Resenha: A Casa das Orquídeas - Um Rolê Pelo Mundo

Título: A Casa das Orquídeas
Autor(a): Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
Ano: 2012
País: Irlanda
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações.
Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park...
E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.

- Ouvi histórias sobre a orquídea negra, que floresce no nosso reino, no alto das montanhas do norte. Quero que a encontrem e a tragam para mim, para que eu a dê à princesa no dia do nosso casamento. Aquele que me trouxer a orquídea primeiro será recompensado com um tesouro que o fará um homem rico. Os dois que falharem não viverão para assistir ao meu casamento."

 

Eu sempre li diversas resenhas sobre os livros da Lucinda Riley, mas por ter uma impressão de que suas histórias eram sempre romances históricos, nunca tive muito interesse em conhecer a sua escrita. Até que, ano passado, criamos o nosso projeto Um Rolê Pelo Mundo e tive a ideia de escolher A Casa das Orquídeas para representar a Irlanda - esse país que tanto amo!
Quando comecei a leitura, ainda estava um pouco receosa, ainda mais considerando a sua grossura (quase 600 páginas), mas a trama me ganhou logo nos primeiros capítulos.
O livro é dividido em três narradores: Júlia Forrester, nos dias atuais e o casal, Olivia e Harry Crawford, na década de 40. Todos estão de alguma maneira ligada à propriedade de Wharton Park, o que torna o local quase que um outro personagem.
Somos apresentados primeiro a Júlia, uma pianista super talentosa e reconhecida, que está se recuperando de uma tragédia familiar. Quando criança, a garota passava o seu tempo na estufa da mansão, onde seu avô cultivava diversas flores exóticas, inclusive orquídeas, plantas de outra região e que rapidamente morriam quando plantadas na Inglaterra.
Em busca de um sentido para a sua vida, ela volta para a sua cidade natal e reencontra Wharton Park, agora, recém-herdada por Kit Crawford, um homem gentil que também têm seus problemas e suas histórias tristes.
Enquanto reforma os aposentos para a venda das terras, Kit encontra um antigo diário escrito em 1941 por um antepassado seu que indica em que momento Wharton Park começou a decair. É assim que eles conhecem a história do casal Crawford.
Harry, o futuro herdeiro da família, não tem muito interesse em se casar e muito menos de participar do exército. Tudo o que ele mais quer é tocar o seu piano, mas o futuro não é muito atrativo. Até conhecer Olivia, uma garota que acabou de chegar da Índia e não está conseguindo se entrosar no novo país.
Os dois se aproximam e começam um relacionamento. Um pouco antes da Segunda Guerra Mundial explodir, eles se casam, mesmo entre brigas e mentiras. Até que Harry é convocado pelo exército britânico e eles são separados.
Durante as batalhas, Harry é capturado e feito refém por três ano e meio na prisão de Changi, em Singapura. Liberto, ele passa um tempo na Tailândia para se recuperar e poder voltar ao seu país. No entanto, o homem conhece uma pessoa que irá mudar todo o seu mundo e deixá-lo de ponta cabeça. Ao voltar para a Inglaterra, a felicidade de todos é afetada.
Bom, enredo introduzido (e haja explicação, mas vocês me entendem, já que o livro é um calhamaço!), agora é possível eu trazer as minhas opiniões.
Como disse no começo da resenha, fui muito surpreendida com a escrita e história da Lucinda Riley. Ela conseguiu me colocar no interior da Inglaterra, mais especificamente em Norfolk, na década de 40 e também na Tailândia da mesma época.
Os personagens são muito bem construídos e é muito fácil nos conectarmos com eles. No meu caso, principalmente com as personagens femininas, Júlia e Olivia, além da avó da primeira, Elsie, que é quem conta a história do casal para ela. Já sobre o Harry, senti um pouco mais de dificuldade para entender todas as suas escolhas.
Kit é um personagem adorável, mesmo que eu ache o relacionamento amoroso dele muito grudento. Mas isso é algo particular meu, que sou muito seca. Um homem super respeitoso e admirável, bem diferente de outro que reaparece mais no final da história e só faltou eu bater nele, se pudesse...
No final, acontece um plot twist atrás de outro, algo que eu não esperava de um livro desse estilo. Curti bastante e não esperava nenhum deles.
Os dramas e suspenses são na medida certa. Há momentos muito tristes e outros mais divertidos, mas o principal é a curiosidade criada para as reviravoltas e justificativas tomadas.
Enfim, A Casa das Orquídeas foi um livro que eu não esperava gostar tanto e que recomendo demais, mesmo para aquelas pessoas que possam ter algum receio como eu tive.

Até a próxima e boa leitura!

16 comentários

  1. Esse livro é lindo.
    Leia A Garota do Penhasco. Para mim é o melhor livro chorei um monte.
    A Casa das Orquídeas tem persnagens maravilhosos e a história das flores tão é linda

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro há quase um ano, você acredita que nunca senti vontade de ler? Diferente de você eu acha que seria um romance clichê, acho que julguei o livro pela capa, no entanto lendo sua resenha o enredo é do estilo que gosto. A quantidade de páginas não me assusta até hoje de livro calhamaço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    Só escuto coisas boas a respeito desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, lendo sua resenha deu para perceber a profundidade do enredo e que envolve, mesmo sento um livro grosso. Quando tiver uma chance irei ler sem dúvida, pois sua resenha me deixou curiosa sobre a trama. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oiê.
    Entre os livros da editora que tenho esse é um dos que eu mais tenho vontade de ler mas ainda não tirei um tempo. Acho que a quantidade de páginas me faz pensar que será uma leitura pesada, principalmente por todo o drama. Ler sua resenha me mostrou que eu estava enganado. Já estou pensando aqui em pegar pra ler e conhecer todos esses personagens.
    Abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Oi. :)
    Tenho esse livro há tanto tempo, mas nunca parei pra ler.
    Apesar de achar interessante o enredo, não sinto vontade de concluir a leitura, mas só ouvi comentários ótimos sobre a obra e tb sobre a autora.
    Acho que nunca li nada da Lucinda, mas vamos ver se dou uma chance pra esse então.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Entendo voce, por algum motivo também nunca li Lucinda mas o sucesso que a autora faz me deixa absurdamente curiosa para saber o que suas histórias tem de tão especial assim, fico feliz que a leitura tenha te conquistado, de fato parece ser uma história incrível.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu nunca li nada da autora, mas já a vi em uma bienal e que mulher incrivel. Mas na época estava lançando um livro de série e eu fiquei meio com preguiça e nunca mais fui atras. Fiquei muito curiosa com essa obra pois ela reune todos os elementos que eu gosto em uma obra!

    Adorei a sua resenha! dica anotada.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? É sempre maravilhoso quando somos surpreendidos por uma história né?! Eu já ouvi falar muito da Lucinda, inclusive muitos elogios rasgados, mas não tive ainda oportunidade de ler. Gosto bastante também de desbravar vários países e a ideia de conhecer a Irlanda melhor me chama atenção. Adorei a resenha, e dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acredita que também tenho esse pensamento dos livros dela, mas eu gosto de livros assim rs, só fico adiando os dela, nas ainda esse ano irei ler algo da autora. Gostei de conhecer um pouco dessa história, quem sabe eu não comece por essa. Otima resenha, bem clara e sincera.

    Beijos
    leiturasdatah.live

    ResponderExcluir
  10. É incrível quando um livro nos surpreende, né? Meu primeiro contato com a Lucinda foi ano passado e gostei bastante da experiência. Esse ainda não tive oportunidade de ler, mas todos comentários que leio sobre, falam que é um dos melhores e desse desenvolvimento dos personagens. Isso é maravilhoso para a história. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que os livros dela devem ser muito bons mesmo porquer nunca vejo resenhas negativas ou enfadonhas...
    Tenho muita curiosidade em ler algum, mas só me falta a oportunidade.
    Vou colocar na minha proxima leitura!!
    Adorei a resenha e obrigado pela dica!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, tudo bem? Impossível não ter ouvido falar dessa autora não é mesmo? Perdi a conta dos elogios que vi pela internet. Uma pena ainda não conhecer sua escrita. Mas com esse enredo e essa edição já quero ler esse livro pra ontem. Também gosto muito da Irlanda. Tenho uma lista de lugares para visitar só de assistir filmes/séries e ler livros. Achei incrível o diário, eles tentarem desvendar o passado, e todo esse mistério. Com certeza a autora conseguiu unir elementos que despertam a curiosidade do leitor. Mais um pra minha listinha. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu tenho um livro dessa autora parado na minha estante há muito tempo e não leio por causa do tamanho (os livros dela parecem ser sempre enormes) e porque sempre tive a sensação de que são leituras lentas. Mas sua resenha me deixou curiosa para conhecer a escrita dela e gostei muito da premissa desse. Parece ser uma ótima leitura e fiquei curiosa para conferir as surpresas da trama.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Li este livro em 2012 e lembro que gostei bastante. Não sei porque não li mais nada da autora, mas ler a sua resenha me deu vontade de conhecer mais seus livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço essa obra e ainda não tive a oportunidade de ler, mas já sei que é uma história incrível e espero poder ler em breve para eu poder tirar minhas conclusões. Adorei sua resenha, está bem completa.

    ResponderExcluir
  16. Olá Carol!!!
    Eu já ouvi falar muito sobre esse livro, mas só fica naquela um dia eu leio. Não sabia que a história era tão maravilhosa assim e fiquei aqui apaixonada pela mesma e querendo saber mais desse passado dessa família que nos é introduzida neste livro.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir