Título: O País das Mulheres
Autor(a): Gioconda Belli
Tradutor(a): Ana Resende
Editora: Verus
Páginas: 220 | Ano: 2011 | País: Nicarágua
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Depois de sofrer um atentado em praça pública, a brilhante e sexy Viviana Sansón - presidenta de Fáguas, um pequeno país latino-americano - acorda na semiobscuridade de um galpão. Ali, Viviana vai se deparando com objetos que perdeu ao longo da vida, como um guarda-chuva, óculos escuros, uma toalha, um anel, entre outros. Cada objeto faz reviver nela uma lembrança. Pelas memórias de Viviana, vamos conhecendo a história fabulosa do Partido da Esquerda Erótica (PEE) e de suas integrantes, todas convictas de que o poder exercido pelas mulheres, com humor e amor, pode conquistar o que em séculos o poder masculino não alcançou. Como "as eróticas" chegaram ao poder? Quem atirou na presidenta? O que vai acontecer com esse governo único e atrevido, composto exclusivamente de mulheres?
Até agora as mulheres ingressaram em grande número nas universidades, mas a vida profissional, quando existem filhos, introduz uma enormidade de obrigações adicionais que as sobrecarregam de responsabilidade e prejudicam sua eficiência em ambas as áreas. Não é de surpreender que, ao ter a possibilidade, optem por permanecer em casa. Isso significa que passam a ser economicamente dependentes de quem provê o sustento da família e, portanto, são vulneráveis ao abandono e à violência e perdem a autonomia e a possibilidade de autor realização em um terreno distinto da maternidade."
Um pequeno país latino-americano, governado por uma mulher. Viviana Sansón é presidenta de Fáguas. Depois de muitos obstáculos superados, Viviana junto com seu partido, Esquerda Erótica (PEE), conseguem ganhar popularidade e se elegem em um país que está tentando crescer e ainda não está 100% convicto que uma mulher possa liderar uma população com diversos problemas sociais e econômicos.
Enquanto discursa em uma praça pública para apoiadores e grupos divergentes, Viviana sofre um atentado - um atirador no meio da multidão acerta a mulher em cima do palanque. Entre a vida e a morte, Viviana "acorda" na semiobscuridade de um galpão, repleto de objetos que perdeu ao longo da vida: um guarda-chuva, vários óculos escuros, uma toalha, um anel, entre diversos outros. Cada objeto faz ela reviver uma lembrança.
A partir das memórias de Viviana e investigações feitas pelo restante do PEE, vamos conhecendo a criação do partido, como essas mulheres se conheceram e se uniram, como elas conseguiram chegar ao poder mesmo com muita rejeição e o mais importante, quem atirou na presidenta?
O País das Mulheres é um livro bem rápido de ser lido e com uma proposta bem interessante. A crítica que ele faz é bem fundamentada, bem atual. A história ser narrada entre presente e memórias faz a gente conhecer melhor as personagens principais.
Até a próxima e boa leitura!

Nenhum comentário