Resenha: Menina Má

Título: Menina Má
Autor(a): William March
Tradutor(a): Simone Campos
Editora: DarkSide
Páginas: 272
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.


A diretora ficou em silêncio alguns momentos e então falou que em vários aspectos o psiquiatra considerava Rhoda a criança mais precoce que já vira; seu jeito calculista, astuto e maduro era, de fato, notável; ela não tinha nenhuma das culpas e dos medos comuns na infância; e, era claro, não tinha qualquer capacidade de afeto, preocupando-se somente consigo mesma. Mas talvez o traço mais notável nela fosse sua inesgotável cobiça. Ela era uma fascinante espécie de animalzinho que não aceitava ser domado, que não aceitava se ajustar aos padrões convencionais..."


Menina Má foi lançado em 1954 e foi um sucesso, tanto que dois anos depois foi lançado o filme (A Tara Maldita) com direção de Mervyn LeRoy e Patty McCormack como a assustadora Rhoda Penmark.
No livro, acompanhamos a pequena Rhoda, de 8 anos, junto com a sua mãe, Christine em uma nova cidade. O pai, que trabalha a quilômetros de distância, só fica sabendo das notícias de sua família através de cartas que demoram a chegar.
Desde o começo nós percebemos que tem algo de estranho acontecendo. Uma ação aqui, uma conversa ali. Um objeto desconhecido que aparece, acidentes com colegas, uma frieza que não é natural para uma criança.
Enquanto eu lia, tive a sensação de ser apresentada ao livro que inspirou Precisamos Falar Sobre o Kevin. Enquanto a história de 2003 cria um personagem que odeia a mãe e não tenta esconder as usas ações, na trama de 54, a menina é maldosa por puro interesse e é extremamente cínica.
A leitura é bem rápida, apesar dela ser bem linear. Foi interessante conhecer esse clássico que criou uma personagem tão marcante para a literatura e que deu origem a um filme bastante importante.

Se ficaram interessados, não se esqueçam de comprar com o nosso link - que fica sempre no começo do post e pode ser utilizado para qualquer compra.

Até a próxima e boa leitura!

7 comentários

  1. Oi Carolina!!

    Nossa eu li esse livro tem um bom tempo já, acho que foi um dos primeiros livros sobre crianças que matam que eu li na vida! Eu achei a construção da Rhoda muito boa, eu adoro a forma como ela foi mostrada nesse livro e mesmo que a narrativa seja bem linear e talvez previsivel, eu gostei demais também! Hoje em dia adoro livros com essa temática! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade de conferir essa obra, acho a temática interessante e perturbadora.

    Quel ¬¬
    Blog Literaleitura
    https://literaleitura2013.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem ?
    A todo momento, ficava pensando que se tratava de uma história que vi uma vez que a tal menina, na verdade era uma adulta que sofria de um distúrbio e fingia ser criança.
    Sempre vejo pessoas falando muito bem deste livro.
    Mas eu ainda não sei se esse tipo de enredo é para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Vou admitir que nunca tive muita curiosidade em ler o título, apesar de achar que seja quase um clássico do gênero, porque o assunto não é de grande interesse meu. Ainda assim, gostei do que disse sobre a história e o paralelo com o livro Precisamos Falar Sobre o Kevin. Quem sabe um dia eu tente?! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que vi esse livro e acho que ficaria muito agoniada lendo! Eu morro de vontade de ler e de assistir o filme, acredito que seja de arrepiar acompanhar as nuances da menina.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Já cheguei a folhear esse livro na livraria e quase comprei, mas acabei trazendo outro pra casa. Tenho vontade de conhecer esse enredo melhor, porém sempre vou pondo outras leituras na frente. Ele é bem decantado pelos leitores, qualquer dia leio ele ; )

    ResponderExcluir
  7. Essa capa me assusta ao ponto de não querer nem tocar no livro, mas ao mesmo tempo, morro de curiosidade e essa edição está caprichadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir