22 Anos de Pura Invisibilidade - O Doador de Memórias


"O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão. As lembranças precisam ser partilhadas."

Ouvi falar dessa história num trabalho do colégio (mais especificamente, o filme). E falaram muito bem, consideravam até melhor que essas distopias mais famosas, Divergente e Jogos Vorazes.
"O Doador de Memórias", de Lois Lowry, Editora Arqueiro, foi um livro maravilhoso que li em apenas 2 dias, e esse tempo só não foi menor pois estava voltando de viagem...
Todas as crianças, ao fazerem 12 anos, têm seus trabalhos designados e seus futuros traçados. Todas são chamadas na ordem de nascimento, mas pulam Jonas. Depois de todos chamados, Jonas descobre que será o futuro "Recebedor de Memórias", um emprego difícil, como diz as regras, mas "superior" aos outros, pois é o único que pode quebrar qualquer regra.
Ele simplesmente receberá todas as memórias que já existiram, de todas as pessoas - tanto as boas quanto as ruins.
Gostei muito do livro. O jeito que Lowry construiu o "mundo" é genial! Como é uma distopia, o governo, mesmo que "escondido", é opressivo e principalmente autoritário. É bem diferente das outras distopias, pois nesta história ninguém percebe o que está acontecendo de verdade.
No livro basicamente temos dois personagens, Jonas e o atual Doador. Eles são bem construídos, e é muito legal ver o crescimento de Jonas ao passar da história.
Mas ai entramos talvez num problema: o filme!
Quando fui pesquisar para fazer essa resenha só vi críticas negativas à respeito do filme. Eu já não concordo tanto assim. Por um único motivo: é uma história difícil de transferir para as telas sem ter que fazer várias mudanças.
Se deixassem igualzinho ao livro eles não iriam vender, pois seria um filme muito devagar. E todos nós sabemos que filmes muito devagar não tem um bom público.
Tirando o fato de que o livro só ficou "conhecido" (porque não chega perto de Jogos Vorazes e Divergente, em questão de best-sellers) por causa do filme, que tinha atores conhecidos, como o Jeff Bridges (Doador), a maravilhosa Meryl Streep.
O pessoal só veio a conhecer O Doador de Memórias por causa, do filme. E olha que é um livro antigo, heim! Foi lançado em 1993!!!
Colocaram mais personagens e aumentaram o papel de alguns? Sim, mas era um mal necessário. Tenho certeza que se fosse 100% fiel, muitos dos que assistiram e gostaram, já não teriam a mesma opinião que hoje.
Mas acho que conseguiu passar a ideia do livro e o enredo em si permaneceu igual. Então é uma mudança válida.
Só para não esquecer de avisar, esse livro faz parte de uma quadrilogia (existe isso?). O segundo livro é A Escolhida, enquanto os outros três ainda não foram traduzidos.
O que não gostei muito, mas foi mais um diferencial do livro e o motivo de não ter dado 5 estrelinhas no Skoob foi o final e a ponte que prende com o segundo livro. Porque não tem ponte! Quando pesquisei vi que o segundo livro se passa na mesma época e no mesmo espaço, mas com personagens totalmente diferentes que não tem nenhuma relação com o livro anterior. E isso me deixou um pouco triste, pois estava super ansiosa para saber o que ia acontecer depois daquele final, e nada!
Espero, sinceramente, que no final, ela junte tudo.
Antes de acabar só vou deixar uma observação aqui. Por quanto tempo ainda vai ter obras incríveis que não são conhecidas por uma simples questão: ou não teve filme, ou não é de alguém famoso. Será que vamos ter que esperar 22 anos por mais obras como essa, por uma mera hipocrisia nossa? Realmente, espero que não!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

19 comentários

  1. Ainda tem outros livros? Eu realmente pensei que era apenas um livro e tal hahaha Eu também mantenho a mesma opinião que você em relação a mudanças do filme.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são QUATRO, sendo que só lançaram os dois primeiros aqui no Brasil, como sempre... Só espero não ter que demorar mais 20 anos pelos próximos.
      Que bom, achei que só eu que imaginava assim, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  2. Oi Carol!!
    Apesar de muita gente não ter gostado,achei o mundo criado muito interessante e s explicações bem convincentes.Curioso pra ver como a autora vai juntar todos os mundos no final.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio!
      Concordo, achei um mundo diferente do que estamos acostumados, e por ter sido escrito bem antes fica mais interessante ainda.
      Apesar de não fazer a miníma ideia de como ela vai juntar tudo, espero que ela faça um bom final, pois realmente amei o primeiro.
      Bjss

      Excluir
  3. Oi :D
    Não vi essas críticas negativas, eu só assisti o filme e gostei muito. Já faz um tempo que quero ler o livro, achei uma premissa boa.
    Não sabia que seria uma quadrilogia.
    Sobre os não famosos.... os famosos já foram desconhecidos :D

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      O pior é que várias, a maioria eram negativas.
      Leia sim, se você gostou do filme , vai gostar mais ainda do livro ;)
      Até já foram desconhecidos, mas a grande maioria não demorou 20 anos para ser relativamente conhecidos. O que faz com eu não entenda as preferências por um e por outro não...
      Bjss

      Excluir
  4. Oi Carol,
    Confesso que sou uma das que ficou meio decepcionada com o filme antes do lançamento, mas é que eu já tinha lido o livro bem antes do filme, então quando anunciaram o filme eu questionei o porquê de darem ênfase a personagens que a principio não tinham importância.
    Assisti ao filme e reli o livro e entendi que realmente ele ficaria muito parado, muito teórico se fosse lançado tal qual como o livro.
    Se eu não me engano ( a resenha não é minha) eu acho que tem a resenha de a Escolhida lá no blog.
    Também espero que não demorem a lançar o restante.
    bjs,
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. Quando vi o trailer, logo após de ter lido, também estranhei muito e fiquei com um pouco de medo de assistir. Mas depois percebi que talvez não ficasse tão bom se deixassem igualzinho.
      Pode deixar que vou conferir e ver se é tão bom quanto o primeiro foi.
      Estou torcendo para isso!!
      Bjss

      Excluir
  5. Ola Carol!
    Venho por meio dessa mensagem convocar você para olhar o último post que eu fiz no meu blog, referente a preservação do meio ambiente, ou seja, um assunto do interesse de todos! Peço também se possível divulgar ou repostar a mensagem com o intuito de alcançar o maior numero de pessoas. Fico agradecido pela atenção, muito sucesso para você.
    Beijos.
    http://estantedoluiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nooossa!!!! são 4 livros?
    eu jurava que era só um, ultimamente ando evitando trilogias, sagas e series pois tenho umas aqui que comecei e o restante não foi publicado no Brasil ai fica muito chato.
    Eu já ouvi muito falar nesse livro, tinha até curiosidade, mas agora sabendo que tem mais livros vou desistir

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Também me surpreendi.
      Pois é... Temos muitas séries boas que não são totalmente publicadas, e isso é muito triste e faz com que cansemos um pouco. Mas fazer o que.
      Poxa! Não desiste não. Ele é muito bom, tenho certeza que vai gostar. Apesar de não ter toda a série ainda publicada aqui, quem sabe a editora não é boazinha com a gente e faz esse favor??
      Bjss

      Excluir
  7. Oi
    Muito boa sua resenha, quero muito ler esse livro mais ainda não tive chance, eu assisti o filme e gostei bastante e é uma pena que o segundo livro não começa da onde parou o anterior.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Que bom que gostou.
      Quando conseguir ler, comente para saber se gostou. E se você gostou do filme, é muito provável que goste do livro também.
      O segundo livro pode ter outra história nada haver ou também pode nos surpreender, por ser um jeito diferente do que estamos acostumados em relação à séries. Quem sabe?!
      Bjss

      Excluir
  8. O livro deve ser ótimo...fiquei curiosa para ler, pois adorei o filme, achei os atores ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é muito bom, bem melhor que o filme. Se você gostou do filme, vai adorar a leitura!
      Bjss

      Excluir
  9. Na minha opinião o elenco é excelente, de dar inveja em muitas superproduções, apresenta experiências importantes e fundamentais na vida, não consigo imaginar nossas vidas sem sentimentos, acho que este é um filme que nos dá uma sensação boa, de alguém que corre atras do que acredita. Ah, ia me esquecendo adorei a trilha sonora "Ordinary Hunam" do One Republic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, acho que o filme ficou tão bom por causa dos atores.
      Com certeza o filme/livro de distopia mais próximo da nossa realidade, que eu me lembre bem.
      Acredita que não conheço a trilha?
      Bjss

      Excluir
  10. Atenção por FAVOR,

    Isto é para informar ao público em geral que o homem ou a mulher que são saudáveis e 100% sérios na venda de seus rins devem entrar em contato urgentemente com o Minot Center. Como temos muitos pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando por uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a quebra financeira e nós ofereceremos US $ 550.000 para o seu rim. Meu nome é Doutor Brad Hilaman, sou representante no Hospital Memorial Dosher. Nosso hospital é especializado em Cirurgia Renal / transplante e tratamento de outros órgãos, também lidamos com compra e transplante de rins com um doador vivo e saudável. Se você está interessado em vender seu rim, por favor, não hesite em nos contatar via e-mail: doshermemorialhospital1@gmail.com

    Email: doshermemorialhospital1@gmail.com
    Ou whatsapp: +2348110652559
    Dr. Brad Hilaman.

    ResponderExcluir