Resenha - Mathilda Savitch


"Seis fios. Castanhos, mas, quando examino de perto, vejo que são quase vermelhos na parte mais perto da raiz. Como o cabelo de outra pessoa. Como outra pessoa dentro de mim, que está só começando a se contorcer para sair, feito uma planta brotando. Não assusta nem um pouco. Na verdade, tenho esperado por ela."

Esse foi um dos inúmeros livros que ouvi falar muito, fiquei meses para conseguir comprar (estava esgotado em vários sites), e não fazia ideia do que ia encontrar!
"Mathilda Savitch",  de Victor Lodato, Editora Intrínseca, é uma história complexa, repleta de oscilações, complicado de explicar!
Na verdade, depois de muitos comentários, uns MUITO bons, fui cheia de expectativas, mas... como sempre, quebrei a cara! O livro é bom, consiste na difícil aventura de viver, mas... poderia ser melhor... Melhor construído, melhor interrogado.
Acredito que  estou me tornando um ser exigente demais (como muitos aqui!), não me contento mais com pouco, o meu padrão de qualidade está exageradamente alto, e isso é um PROBLEMA! (Autores, me surpreendam!).
A história de Mathilda é a superação do medo. Ela encara o que a maioria das pessoas prefere nem mencionar: a perda da irmã mais velha. Seus pais são consumidos pelo luto e agem como "sonâmbulos". A missão de Mathilda é chocá-los e traze-los de volta à realidade. Sua estratégia? Ser malvada (Terapia de Choque).
Ela inicia uma investigação que expõe tudo o que a irmã possuía de mais secreto - e-mails, cadernos, qualquer coisa que sua determinação e astúcia consigam encontrar - no momento em que todos ao seu redor querem apenas esquecer a dor.
Sinceramente? Acho que o autor poderia me dar muito mais, mas isso é uma variável. Li pessoas dizendo os melhores comentários sobre o livro (por isso movi montanhas para comprá-lo!!). Lá trás, em outro momento, até poderia ter me surpreendido, hoje não!
História mediana, poderia ter tomado outros rumos...

Cláudia Trigo

6 comentários

  1. Oi eu indiquei seu blog pra responder a tag Amo/Odeio ... Resta Vc responde pra saber mais entra aqui secretbakpack.WordPress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei sua crítica. Admito que ainda não conhecia esse livro, mas achei a história interessante. Vou continuar lendo as resenhas por aqui, já segui e curti a fanpage ;)
    Gostaria de convidá-la para conhecer o meu blog, o Cultura & Donuts. Tenho ele desde 2012, mas infelizmente me afastei um pouco. Agora pretendo retornar as atividades e gostaria de apoio. Bom, espero que goste http://culturaedonuts.blogspot.com.br/ :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que gostou. Sinta-se à vontade para vir sempre, sentar e bater um papo com a gente.
      Vou passar pela sua página para conhecê-la também e apoiar.
      Beijos.

      Excluir
  3. Confesso que não conhecia esse livro.
    Gostei da resenha sincera.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir