Resenha: Estamos Bem

Título: Estamos Bem
Autor(a): Nina LaCour
Editora: Plataforma 21
Páginas: 224
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Marin deixou tudo para trás. A casa de seu avô, o sol da Califórnia, o corpo de Mabel e o último verão agora são fantasmas que ela não quer revisitar. O retrato de uma história em que já não se reconhece mais. Ninguém nunca soube o motivo de sua partida. Nada se sabe sobre a verdade devastadora que destruiu sua vida.
Agora, ela vive em um alojamento vazio e está sozinha no inverno de Nova York. Marin está à espera da visita de sua melhor amiga e do inevitável confronto com o passado. As palavras que nunca foram ditas finalmente se farão presentes para tirá-la das profundezas de sua solidão.
- Não desapareça de novo - ela diz. - Ok?
Sinto seu cabelo macio no meu rosto.
- Promete?
- Prometo.
Começo a virar, mas ela estica a mão para segurar meu braço. Chega o corpo mais perto do meu, até estarmos nos tocando inteiras. A cada respiração, sinto o inverno passando.
Fecho os olhos e inspiro, então penso nessa casa que não é de nenhuma de nós duas, escuto o fogo estalando, sinto o calor da sala e do corpo dela e sei que estamos bem.
Estamos bem."

A princípio, eu fecharia o ano de 2019 com esse livro, mas acabou que outro livro entrou no finalzinho e isso não ocorreu. No entanto, isso não tem relevância para a resenha de hoje.
O que importa é que ao mesmo tempo em que estava ansiosa para fazer a leitura, também tinha um receio já que a minha mãe não tinha gostado da história. Felizmente, o livro superou as minhas expectativas e ainda me surpreendeu.
Acompanhamos Marin no seu alojamento da faculdade, sozinha, na véspera do Natal. Ela deixou para trás a casa do seu avô, o verão da Califórnia e a sua melhor amiga, Mabel.
Sinto que qualquer coisa a mais do que eu diga sobre a história pode estragar a experiência de quem ainda não leu, portanto, ficarei somente nisso.
Alguns dos motivos que fizeram eu gostar tanto desse livro foram, primeiro, a escrita da autora, que é muito dinâmica e como o livro é fino, acabamos que nem percebemos a história passando.
Segundo, que a Marin é uma personagem que conseguiu passar muito bem - para mim, pelo menos - os seus problemas e o porquê ela tem uma grande dificuldade em encará-los. Eu conseguia entender ela. Eu sentia a dor que ela estava passando e acredito que isso é muito importante, já que a história se desenrola a partir disso.
Além desses dois motivos, mais para o final do livro, ainda fui pega de surpresa com uma grande revelação. Há um problema a ser resolvido com o avô da nossa protagonista e não imaginava que o problema tinha sido ocasionado por causa dos motivos nos quais é nos apresentado.
Por fim, existe um romance que conhecemos no começo do livro e só voltamos a vê-lo novamente mais no fim, e que achei que foi muito bem construído. Dá para perceber que existe um sentimento, mesmo com todos os conflitos.
Uma última coisa antes de acabar a resenha é que preciso comentar sobre essa capa, que está lindíssima. Comprei ele muito por causa dela e felizmente, gostei também da história. Mas a capa precisava ser citada aqui.
Portanto, Estamos Bem foi uma leitura muito rápida, de 2 a 3 dias, que apresenta um problema bem sério e conflitos bem introduzidos e resolvidos.

Até a próxima e boa leitura!

8 comentários

  1. Que bacana quando a referencia negativa de alguém sobre um livro nãos e confirma quando a gente faz a leitura. prova que cada um tem a sua opinião sobre a obra e a experiência do outro não deve validar a nossa. A capa realmente é linda e fiquei curiosa com o romance, embora já imagine como será.

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem ?
    Amei a capa, mas fiquei bem curiosa por mais detalhes da obra. Mas me pareceu ser algo bem intenso e bem profundo, fiquei curiosa e anotei a dica para uma leitura futura (se tiver disponível no Unlimited).
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu acho que nosso sentimento aumenta quando temos uma conexão com o personagem né?! Sentir suas dores, entender seus problemas com certeza nos faz enxergar a história de outra perspectiva. Conhecia o livro por nome, mas nunca tinha procurado saber mais sobre, o que agora me deixou hiper curiosa. Realmente a capa é bem bonita. Dica anotada e ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Devo concordar com você: a capa é maravilhosa! Li essa obra há alguns anos e lembro que gostei, mas não chegou a me surpreender. Fico feliz que ela tenha superado todas as suas expectativas. E a forma como o romance ficou em segundo plano, é algo que me fez gostar de "estamos bem".

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol!!!
    Eu já tinha visto algo sobre o livro é vi na época do lançamento da Plataforma.
    Que bom que o livro não foi uma decepção, porque comprar por causa de capa bonita às vezes é um risco.
    Adorei a resenha e a dica.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Não conhecia esse livro, mas deve ser repleto de sentimentos apesar de ser curto. Adorei sua resenha ainda mais quando comentou que entendia as dificuldades e o drama vivido, é como se colocasse no lugar da personagem, acho o máximo quando nos conectamos a ele. Parabéns pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que vida da personagem viver sozinha em Nova York, sem a família e ainda em busca de respostas. Essa história deve ser bem emocionante e ainda a obra sendo curta e com uma narrativa fluída como disse, eu devoraria esse livro rapidinho também. Fiquei muito curioso para saber dos segredos de Marin.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Esse livro me chama a atenção desde quando foi lançado, seja por essa capa magnifica ou pelo enredo sim, eu não sei se estou preparada psicologicamente pra esse tipo de obra mas dá pra perceber como ela é importante.

    ResponderExcluir