Resenha: Escuridão Total Sem Estrelas

Título: Escuridão Total Sem Estrelas
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 392
Ano: 2015
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão Total Sem Estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada – bom senso, piedade, justiça ou estrelas – para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

Ela se inclinou para mais perto. O cheiro dela era avassaladora, e seu sorriso meio de lado, de orelha a orelha... Consigo vê-lo agora, enquanto escrevo. Disse a mim mesmo para morrer, mas meu coração continuava batendo. Seu rosto pendurado deslizou para junto do meu. Senti minha barba curta arrancando minúsculos pedaços de sua pele; podia ouvir sua mandíbula quebrada rangendo como um galho coberto de gelo. Então ela pressionou os lábios frios contra minha orelha febril, e começou a sussurrar segredos que somente uma mulher morta saberia. Eu gritei. Prometi me matar e trocar de lugar com ela no inferno, se ela parasse. Mas ela não parou. Não pararia. Os mortos não param.
Sei disso agora."
 
Sempre que eu começo um livro do Stephen King, ao mesmo tempo em que fico muito curiosa em saber o que esse homem inventou, fico um pouco receosa, pois tenho um pouco de dificuldade de gostar das suas histórias e também sempre demoro nas leituras.
Dito isso, comecei Escuridão Total Sem Estrelas com altas expectativas, já que as críticas sobre ele são muito positivas. Mas ai, entra outro problema meu: é bem difícil eu me conectar com as tramas quando estou lendo contos. Mesmo assim, estava curiosa para descobrir como seria a minha experiência com mais um livro do King, visto que a última vez que li algo dele foi em 2017.
O livro e dividido em quatro contos: 1922, Gigante do Volante, Extensão Justa e Um Bom Casamento. Vou trazer uma sinopse rápida de cada um, seguido da minha opinião, para depois finalizar o que eu achei da leitura em geral.
1922 é o conto mais longo do livro, com 140 páginas. O agricultor Wilfred e seu filho Hank não querem vender as suas terras, mas sua esposa quer ir embora daquela cidade pequena e interiorana. Eles precisam então tomar uma decisão: abrir mão das terras ou da esposa? Eu já conhecia um pouco da trama desse conto porque já tinha assistido a adaptação da Netflix, de mesmo nome. No entanto, me lembrava muito pouco do enredo e com certeza o filme não conseguiu passar metade da sensação que o conto passa. É difícil até de explicar, mas a gente vai ficando cada vez mais incomodado durante a leitura. Tanto que demorei para terminar, porque toda hora precisava dar uma pausa. Eu gostei muito da atmosfera do conto, mas acho ele um pouco lento. Talvez a lentidão seja proposital e até entendo. Funcionou.
Gigante do Volante é o segundo conto e tem 116 páginas. Aqui, acompanhamos Tess, uma autora de livros de mistérios, que está viajando para dar uma palestra sobre eles em uma biblioteca. A conversa vai muito bem e tudo o que ela quer é voltar para casa e ficar com a sua gata. Mas durante o trajeto, o pneu do se carro fura e ela tem que parar para trocar. Até que um homem gigante encosta para ajudá-la e então tudo vira de ponta cabeça. Agora a única coisa que Tess quer é  vingança! Bom, eu achei esse conto ok. Nele está o que eu mais odeio no Stephen King e que no final da resenha eu vou comentar mais profundamente: o prazer em que ele tem para ferrar com as suas personagens femininas. A Tess sofre muito nas mãos desse estranho e quando ela vai atrás da sua vingança, ela se ferra mais um pouco. Já que estamos lendo contos de terror e que tem esse teor, facilmente os papéis podiam ser invertidos, mas essa não é a primeira vez que o King faz isso e nem é a última, e isso me incomoda demais!
Extensão Justa é o terceiro conto e tem 36 páginas, tornando o mais curto do livro. Nesse, acompanhamos Dave Streeter, um homem que tem um câncer terminal e por causa disso, seu relacionamento com sua esposa e seus filhos está quebrado. Até que ela faz um pacto com um estranho vendedor. Mas para isso, ele terá que destruir a vida de outra pessoa. Será que vale a pena? Esse foi o conto que menos gostei, porque acho horrível essa ideia de tirar os nossos problemas (seja qual for, de grana, doença, família) e passar para outra pessoa. E pior, você ver o que a outra pessoa está sofrendo e ainda sentir prazer. Não gostei nadinha.
Um Bom Casamento é o último conto, com 86 páginas e foi o meu favorito. Darcy Anderson acredita que tem um casamento perfeito, com um homem maravilhoso. Até que um dia, enquanto ele viaja, ela encontra uma caixa escondida na garagem e tudo o que achava ser verdade se esvai. Eu gostei muito desse porque o modo como a personagem descobre esse segredo muito perigoso e lida com a situação toda foi muito interessante e bem construído. Foi o que mais gostei e o que achei que teve o melhor desenvolvimento de alguma personagem feminina.
Bom, foi mais uma experiência com o Stephen King e acho que deu para perceber o que gosto nas histórias dele e o que eu não curto muito. Isso facilita na hora de escolher o próximo livro, pois já vou sabendo que posso não gostar da construção das personagens femininas dele e que vou demorar na leitura.
O livro está lindíssimo, com essa edição maravilhosa, toda preta, da Suma.
Me recomendam qual livro dele, considerando tudo o que disse? (E de preferência, sem ser algum dos seus calhamaços).
Até a próxima e boa leitura!

7 comentários

  1. Eu sou completamente suspeita porque apenas AMO King. E ETSE é um dos meus livros de contos favoritos dele devido ao real lado sombrio que passou na obra.
    Uma dica de leitura rápida fica difícil porque não sei quais já leu, mas tem Joyland, Mr Mercedes... mas esses sçao menos terror e mais policial psicológico.
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada do King, apesar de sempre ver seus fiéis fãs elogiando e também vários outros leitores. Acho que para mim, inicialmente funcionaria mais livros de conto, o que daria oportunidade desse livro ser meu primeiro contato. Te entendo ao dizer as preferências que tem quanto ao autor, até porque o cara escreve várias coisas que podem ser divergentes. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol.
    Só vejo elogios aos livros do King, mas nunca tive a chance de ler nada dele. Achei bem interessante você apontar o que gostou e o que não gostou em cada uma das histórias. Fez muito sentido para mim!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou aquela fã fanática do King, mas confesso que tudo o que li dele eu amei demais por isso tenho muita curiosidade de ler este aqui que dizem ser um dos melhores de contos do autor. Já está na minha lista faz tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já tentei ler os livros de King algumas vezes, mas não consigo me conectar ao seu estilo de narrativa. Mesmo assim pretendo um dia pegar algo dele e ler até o fim, só não sei que dia vai ser esse. E quanto a edição desse livro já cheguei a folhear ela uma vez na livraria e achei linda também.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem? Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita do autor ainda mais depois de descobrir que tantos filmes dos quais sou fã são adaptações dos livros dele. Um deles é À espera de um milagre. Nossa, faz tanto tempo que assisti mas continua sendo um dos meus favoritos. A atuação de Tom Hanks está incrível. Aliás todo o elenco foi escolhido com esmero. Quanto a esse que você indicou não conhecia mas achei interessante a premissa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina, tudo bem?
    Esse livro me deixou curiosa desde que vi a capa pela primeira vez e um dos contos que tu comentou me lembrou muito um episódio de "Além da Imaginação" que tinha uma temática bem semelhante, mas com um botão vermelho que se a pessoa apertasse, ela ganharia um milhão de dólares, mas alguém que ela não sabe quem é morreria. Já o 1922 ganhou uma adaptação na Netflix que eu ainda não vi.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir