Melhores Livros Nacionais


Não poderíamos terminar o ano sem citar o que tem de melhor na "Terrinha". O ano está se findando e vamos fecha-lo com chave de ouro. Fizemos "inúmeras" viagens esse ano com grandes escritores nacionais. Alguns nos deixaram fascinadas, outros nem tanto, mas como diz o velho ditado: 'toda viagem é válida desde que deixemos nossa zona de conforto'.
Então é isso!!! #FicaDica

Carol


O Artífice - Tony Ferraz - Universo dos Livros
Em dias de tempestade, um assassino que mata através de armadilhas extremamente elaboradas vem enganando a polícia londrina numa série de crimes inusitados. Haryel Kitten é um detetive inteligente, prático e muito dedicado ao seu trabalho, que agora tem o desafio de desvendar o que há por trás desse mistério. Mas será que há forças sobrenaturais agindo? Detalhes dos crimes permanecem obscuros, o serial killer, apelidado pela mídia de Artífice, faz com que Haryel trilhe um caminho sem volta. Quanto mais ele se aprofunda na investigação, menos compreende o que está acontecendo.
O detetive fará tudo que estiver ao seu alcance para montar esse quebra-cabeça, mesmo que sua própria vida corra perigo...


Entre Outubros - Rebecca Dellape - Novo Século
Após conseguir escapar  heroicamente de um trágico sequestro em um dia de outubro – nada menos do que seu décimo sexto aniversário – Holly Armstrong se depara com um mundo totalmente diferente. Seu olhar, sua mente e seus valores já não são mais os mesmos. Agora, é como se houvesse um abismo entre a garota comum da cidade grande e a jovem amaldiçoada pelo trauma. Contudo, tal ferida foi o pontapé para sua vida mudar drasticamente.
Motivada pela sua personalidade curiosa e vítima de sua própria fragilidade emocional, Holly parte em uma jornada solitária para tentar descobrir os reais precedentes do evento que mudou sua vida definitivamente.



Presságio - Leonardo Barros - Novo Século
Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.


Cláudia

Suicidas - Raphael Montes - Benvirá
Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa?
Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.



Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex - Geração Editorial
Neste livro-reportagem, Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Pelo menos 33 eram crianças.



As Melhores Histórias do Corrosivo Coletivo - Bruno Machado - Navilouca
Marginais, adúlteros, ninfetas, filosofia de boteco e feitiçaria de almanaque são temas que procuram permear os contos do Corrosivo Coletivo. Narrativas ácidas, sobre personagens de moral carcomida, em um cenário urbano. Os autores pretendem apresentar seu testemunho sobre a brutalidade, a banalidade e o misticismo da classe média que não emergiu






É isso então, se não sabem ainda o que pedir para o Papai-Noel, são dicas incríveis e que valem o resultado final. Saímos da mesmice e damos créditos aos que merecem de fato. Tem dicas para todo tipo de leitor, e qualquer uma delas vale MUITO a pena. E também pode cair muito bem como presentes de Natal, amigo secreto e afins.

Boa diversão!

Carol e Cláu Trigo

38 comentários

  1. Leio muitos nacionais, mas não conhecia todos esses. Só li Presságio, do Leonardo Barros, que gostei muito, apesar de fugir da minha zona de conforto. Na verdade, quase todos os livros que vocês indicaram não fazem muito o meu estilo, mas fiquei com bastante vontade de ler Entre Outubros, esse é bem a minha cara.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba quanto livro bom, sou apaixonada pela nossa literatura e os nacionais tem marcado presença mensalmente nas minhas leituras, fiquei fascinada pelo livro Entre Outubros, a capa já é um puro convite para os curiosos de plantão mas a sinopse me ganhou =D super quero ler

      Excluir
    2. Sair da zona de conforto algumas vezes é bom. Tomara que goste de Entre Outubros!
      Bjss

      Excluir
    3. Beatriz, comprei primeiramente Entre Outubros pela capa e a sinopse é bem intrigante. Mas nem chegam no pé da história. Quando ler, comenta me dizendo se gostou ou não!
      Bjss

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Adoro ler livros nacionais e estou sempre atrás de novidades. E adorei a listinha, dos citados só conheço Suicidas do Raphael Montes. Então já coloquei vários na lista. haha.
    Super adorei as dicas.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Que bom que gostou das indicações. Suicidas é espetacular. Quando ler alguns desses, comenta o que achou.
      Bjss

      Excluir
  3. Olá, Carol e Cláu.
    Esse ano eu li muitos livros nacionais, se bobear tem mais resenha nacional lá no blog do que estrangeira. Mas desses que vocês citaram eu só conheço um, Presságio. E ainda não li ele, acabei comprando em promoção e deixei lá na estante. Me interessei bastante por Holocausto Brasileiro e Suicidas que já li um livro do autor e gostei bastante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fico muito feliz quando vejo resenhas de livros nacionais.
      Poxa, Presságio parado na estante? Tente ler o quanto antes possível pois é muito bom.
      Holocausto Brasileiro é ao mesmo tempo bonito e triste... E Suicidas não tem nem o que falar.
      Bjss

      Excluir
  4. Olás!
    Gostei muito das indicações, principalmente por não conhecer nenhum dos livros. Assim, fiquei sabendo um pouco mais do que foi publicado esse ano, e que vale a pena adquirir e também presentear nesse Natal.
    O único que cheguei acompanhar a publicação, foi Holocausto Brasileiro, mas ainda não conferi.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos livros para colocar na lista de Natal, rsrs.
      Holocausto Brasileiro é muito bom.
      Bjss

      Excluir
  5. Oiiie
    Adorei o post, eu sou louca para ler Entre Outubros e Suicidas e claro, todos dos autor, pois só ouço elogios e deve ser ótimas leituras

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      São ótimas leituras. Por enquanto só lemos Suicidas e O Vilarejo, que em breve terá resenha ;)
      Bjss

      Excluir
  6. Não conhecia as obras (por mais que eu conheça tantos livros nacionais, sempre parece pouco) e fiquei curiosa em relação a "O Artífice", que pela capa merece cair mais para o lado sobrenatural.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível né... a gente sempre acha que conhece bastante, mas nunca é demais.
      Dê uma chance para o Artífice, é excelente.
      Bjss

      Excluir
  7. A maior parte dos meus livros são nacionais, acredita haha
    Não conhecia nenhum dos livros que você citou, gostei da sinopse de: O Artífice.

    Beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, sempre gosto quando vejo gente lendo livros nacionais.
      Então dê uma chance para ele, vale muito!
      Bjss

      Excluir
  8. Oii gente, tudo bem?

    Adoro ver postagens sobre livros e autores nacionais e é ótimo ver o quanto a nossa literatura está crescendo, atingindo novos gêneros e novos públicos... e é sempre bom dar dicas assim. Conhecia a maioria desses, menos "As Melhores Histórias do Corrosivo Coletivo". Tenho bastante vontade de ler "Presságio", "Entre Outubros" e "Suicidas".

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre muito bom, sempre temos que dar uma chance para os nossos autores, eles são tão bons quanto os gringos... São todos brilhantes, então quando conseguir ler algum desses passa aqui e nos diga o que achou!

      Excluir
  9. OIiie, adoro quando dão espaço para autores nacionais, acho super importante. Estou doida para ler o Presságio - Leonardo Barros -. Gosto muito de ler nacionais, dá credibilidade.

    Parabéns pela postagem e divulgação.


    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito importante, tem autor muito bom e que não tem a chance de ser lido.
      Leia e depois nos diga o que achou.
      Muito obrigada!
      Bjss!!!

      Excluir
  10. Oie!!
    Uma coisa sobre mim: gosto de gostar de nacionais!! Gosto de abrir espaço no meu blog e fico feliz com o incentivo dos blogueiros também. Desses que você citou só conheço Suicidas do Raphael Montes, apesar se não ter lido. Li Dias Perfeitos porém!
    Ótima iniciativa!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Também gosto de ver pessoas lendo nacionais e blogueiros dando a chance à eles. É muito importante.
      Quando ler Suicidas passa aqui e nos diga o que achou. E Dias Perfeitos é o que nos falta para ser lido, rsrs.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  11. Olá!
    Interessante como citaram suspenses, não? :D De todos, só desconhecia Entre Outubros e Corrosivo Coletivo. Gostei muito das sinopses deles. Quero ler O Artífice o quanto antes. Já li Presságio e gostei também! Tenho enorme curiosidade em ler Suicidas, por ter sido o primeiro livro do autor R. Montes. E, claro, Holocausto Brasileiro é leitura obrigatória… Pretendo lê-lo em breve.

    Boas dicas, gente!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas tem uma explicação: é nosso gênero preferido, rsrs!
      Realmente são livros um pouco mais desconhecido do que os outros, mas são tão bons quanto.
      O Artífice é bárbaro! E Presságio é surpreendente.
      Suicidas deve ser o livro mais conhecido da lista, mas como já foi dito, é também muito bom.
      E o que dizer de Holocausto Brasileiro?
      Muito obrigada!
      Bjss!!!

      Excluir
  12. Nossa, quanto livro maravilhoso que ainda não conhecia!!
    Foi para meu caderno, das suas sugestões só conhecia aqui "Suicidas" do Raphael Montes, mas fiquei louca por Presságio e Entre Outubros!!
    Vou caçar eles e me preparar pra 2016 hahaha.
    Beijos e parabéns por trazer mais da leitura nacional para os leitores.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, então, mais alguns para colocar na listinha de Natal!
      Suicidas é mais conhecido mesmo.
      Presságio além de ser policial, também atrai os fãs de suspense e em alguns casos, do sobrenatural. E Entre Outubros só tem uma palavra para descreve-lo: surpreendente.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  13. Olá!!

    Entre Outubros e Presságio, eu tenho em e-book, nunca tinha visto nada sobre eles, você recomenda então?? Vou baixa-los no meu Kindle agora rs
    Suicidas eu morro de vontade de ler!! Parece ser ótimo!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe sim, vale muito a pena os dois!
      E Suicidas nem precisa dizer muito. Só leia e depois nos diga se gostou também.
      Bjss

      Excluir
  14. Tenho também meu top nacionais, e o livro do Tony está no top da lista, amei, achei ele muito inteligente e bem escrito! Colocaria ai também a autora Janethe Fontes que tem livros MARAVILHOSOS! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Fico muito feliz quando vejo alguém que gostou de alguns desses livros. E concordo, ele é muito bem escrito.
      Não conheço essa autora, vou por ela na lista! E depois vou dar uma passadinha na sua lista...
      Obrigada pela sugestão.
      Bjss!!!

      Excluir
  15. Oiee.

    Leio muitos nacionais e o Artifice e Presságio são ótimas tramas. Achei as trama bem legais e inteligentes e claro me deixaram com um pouco de medo, rs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou também dos livros. Realmente são muito bem escritos, e até meio parecidos em certos pontos. Deixam mesmo!
      Bjss!!!

      Excluir
  16. Apoiado! Nossos autores Merecem nosso apoio. E olha, eu fiquei encantada com este livro "Entre outubros" leitura mais do que intimada pra mim. Gostei bastante dos outros, mas este me hipnotizou! hehe

    Que no próximo ano as leituras continuem chegando e te alegrando!
    Abraços!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! E merecem muito.
      A sinopse chama mesmo a atenção. E ainda tem a capa. E posso dizer que ele é bem surpreendente!
      Muito obrigada!
      Bjss!!!

      Excluir
  17. Já li presságio e simplesmente adorei!! Fiquei com vontade de ler entre outubros, adorei a premissa. Parabéns pelas indicações, vamos valorizar nossa literatura mesmo. rs!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, não?
      Entre Outubros é um livro diferente, mas muito bom.
      Muito obrigada, temos que sempre dar o apoio para os nossos autores, se não, quem vai dar?
      Bjss!!!

      Excluir
  18. Não li nenhum desses, conclui que preciso *o*

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir