Mais um Nórdico, por favor...


"Parecia que ninguém tinha força para perceber a seriedade da situação. Certamente a maioria das coisas que aconteceram desde quarta-feira à tarde tinham sido extramente dramáticas, e era possível que alguns de nós estivessem se tornando imunes. A mente humana tem a habilidade abençoada de bloquear as coisas com as quais não conseguem lidar."

Mais um livro terminado. Esse foi um presente que ganhei de Natal. Confesso que não conhecia, mas fiquei feliz com a qualidade das páginas, e para quem compra livros pela capa, essa é muito bonita, para aqueles que compram pelo título, não pegariam nem nas mãos.
Eu sou  muito seletiva e tenho tentado "arduamente" fugir um pouco das modinhas que andam congestionando o mercado literário. Confesso que é bem difícil!
Por favor, nada contra! Tudo que é fator de motivação para as pessoas lerem é mais que válido, mas confesso que com o tempo e a idade, vamos nos tornando mais seletivos e consequentemente, mais exigentes. O controle de qualidade começa a ficar alto demais e como resultado, livros bons acabam não alcançando o limite estabelecido, e isso nem sempre é legal!
O mercado literário está lotado de coisas boas, e muito me deixa feliz ver gente nova - e da "terrinha" - entrando na lista de muitos leitores. Isso é pra lá de bom!
Agora, voltando ao livro, 1222, de Anne Holt, da Editora Fundamento, é mais um livro nórdico na minha lista. Não conhecia a autora, na verdade, nem nunca tinha ouvido falar. A chamada da frente me deixou curiosa "Uma mistura de Stieg Larson e Agatha Christie - Daily Mirror". Só que não!
A história acontece a 1222 metros de altitude, um acidente de trem, uma impiedosa nevasca. Um hotel centenário, e um assassinato.
Hanne, uma ex-policial astuta, sarcástica e antissocial é a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado. Isolados do resto do mundo por causa da neve, uma atmosfera de medo, hostilidade e desconfiança instala-se no hotel onde eles se refugiaram - Hotel Finse 1222.
Hanne não quer se envolver. Ela sabe que a verdade cobra um preço muito alto. Ao longo dos anos, sua busca por justiça lhe custou o amor de sua vida, sua carreira na polícia de Oslo e a própria mobilidade.
No entanto, encurralada por um assassino e pela pior nevasca da história, Hanne - e os outros passageiros - não tem saída.
Em uma situação extrema, as máscaras logo caem... E, nesse grupo, muitas pessoas não são o que parecem. Aliando sua capacidade de dedução a seu instinto, Hanne mergulha em um enigma difícil e surpreendente.
A história como um todo é boa. Esse é o oitavo livro de uma série. Não li os anteriores porque não foram publicados por aqui, o que é lamentável. Sei que a Fundamento está lançando outro livro da autora "A Deusa Cega", mas esse é outra história.
A personagem principal é bastante chata, e isso, às vezes, torna a história um pouco desgastante. Mas como um todo, a história é boa, e o cenário descrito é o melhor. Para leitores que querem uma leitura sem grandes momentos, sem muitas expectativas, é um livro recomendável, mas não vão esperando por noites de insônias, porque não vai rolar...
Sem mais...

Cláudia Trigo

4 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia esse livro, nem a autora, mas pela resenha, também nem fiquei muito animada a conhecê-lo, pois eu costumo criar muitas expectativas em cima dos livros que leio.
    Como você, também estou tentando selecionar melhor minhas leituras e só ler aquilo que realmente eu ache que vá ser significativo para minha vida.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!

      A gente acaba ficando, com o tempo, muito seletiva, e nosso nível de qualidade alto demais. Isso é bom, mas também acaba prejudicando em algumas resenhas, quando todos amam, menos você, rsrsrs

      Abraço

      Cláudia Trigo

      Excluir
  2. Adorei a resenha,não conheço o livro,mas a personagem me lembra Hercule Poirot da Agatha Christie,vou procurar pra ler,esse é o meu tipo de livro com certeza rs.
    Beijos!!
    www.littlewonderscrm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jennyfer.
      Que legal que você gostou da resenha. São os comentários como o seu que nos engrandece mais.
      Quando conseguir ler passe por aqui para deixar sua opinião.
      Abraço

      Cláudia

      Excluir