Reconstruindo Amelia


"São adolescentes. Essas coisas entre elas são efêmeras, e os limites são muitos mais tênues do que na nossa época. Não concorda? - Celeste esperou que Kate assentisse. Kate não se moveu. - Pessoalmente, acho que boa parte do tempo os adolescentes não entendem os próprios relacionamentos, muito menos por que terminam."

"Reconstruindo Amelia", de Kimberly McCreight, Editora Arqueiro foi uma decisão que tomei depois de muitos comentários legais sobre o livro. Talvez por conta e risco não tivesse lido. Sei lá...
O livro trás uma velha questão para reflexão. Pais que vivem para o trabalho pensando no "bem esta" material dos filhos. É um assunto batido, mas bem atual para nossos dias.
Até que ponto a ausência afetiva dos pais podem refletir na formação de nossos filhos?
Kate Baron, uma bem-sucedida advogada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda.
Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor em deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.
Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a própria filha estão prestes a mudar quando, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular.
Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Facebook da filha, Redescobrindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.
É um bom livro para reflexão e alguns questionamentos que estão em alta hoje em dia. Qual é o preço que pagamos pela falta de diálogos com pessoas queridas? Será que o tempo dispensado em tantas horas de trabalho para recompensas materiais é tão importante assim?
O quanto conhecemos, de fato, as pessoas que amamos?
Com personagens bem construídas, histórias alternadas entre Kate, Amelia e meios eletrônicos, o vai-e-vem da história vai desenrolando numa história alucinante pela busca da verdade, questionamentos e descobertas surpreendentes.
Valeu a pena me arriscar nessa história, onde o amor incondicional de uma mãe em busca pela verdade, move montanhas.
Recomendo.

Cláudia Trigo

7 comentários

  1. Oii, parabéns pelo blog!!
    Segue o link do meu:
    http://www.srblep.blogspot.com.br/
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, só uma detalhe que esqueci de comentar, eu li esse livro o ano passado!
      Adorei a forma que ele foi construído só não fiquei muito satisfeita com o final, afinal pelo desenrolar dos fatos aquela conclusão me pareceu um pouco boba, pareceu que a autora se perdeu no final ou quis correr com o final do livro!! rs

      Excluir
    2. Oi, Lud.
      Obrigada pelos comentários, eles são sempre bem-vindos!
      Eu achei o final bem legal, até que surpreendente, mas mão tinha pensado nas possibilidades que você disse.
      Acho super importante essa troca de visões. Muito legal você ter compartilhado com a gente...
      Bem-vinda ao Olhar.

      Excluir
  2. wow essa historia parece ser mttt boa, ja anotei o nome aqui na minha lista pq eu quero ler esse livro! amei sua resenha e o seu blog, ja estou seguindo aqui ;)

    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lud Cabral
      Esse livro vale MUITO a pena ler. Recomendo.
      Não esquece de quando lê-lo passar por aqui para deixar suas impressões.
      Abraço

      Excluir
  3. Oiii! Passei pra ver as novidades, porque eu sempre esquece de visitar os blogs que eu sigo rsrs gente eu preciso desse livro pra ontem... eu estou no meio da trilogia Mentes Sombrias e já estou caçando a próxima leitura kkk adorei a resenhaaa abraços #Guto

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa te ver por aqui, Guto.
      Coloque esse nos primeiros lugares de sua lista, pois vale muito a pena. Tinha um pé atrás no começo, mas é um livro surpreendente.
      Quando conseguir lê-lo passe por aqui para dividir com a gente seu olhar.
      Até breve.

      Excluir