Matem As Galinhas - Salvem os Monstros


"A hierarquia rege o mundo. Os homens gostam de dar ordens. Alguns talvez até gostem de seguir ordens. O ditado popular diz que manda quem pode, obedece quem tem juízo. O problema é que poucos ordenam e muitos obedecem. E, para legitimar quem manda, existe essa danada, às vezes incompreensível e injustificável, hierarquia. Hier, em francês, significa "ontem". Mas essa não é a origem etimológica do prefixo em questão. Se fosse, hierarquia seria uma coisa do passado, seria a ordem de outrora. Seria a ontemarquia. No entanto, a hierarquia permanece presente, firme e forte, para onde quer que a gente olhe." (Conto: Por Dentro da Máquina Central)

Ganhei esse livro num sorteio do site Livreto (ALELUIA!!). Não conhecia nem o livro nem o autor e não sabia muito bem o que esperar.
"Salvem os Monstros", do Fernando Paiva, (Editora 7 Letras) é mais um livro de contos brasileiros que trago aqui para o blog.
Todos os contos mostram uma situação que as pessoas ficam com medo de algo ou de alguém. Esse sentimento é o mais presente durante todas as histórias, alguns são bem realísticos, outros já mais fantasiosos.
Alguns eu achei meio bobos, outros bem divertidos e vários eu achei extremamente inteligentes. Tem uns três contos que ele te faz parar para pensar no que nós pensamos e como agimos, além de mostrar como está o mundo numa cidade fictícia.
Eles são bem curtos, no máximo tem seis, sete páginas, e isso me ajudou bastante a ler ele bem rapidinho.
Vou citar alguns (porque são muitos) que me chamaram a atenção por vários motivos já citados aqui. O que vai ficar marcado na memória é logo o primeiro conto do livro: "Salvem Os Monstros".... a história é simplesmente sobre o mundo ser dominado por galinhas (isso mesmo, galinhas!), mas além dessa maluquice toda, o autor te dá motivos para elas dominarem e eles realmente fazem a gente ficar pensando, delirando!, com "medo" delas.
Gostei também do conto "O Anúncio", adoro histórias desse tipo. O conto se passa numa visita à um apartamento que está vendendo e durante essa visita vai ocorrer algo que é muito legal!
E por último, mas não menos importante: "A Esquadra", ele é de uma inteligência tamanha! Além de fazer super sentido com o que o Brasil está passando e o resto do mundo está vivendo: ditadura, repressão, entre tantas outras coisas.
É isso! Espero que tenham gostado.
Hoje foi uma resenha mais rápida porque o livro também é rápido! Mas vale a pena vocês conhecerem!
E tomem cuidado com as galinhas! #MatemAsGalinhas

Até a próxima e boa leitura!
Carol!

5 comentários

  1. Que livro diferente!!!
    Nunca tinha ouvido falar, mas me pareceu interessante.
    Preciso começar a ler mais contos.
    Bjus,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um achado.
      Não esperava muito dele, mas ele conseguiu me surpreender.
      Também não era muito fã de contos, mas ultimamente venho lendo tantos, que estou gostando.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha! Me deu realmente vontade de ler, e também nunca tinha ouvido falar dele ou do autor. Não é bom quando a gente descobre assim um tesouro?

    Um beijo!

    http://overboliberto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz!
      Que bom que você gostou. Também não conhecia ele, mas conseguiu me surpreender.
      Com certeza é ótimo descobrir livros assim, que só estão escondidos de nós!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir