Não Fuja do Vilarejo


"Pela sua contagem, saiu de casa há sessenta e um dias, mas é possível que esteja errado. Não acredita ter suportado tanto tempo. Sabe que desmaiou em alguns momentos durante a jornada; a fome e a sede o convidam a se render. A sanidade foi perdida pelo caminho, enterrada sob a grossa camada de gelo que cresce a cada nevasca."

O que dizer de Raphael Montes? Talentoso, criativo, macabro? Acho que me faltaria adjetivos. E "O Vilarejo", da Editora Suma de Letras, ele se superou. Tive o prazer de conhecê-lo numa noite de autógrafos (lançamento desse livro), na Livraria Cultura da Avenida Paulista, e é uma grande figura. Tão genial quanto seus livros.
Já tinha me apaixonado antes por "Suicidas", que de tão bom virou peça teatral - Roleta Russa! E agora esta grata surpresa dos contos arrepiante de "O Vilarejo", que traz histórias arrepiantes dos nossos maiores demônios (luxúria, ira, ganância...), de um vilarejo que sumiu do mapa, se perdeu no passado, mas que permaneceu registrado em um caderno com ilustrações macabras; e por falar em ilustrações, o livro conta com as ilustrações do talentoso Marcelo Damm, que por sinal, estão de perder o sono, muito pertinente com o enredo. Uma dupla que foi muito feliz.
Os contos podem ser lidos aleatoriamente, da maneira que o leitor preferir - eu primeiramente li na sequencia - agora vou tentar de outras formas para ver se tenho uma outra perspectiva do enredo. Conto para vocês num outro momento!
É uma leitura bem rápida, mas deliciosamente assustadora!

Cláudia Trigo

6 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Sempre vejo muitas pessoas falando dos livros dele.
    Mas até hoje não li nada dele.
    Parece ser bom.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Raphael Montes foi uma surpresa maravilhosa! Justo eu que não consigo gostar da literatura brasileira, descobri um menino tão promissor, com um texto tão envolvente! Li Dias Felizes e fiquei empolgada para comprar "os suicidas". Agora, já tenho certeza do que vou pedir de natal. Super recomendou!

    ResponderExcluir
  3. Raphael Montes foi uma surpresa maravilhosa! Justo eu que não consigo gostar da literatura brasileira, descobri um menino tão promissor, com um texto tão envolvente! Li Dias Felizes e fiquei empolgada para comprar "os suicidas". Agora, já tenho certeza do que vou pedir de natal. Super recomendou!

    ResponderExcluir
  4. Se tem um livro que eu preciso na minha vida, é este livro.
    Eu tô desesperada por ele. Gostei bastante da resenha e só confirmou o que eu já pensava sobre o livro.
    Beijos
    Claquete Rosa

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bem curiosa pra saber a continuação da historia.
    Beeijo :*
    estou seguindo o blog
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir