Desculpa Se Te Chamo de Amor - Resenha/Desafio


"Sim, porque, veja bem, as melhores soluções você as encontra de repente, estão ali, no ar, prontas para nós. É só pegar. Depende sempre do momento que estamos vivendo. Pensar demais em alguma coisa pode arruiná-la."

Esse mês o meu desafio foi somente esse livro - "Desculpa Se Te Chamo Te Amor" do Federico Moccia, Editora Planeta. Valeu muito!
Estava muito ansiosa para ler algo do autor depois de ter assistido aos filmes "Três Metros Acima do Céu" e "Sou Louco Por Você" - duas adaptações dos livros dele e que AMEI! (principalmente o segundo). Porém, quando fui comprar o primeiro livro, ele estava simplesmente esgotado. Então, peguei o único que tinha do autor aqui em casa.
Fazia muito tempo que tínhamos ele na estante, porém, sabia muito pouco da história, tanto que foi uma surpresa para mim ao começar a leitura e descobrir que a diferença de idade entre o casal é de 20 anos. Isso no foi "meio estranho", pois não é algo tão comum em romances. No entanto, esse sentimento passou logo nas primeiras páginas. E melhor: o autor conseguiu mudar a minha visão, porque quando é para acontecer, nada vai impedir, nem uma diferença de 20 anos!
As 412 páginas vai ter como foco dois personagens: Alessandro, um publicitário bem-sucedido de 37 anos que acaba de ser abandonado pela noiva sem nenhuma explicação; e Niki, uma adolescente de 17 anos que está prestes a acabar o ensino médio.
Os dois se conhecem depois que ele atropela Niki. Eles trocam o número do celular para ele possa pagar os custos do conserto da moto dela. A partir daí temos uma história de amor!
No começo, mais ou menos as 100 primeiras páginas, eu estava achando o Alex bem chato. Era uma coisa de ficar procurando o tempo todo um motivo para a sua noiva ter largado dele e não parar de pensar nela. Isso já estava me irritando. Mas depois que ele conhece a Niki, a sua vida muda completamente.
Ela vai mostrar para ele que algumas vezes precisamos parar de nos preocuparmos com tudo e deixar rolar. Ao mesmo tempo, ela trás sentido à vida dele, e ele, vai dar amadurecimento à vida dela. E essa troca dos dois é muito bonita e legal - porque apesar da diferença de idade, ambos tem algo para ensinar e aprender.
A Niki é uma personagem super carismática e decidida. Não vai ser fácil mudar a sua opinião e eu tenho um apreço por pessoas assim. Que não são manipuláveis. Tenho certeza de que ela segura as pontas muitas vezes ao decorrer do livro.
O mais interessante na narrativa do autor é que durante os capítulos dos dois personagens, vamos ter alguns narrados por personagens mais secundárias, e que no final serão bem importantes. Além de que, em vários capítulos, ele termina deixando aquele suspense do que vai acontecer, o que só torna a gente mais ansiosa com a sequência - para só depois de três, quatro capítulos, ele finalmente falar o que aconteceu. Mas não desanimem, isso acontece muito bem neste livro!
Já para terminar, outra coisa que achei muito interessante é que no final o autor dá um fechamento para todos os personagens que aparecem no livro todo. E o jeito que ele faz isso é incrível!
Adorei esse livro e recomendo para todo mundo por vários motivos. E para quem for ler, lembrem-se que o autor é italiano, então,obviamente, a história se passa na Itália, e mostra muitos lugares que eles passam que só aumenta aquela vontade de conhecer o país. Além de ter várias referências de livros, filmes e músicas (muitas italianas, claro!), mas também outras bem conhecidas, como por exemplo algo que me chamou muito a minha atenção: o autor deve ser fã do Robbie Williams, porque vira e mexe os personagens citam alguma música dele e para mim, que adora ele, isso foi fantástico!
Esse livro também teve uma adaptação chamada "Lição de Amor" (título bem bosta, por sinal), não vi ainda, mas pretendo assisti-lo em breve para uma nova coluna que iremos trazer para o blog. Fiquem de olho que acho que irão gostar!
Depois dessa leitura, só fiquei mais ansiosa por ler outros livros do autor.
Sei que a resenha ficou gigante, mas não tinha como ser menor. Não iria conseguir passar tudo o que achei e senti. Espero que tenham gostado!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

