O Alienado: Um Livro Que Todos Deveriam Ler! - Semana Draco #2


" - Revistas, jornais, livros. Em cada porto que paro dou um jeito de me abastecer com bastante coisa para ler. Trabalho muito durante o dia, mas à noite, antes de dormir, tiro pelo menos uma hora para ler um pouquinho, e assim vou aprendendo - meu pai limpou a barba com as costas da mão. - Meus companheiros dizem que estou perdendo tempo com tanta letra, mas e eu lá dou ouvidos. Não se deve escutar quem diz tamanha besteira, mesmo se a voz que disser isso seja a sua própria. Só sobrevive nesse mundo quem se esclarece o suficiente para perceber a exploração e a injustiça."

"O Alienado", de Cirilo S. Lemos (Ed. Draco) é mais do que uma crítica à sociedade e à nós mesmos, meros mortais - é uma amostra, infelizmente, da nossa realidade...
Acompanhamos a trajetória de Cosmo Kant, um operário que testemunha um homem atravessar o espelho de sua casa como num passe de mágica, enquanto isso, o governo precisa lidar com uma guerra não oficial contra o Nada.
A partir desses acontecimentos, Cosmo vê sua história se entrelaçar com a de um inspetor encarregado de investigar possíveis ataques terroristas contra a realidade, mas que está mais interessado no amor de uma mulher proibida. Que segredos existem por trás das torres de aço e vidro da Cidade-Centro? Em um mundo de dúvidas, só existe uma certeza: os Metafilósofos vigiam você!
Quando estava para escolher um livro da editora para ler, esse foi o que mais me chamou a atenção por dois motivos: o título, pois é um tema que me agrada bastante e a capa, que é linda! A sinopse deixa a gente bem intrigado, pois não diz muito e traz um mundo bem diferente de nós.
Quando estava procurando um pouco mais de informações sobre o livro, li uma resenha no Skoob falando super bem e além de ressaltar o quão confuso o começo é. Mas que no final, as pontas se encontram com uma boa justificativa. Então já fui para a leitura preparada!
E realmente até a metade do livro, é difícil entender quais são as relações entre os acontecimentos. Mas já aviso para não desistir por causa disso, no final tudo vale a pena. Não esperava que fosse acabar assim.
A história é praticamente dividida em duas partes: a parte narrada pelo Cosmo, até relembrando sua infância e a parte narrada pelo Inspetor de Primeira Classe Carvalho, na minha opinião a parte mais confusa. Os personagens são bem interessantes, principalmente Cosmo e as pessoas que aparecem à sua volta.
Tenho que citar uma parte que me chamou muita atenção e que achei bem criativa. Em um certo momento, os Inspetores vão à uma clínica. Lá encontram o doutor com o seguinte nome: Sigmund F. - te lembram alguém? E algumas páginas mais tarde, ele vem a citar um tal de Br.euer. Muito bem sacado essa referência indireta. Adorei isso!!!
O livro é muito bem feito, está muito bonito, tem alguns quadrinhos no meio bem feitos também. Realmente um trabalho da editora muito bom. Estão de parabéns pelo trabalho!
Gostei muito do livro e acho que deveria ser mais conhecido. Precisamos ler e abrir um pouco a mente. Dá orgulho de saber que algo tão bom foi escrito por um brasileiro.

" - Viu? - gargalhou papai. Não era uma gargalhada boa. Era sombria, como se ecoasse de uma caverna profunda. - Sua mãe tem medo dos comunistas porque todo mundo tem; e todo mundo tem porque tem alguém dizendo que é para ter. Meus queridos, temos uma ditadura no comando e ela censura todas as formas do povo saber das coisas, assim ninguém vira ameaça."

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

2 comentários

  1. oi, oi.

    adoro esses livros que fazem a gente refletir sobre a nossa vida e as pessoas que estão à nossa volta. não conhecia o livro, mas já to colocando na minha listinha. é bem o tipo de obra que gosto de ler...

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Também adoro e acho super importante.
      Coloca sim, tenho certeza que vai gostar. Qualquer coisa, você volta aqui para me xingar, rsrs.
      Bjss

      Excluir