Resenha: Reino das Névoas - Contos de Fadas Para Adultos


"Quando os homens fazem a guerra, não a fazem porque têm motivos justos. Quase sempre também não a fazem por ódio, vingança ou mesmo direito. Fazem-na porque ela é inescapável. Amamos a paz, mas sabemos que a guerra sempre vem." (Conto Reino das Névoas)

Hoje trago mais um livro da nossa terrinha e de uma autora com grande potencial!
Quem acompanha a gente no Facebook, sabe que no dia 14/05 fomos em um evento na Livraria Cultura Shopping Bourbon para discutirmos as mulheres na literatura nerd. Foi um evento lindo, super gostoso, realista, sincero e necessário!
No final, teve um sorteio e aconteceu algo que não estamos muito acostumadas, rsrs. Ganhamos um livro, e o único nacional da pilha (e ainda levamos o autógrafo :) . Ficamos muito felizes!
Ganhamos "Reino das Névoas", da Camila Fernandes (super gentil!) - que é um livro de contos de fadas para adultos. Já na hora achei super interessante o tema e comecei a ler no mesmo momento. Se não estivesse tão cansada no dia (porque ainda fomos depois do evento ao cinema...) teria lido ele em algumas poucas horas.
No total são 7 contos, sendo que o último leva o nome do livro e é o mais longo, e um dos mais legais. É uma leitura rápida e com muitos contos bons!
Eles irão abortar temas bem pesados, como estupro e incesto, porém isso não afasta os leitores.
Achei esses os melhores:

  • "O Chifre Negro" - que não consegui relacionar a nenhum conto de fadas, mas que incia o livro muito bem;
  • "A Outra Margem do Rio" - esse é bem diferente, mas que traz uma mensagem muito bonita;
  • "A Torre Onde Ela Dorme" - esse é o mais pesado, na minha opinião, porém também é um dos mais bonitos;
  • "Reino das Névoas" - o conto que dá o título ao livro me deu a impressão de misturar alguns contos de fadas conhecidos, mas a autora faz isso de forma brilhante!
Temos também algumas histórias bem engraçadas, como "A Filha do Fidalgo", que é um conto curto e faz referência às histórias de princesas e sapos que se transformam em príncipes. Bem legal.
A edição está muito bem feita, e para melhorar temos antes de cada história, uma ilustração feita pela própria Camila, e que são simplesmente lindas!
Como a própria autora diz no começo: "A mensagem é clara: O mundo é cruel. Sejam espertos. Tomem cuidado.". E acho que o livro consegue passar essa mensagem.

 "- Às vezes, tentamos tomar pela violência aquilo que nos seria concedido de bom grado - disse a Princesa, afagando complacentes as rugas do soberano. - Perde-se, assim, a honra. Perde-se a sanidade." (Conto O Chifre Negro)
 Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

18 comentários

  1. Olá Carol,
    Parabéns por ter ganhado a obra e melhor ainda por ser um nacional. Eu já li esse livro e gostei bastante do desenvolvimento. Assim como você, eu também achei algumas histórias bem divertidas.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, que bom saber que esse livro te cativou, e eu não gosto de cinema então com certeza ficaria lendo o livro durante o filme, risos. Adorei saber que temos histórias engraçadas e pesadas ao mesmo tempo, eu adoraria ler, parece um ótimo nacional.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não conhecia a obra e nem a autora e achei legal ver novidades literárias. Eu gosto muito de contos e crônicas e também de releituras de contos de fadas, mas essa obra não me chamou atenção e não despertou meu interesse para realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu não conhecia a obra, e nem a autora. Adoro contos de fadas, e achei interessante a premissa do livro. Muito legal saber que você curtiu a leitura! Adorei a dica!

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e fiquei intrigada com esse subtitulo. Essa coisa de contos de fadas para adultos é bem interessante. Me interessei bastante pelos contos que tem essa veia cômica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá. Olha que as partes que você colocou do livro achei que são bem verdadeiras, princialmente sobre a guerra. Legal este livro, apesar de que eu não curto contos, mas parabéns pelo evento e pela obra e ainda autografado!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de ler contos, mas adoro novas versões de contos de fadas e tenho certeza que vou adorar esses.
    Não ligo com temas pesados, desde que seja bem escrito, e pelo que disse, a autora faz isso muito bem!
    Fiquei muito curiosa pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, tudo bem?
    Parabéns por ter ganho o livro =D É tão legal quando isso acontece né? E o evento deve ter sido super legal, pois esses temas realmente precisam ser debatidos :)
    Não sei se leria o livro, confesso. Não gosto muito de livros de contos e incesto é um tema muito difícil para mim. Mas quem sabe em um futuro não é mesmo?
    Desejo sucesso a autora :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que legal que você ganhou o livro, adoro quando isso acontece!
    Gostei muito de saber que alguns contos são divertidos e acho que todos foram construídos e bem elaborada. Acho que a mensagem não poderia ser melhor o mundo é cruel mesmo.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oii! Não conhecia este livro ainda, mas adoro os contos de fadas modernos. E já fiquei curiosa após seus comentários, ou seja, já está indo para a minha lista ;)

    Aah, parabéns pelo livro (e autografo!).

    Beijos!

    Lê & ler
    https://leelerblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. OIii

    Não conhecia esse livro mas fico bem feliz de você ter ganahdo ele, eu não ganho nada, nunca mesmo, então acho sempre legal quando alguém ganha. Esse livro parece ser muito bom e ter essa pitada de humor melhora tudo ahahha Espero poder ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi, confesso que achei o livro muito bonito, mas quando você falou que se tratavam de contos desanimei. Não sou muito fã da leitura desses livros, mas não irei julgar sem conhecer, porque quem sabe tendo a oportunidade de ler eu não acabe gostando, certo? O que eu mais gostei foi de saber sobre o evento e seu tema, eu inclusive já fiz um post sobre esse mesmo assunto em um site onde sou colunista, acho um tema muito importante e adorei saber que existem mais que pensam dessa forma!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Parabéns por ter ganho o livro, é tão gostoso quando temos a sorte de ganhar algo em sorteio, não é?
    Achei bem interessante a ideia de um livro sobre contos de fadas adultos e achei muito legal ter referência aos contos clássicos que conhecemos. Adoraria ler este livro!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Adoro contos de fadas, principalmente quando eles tem o clima mais original dos clássicos e que contem um conteudo mais denso e pesado. Acho que faz mais sentido a mensagem que quer passar do que somente a parte colorida e de flores que é a mais divulgada.
    Embora não seja de ler contos com frequencia, fiquei super curiosa com esse livro e em saber quais são os temas em cada conto, assim como qual a sua mensagem. Me parece uma leitura interessante, então está na lista e eu espero que tenha a chance de ler logo :)
    é tão bom ir em evento e ganhar brinde, né? Mais ainda quando o livro vem autografado *-*
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Adoro contos e sua releituras.
    Não conhecia esse livro, ma achei interessante o desenvolvimento e a mensagem. A capa também é super legal. Bom saber que os escritores nacionais estão com cada vez mais espaço nos blogs.
    Dica anotada!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oie Carol!!!
    Muito legal este evento que vocês participaram e ainda ganharam um bom livro! O mundo nerd já está percebendo que nós mulheres também somos fãs!
    Amo contos e já estou mega interessada nesta leitura!
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei animada, porque adoro contos de fadas e esse livro parece ter vários pontos bacanas de acompanhar. Enfim, achei a dica ótima, ainda mais por ser nacional, faz tempo que não leio um.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas já fiquei super curiosa por alguns pontos. Ele se tratar de contos já me anima muito, ainda mais quando são contos de fadas de adultos. E gostei muito de ver que é livro nacional! Adorei e com certeza daria uma chance a ele :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir