Expectativas Frustadas - O Chamado do Cuco



"Ele sorriu para a telinha antes de recolocar o telefone no bolso. O sol aquecia sua cabeça e os ombros. Gaivotas gritavam, rodando no alto, e Strike, com a consciência feliz de que não precisava ir a lugar algum e não esperava por ninguém, acomodou-se para ler o jornal de ponta a ponta no banco ensolarado."

O que falar de um livro que veio tão "coberto" de expectativas?...
Não estava esperando nada NEM perto do fenômeno Harry Potter, mas algo que realmente me rendesse à uma boa resenha. Não rolou! O livro é mediano, as personagens são óbvias, e o enredo lento.
Tinha acabado de ler a trilogia  Millenium (diga-se de passagem, INIGUALÁVEL!). Você fica esperando sempre algo mais, mas desde então, acho que nunca vou me surpreender...
O livro não é de tudo ruim. Mas se tratando de uma autora de milhões de exemplares vendidos pelo mundo, esperava me surpreender com algo além do evidente.
Achei que a história podia ter sido bem mais elaborada desde os primeiros capítulos, Havia tudo para dar certo, mas as coisas acabam se perdendo pelo caminho.
Para leitores que o leem sem muitas expectativas acredito que pode ser um livro "carismático", mas para aqueles que já vão lotados de ansiedades, essa adrenalina se esvai em questão de capítulos.
A história se desdobra entre um detetive particular e a morte de uma modelo famosa. Lendo muitos comentários em outros sites, achei um certo fanatismo em torno da autora mais do que a própria história - porque é da J. K. Rowling tem que ser bom - só que não, pessoas... A história é fraca, nada de diferente entre os milhares de enredos policiais, e o final nada diferente do óbvio - preciso de muito mais para me tirar o sono. Compara-la a Agatha Christie, como já li em alguns sites, é até uma ofensa. A história não tem nada de complexa ou surpreendente. NADA, tupiniquins.
Descobri meses atrás que vai ser uma trilogia. Pra isso precisa melhorar MUITO, ou só vai vender para os fanáticos de plantão!

Por Cláudia Trigo

10 comentários

  1. Olá Claudia, de fato tem livros q não são oque paressem, mais nossa bagagem literária tem q ter de tudo um pouco. Gostei muito da sua resenha! Bjos
    www.batomnacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane, obrigada pelo feedback.
      Realmente criamos algumas expectativas em relação ao livros (ou pelo autor, ou pela capa, ou até por uma resenha mal feita); mas não desisto nunca dos meus livros. Leio até o final. E com certeza, vou comprar o segundo da série. Tenho esperança que vai ser melhor, até porque estamos falando de uma grande escritora.
      Bjos

      Excluir
  2. É um dos livros que eu estava louco pra ler esse ano. Que pena que não gostou... eu nem sabia que pertencia a J. K ou já tinha esquecido KKK'
    ainda tenho curiosidade de compra-lo no ano que vem.

    Fiz um post sobre a carreira e as músicas do cantor carioca Cícero Lins. Ele é ótimo passa lá e aproveita pra dar uma olhada nos outros posts também: http://goo.gl/xzXGPI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rael.
      Acho que toda leitura é válida. E acho que quanto mais a gente vai se aprofundando em nossos gostos mais exigentes vamos ficando.
      No meu caso, tenho me tornado exigente demais, rsrsrs.
      Passando para dar uma olhada nos posts.
      Abraço

      Excluir
  3. Um conselho(que você já deve conhecer, mas é sempre bom lembrar) : nunca leia um livro com grandes expectativas. Não é nada legal.

    http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rosália. A gente sabe, mas fica difícil em algumas situações controlar essa ansiedade... Mas obrigada pelo recado.
      Beijo

      Excluir
  4. Olá Cláudia,
    Nossa que pena que você não gostou muito do livro...já ouvi muitas coisas boas sobre ele e morro de vontade de ler, fiquei até um poco apreensiva, pois como adoro Agatha Christie e já li inúmeros livros fico com receio de realmente achar o suspense de JK um tanto superficial, além de que Agatha realmente é a melhor do gênero suspense policial.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui coberta de expectativas nesse livro. E é aquela história: quem lê Agatha ou Stephen King, ou ainda: leu a trilogia Millenium fica difícil a leitura. Mas estou esperançosa que o segundo volume venha melhor. Não vou deixar de lê-lo. Você deveria também, assim não me sinto tão sozinha e crítica. Depois você divide com a gente a sua opinião.
      Beijo

      Excluir
  5. Ainda não li, mas vai ser um dos próximos livros que lerei. Dei este livro junto com mais alguns amigos para uma amiga minha em seu aniversário. Ela até disse que não gostou muito, mas isso me deixa receosa. Tipo, eu sou uma fanática sim e com muito orgulho, mas espero algo a altura. Outra coisa: mesmo se eu não achar este livro bom, nada vai alterar o carinho que tenho pela Rowling. Sei que deve ser complicado para ela escrever outra coisa, afinal, todos a conhecem por Harry Potter.

    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você precisa ler, sim, Cris. Mas é necessário saber separar a admiração pela pessoa do gostar do que ela faz. Ela é incontestavelmente formadora de uma legião de fãs que nunca deixarão de admirá-la; ela faz parte de uma geração, e isso é para sempre. Porém isso não pode tirar o mérito dos leitores de saberem separar a escritora da pessoa, e nesse livro ela realmente não conseguiu prender a atenção como na saga do bruxinho mais querido e amado do mundo. E em nenhum momento o texto era para mudar esse admiração de seus fãs por ela. A ideia aqui é situar minha opinião sobre um livro que realmente não superou as minhas expectativas. E isso não vai me impedir de ler o próximo livro também...

      Excluir