19 comentários

  1. Olá
    Sempre quis muito ler esse livro, especialmente porque gosto dessa capa e já li vários comentários positivos a respeito. Sua resenha me deixou ainda mais motivada para conferir. Sua resenha não ficou grande não, ficou maravilhosa, especialmente por conseguir demonstrar as sensações <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Que inusitada a forma como essa história de amor começa! Um atropelamento, adorei! hahaha. Gostei muito da diferença de idade e fiquei feliz por eles terem tanto a compartilhar e ajudar um ao outro. Na verdade, acho que nunca li um livro em que o casal tenha uma diferença assim significativa, por isso fiquei mega curiosa para conhecer a obra.
    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol,
    Sempre vi as capas dos livros desse autor e fiquei curiosa em relação a elas, mas não sabia sobre o que e tratava até ler sua resenha.
    Achei os dois personagens intrigantes e gostei de saber que você achou o Alex meio chato no começo, pois pareceu que ele evoluiu. Outro ponto que me agradou foi a Niki, adorei conhecer um pouco de sua personalidade.
    Dica anotada. Aliás, teria como não gostar depois dessa resenha?
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro e curti o título. O que mais me chamou a atenção das suas considerações, foi o cenário italiano. Li poucas histórias que se passam na Itália e tenho certeza q2ue vou curtir bastante!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?! Nossa a diferença de idade deles é considerável neh? Eu acho esquisito essa diferença toda da idade pois imagina futuramente ela fica mais gritante neh? Sei lá...
    Ei também não gosto muito de romance e o enredo desse no me atraiu muito.
    Fica para a próxima dica
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tentei ler esse livro há muito tempo atrás, mas simplesmente não aconteceu. Uma pena, porque bastante gente parece gostar. Eu achei essa diferença de 20 anos entre os personagens bem bizarra, e acredito que isso foi um dos motivos para eu desistir da leitura.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol
    Há tempos não via esse livro. Lembro que morri de vontade de ler esse livro na época. Adoro livros ambientados em outros países e a Itália é sempre linda. Só estranho essa diferença de idade e por isso tive mais vontade.
    Acabo de anotar e vou dar uma especial atenção
    Beijos
    Rizia - www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Olha eu sempre quis ler esse livro, me apaixonei por ele desde de quando vi ele pela primeira vez, foi amor assim, a primeira vista! Adoro esse tipo de livro, amo geografia e passar por lugares que ainda não conheço por meio de livros. Beijinhos,
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Confesso que quando iniciei essa leitura não consegui seguir em frente. Achei a personagem muito imatura, a linguagem muito rebuscada e simplesmente não consegui prosseguir com a história. Agora com a sua resenha fico mais tentada a tentar ler novamente esse exemplar. Não sabia que havia um filme, mas vou procura-lo depois.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não conhecia nenhuma obra do autor, mas adorei essa premissa!Acho que também estranharia a diferença de idade entre eles, mas que bom que no decorrer das páginas isso não atrapalha a leitura. O livro deve ser ótimo e sua resenha ficou muito boa.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ainda não li nada do autor, mas já vi várias coisas a respeito das histórias dele. Tenho curiosidade de ler "Desculpa se te chamo de amor", parece ser um romance bem diferente de tudo o que eu já li, principalmente por conta da diferença de idade dos personagens também. Fico feliz em saber que o livro te agradou tanto, é tão bom quando o autor dá um desfecho satisfatório para os personagens, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este eu não li, e confesso que ele não chegou a despertar meu interesse, mesmo na época do lançamento. Apesar da resenha positiva, este interesse ainda não mudou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Acredita que nunca li nada ou mesmo vi os filmes adaptados do autor?
    Fiquei bem interessada neste de sua resenha, tanto pelo fator de diferença de idade, que é bem grande e bem diferente dos outros livros, e também por se passar na Itália, que eu amo de paixão e sonho em um dia visitar.
    Enfim, gostei muito da dica, e já vou procurar os outros pra ler e assistir

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha visto comentários sobre o quanto este livro é bom. A história tem tudo para surpreender, afinal, existe um encontro ou melhor, romance, entre gerações. Lendo sua resenha pude ver que você amou o livro, seja a história, a maneira como foi escrita, a maneira como o autor deu o desfecho para os personagens. Enfim, tudo parece ser maravilhoso. Espero que um dia eu tenha a oportunidade de ler esse livro e espero gostar o tanto quanto você. Dica mais que anotada novamente. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Sabe que eu também fui caçar livros o autor depois de ter visto "Três metros acima do céu" e "Sou louco por você"?!
    Eu ainda não li esta obra, mas já assisti ao filme "Lição de amor" e a continuação "Desculpa, quero casar contigo" e adorei os dois! Acho que você vai curtir!
    Pela sua resenha, acho que o filme foi bem fiel ao livro.
    Os personagens da obra me parecem cativantes, a protagonista parece ser uma jovem de forte personalidade, gosto de personagens femininas assim.
    A ambientação da história é maravilhosa, né?! Já tô louca para conferir isso no livro!
    Adorei sua resenha e esperto ler esse livro ainda este ano!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, a muito tempo atrás eu lembro que tinha muuita vontade de ler os livros do federicco, pois antigamente eu era totalmente focada em romance kk, não liga mais gênero nenhum.
    Mas não sei porque eu desisti de ler os livros dele,eu até comecei um chamado "Carolina se apaixona" mas nem ao menos chega as 100 páginas.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca tinha visto nada sobre esse livro é não conheço os filmes? Mas fiquei curiosa, realmente não é comum nos romances os personagens terem uma diferença de idade tão grande, mas como você disse, quando é pra ser nada importa. Bom, parece ser um belo romance, bacana ver que a garota amadurece com ele e tudo o mais. Enfim, imagino que seria uma história que me agradaria, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Florzinha, há muuuito tempo atrás eu peguei um livro do autor mas acabei não lendo e agora me arrependi.
    Não conhecia a história é percebi que tem tudo para me agradar e sua resenha deu um ânimo a mais.
    Peguei as dicas das adaptações também. Vou tentar conhecê-lo esse ano ainda (sou muito atrapalhada com filmes e séries)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    eu já ouvi falar muito desse livro e sempre tive uma certa curiosidade em ler ele, para ser sincera fiquei bem feliz em ver que você gostou e que recomenda. Com toda certeza irei ler esse romance logo que tiver uma oportunidade. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir