que com certeza vai me nocautear, me deixar em profunda angústia. Eu já tinha colocado esse lançamento da Faro na minha lista de desejados, pois a sinopse tinha me impressionado, mas agora percebo que preciso passá-lo na frente de outros, logo no inicio do ano.

    É horrível saber que ela de fato morreu, que a sentença foi cumprida. Uma sentença injusta. Uma morte muito injusta num mundo em que Justiça é pura utopia. Fiquei arrasada com a história dessa mulher. E pensar que é apenas um caso no meio de milhares de outros iguais e com finais talvez muito semelhantes. :(

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem ?
    Julgar-se pela capa achei que se tratava de um romance, mas ao começar a ler sua resenha fiquei impressionada com o tamanho que essa história pode ter mesmo diante de poucas páginas. Fiquei extremamente curiosa com o enredo e com a premissa. Quero muito fazer a leitura. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura muito tocante, principalmente por se tratar de uma história real. Só de imaginar tudo que essa mulher sofreu, já imagino o quanto essa leitura deve ser tocante e forte. Não é o tipo de leitura que estou buscando no momento, por se tratar de um assunto que considero muito doloroso. Só de imaginar quantas mulheres passaram e ainda passam por situações parecidas com essa no mundo, já fico com um nó na garganta.
    Porém, adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Achei essa capa linda!
    O tema central do livro me deixou muito curiosa e acho que nunca li nada parecido e por isso já quero ler o livro também. Achonque não será uma leitura fácil, mas tem muito a me acrescentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Me pareceu uma leitura bem pesada, fiquei curiosa pela premissa, a proposta é bem interessante, mas no momento não é uma leitura que eu faria. Mesmo assim adorei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, já li algumas resenhas desse livro e sabia que tinha um conteúdo forte. Esse seu último quote foi a prova disso! A premissa é ótima, mas não sinto vontade de lê-lo tão cedo.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir