Um Livro Que Não Precisava Existir!


"Acontece que nem sempre é seguro refletir sozinha, mesmo à meia-noite."

O que dizer de um livro que tinha todos os elementos para ser "O Livro", e que no final se tornou um livro fraco, com uma protagonista irritante e um final chato. Além da escrita chegar muito perto da escrita de uma criança...
Quando vi na livraria "Meia-Noite na Austelândia" da Shannon Hale (Ed. Record) fiquei super interessada com a ideia do livro. Misturar os crimes da Agatha Christie com os romances da Jane Austen, em um local que imita seus romances é algo diferente.
E além de ter adorado a ideia (mesmo não tendo lido nenhum livro dessas duas autoras), fui cheia de expectativa. E você ir cheia de expectativa em um livro ou filme tem aquele problema: a obra até poderia não ser tão ruim, mas no momento que esperamos muito, a chance de acharmos fraco é gigante.
Nossa protagonista, Charlotte Kinder é muito bem sucedida no trabalho, porém sua vida amorosa não vai nada bem. Recém divorciada e vendo seu ex-marido se casar com a amante, ela passa a enfrentar o mundo dos programas arranjados com homens desconhecidos. Para tentar solucionar sua vida, ela começa a ler os romances de Jane Austen e acaba lendo todos os seus livros em uma semana só. Começa então uma  procura pela internet por lugares baseados nos romances da escritora, e logo descobre a Austelândia, uma mansão interiorana que reproduz a época de Jane Austen.
Lá todos devem se portar de acordo com os costumes da Inglaterra regencial, ou seja, homens são perfeitos cavalheiros e o espartilho é item obrigatório nos trajes de uma dama. Porém, na verdade, os homens são atores, contratados para entreter as hóspedes.No entanto, as coisas não parecem ser tão bonitas assim. O lugar começa a ficar misterioso e Charlotte começa a pensar que houve um assassinato na mansão. Agora, todos parecem suspeitos e nem Jane Austen pode mudar o que está por vir. Um caso que era para ser estilo Agatha Christie, mas nem perto chegou!
A personagem principal é chata e neurótica, além de ser muito irritante. Ela sempre fica imaginando o lado ruim de todas as situações, acha que sempre é a culpada, mas no instante seguinte se faz de coitadinha. Personagem muito mal feita.
Os problemas começam por ai.
A escrita da autora é infantil e horrível. Os romances que ela criou são fracos e cheio de reviravoltas desnecessárias. E as explicações de tudo são meio que jogadas ali. E para piorar, no final, ela tenta deixar a personagem mais "legal" e coloca um final de "felizes para sempre" muito bobo.
Não tinha o porque tornar a protagonista uma heroína, isso só me deixou mais irritada.
Esse é o segundo livro. O primeiro é "Austelândia", que até filme teve em 2013, porém não tenho nenhum interesse em ler. Só esse já foi frustração suficiente. E pelo que vi pelas sinopses, o segundo não é bem uma continuação do primeiro, só têm a mesma ideia de trazer o mundo de Jane Austen para atualmente.
A única coisa boa que o livro tem é a capa que é linda e a ideia, porque de resto, podia ficar só na cabeça da autora.
Alguém já leu e também não gostou como eu? Digam ai nos comentários o que acharam.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

25 comentários

  1. Olá
    Eu já li esse livro e gostei do enredo. Para mim foi uma leitura bem proveitosa. Eu não tinha nenhuma expectativa quando comecei a ler, então acho que foi por isso que não me decepcionei. Acho a capa linda!!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que livro diferente, a capa é bem chamativa. Talvez se eu visse ele em uma livraria, com certeza compraria por conta da capa, mais também não podemos julgar por ela. Acho que não ia gostar muito desse livro por não fazer meu estilo de leitura, mais a sua resenha me deixou bem em duvida do que achar do livro porque eu gostei da história e ao mesmo tempo não me agrada. Valeu a pena conhecer esse livro!
    Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, talvez a leitura não tenha funcionado bem para você porque você ainda não leu nada da Austen e talvez não entenda o amor que os fãs da autora tem por suas narrativas. O primeiro livro, Austenlândia, é ótimo e eu insisto para que leia, porque é uma história muito bem escrita.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Confesso que não tinha ficado muito animada para ler esse livro e depois da sua resenha desisti completamente! Que pena que a história não funcionou e a narrativa foi infantil.
    Mas acontece. Leituras melhores virão!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Não sei oque dizer em relação ao ser um livro bom ou ruim porque é a primeira vez que leio algo sobre ele, mas não me parece ser chato pelo que você contou dele, só parece que você realmente não curtiu o enredo e os personagens e acredite, isso é normal.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Que pena o livro não ter te agradado em nada! Geralmente quando pego em uma leitura assim acabo por abandonar sem pena. A premissa desse livro me chama atenção, então acho que leria sim, mas vou com menos sede ao pote ;) Ah, acho essa capa maravilhosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem?
    Não sei dizer se esse livro me agradaria, pois até o momento nunca li alguma obra de Jane Austen (mas pretendo!). Apesar disso, a ideia parece bem legal e pode até ser clichê, mas adoro histórias em que temos que descobrir quem é o assassino. É uma pena que a protagonista não seja das melhores e que a escrita seja muito infantil.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    A capa realmente é linda, mas é uma pena que o livro não tenha ganhado o seu amor, e levando em consideração os pontos que você citou realmente a protagonista parece bem chata, e a história não funcionou muito bem

    ResponderExcluir
  9. Nossa, esse era um livro que eu até tinha curiosidade de ler, mas depois da sua resenha definitivamente quero distância. Assim como você comentou, sempre achei a ideia super inovadora e muito interessante, mas se a escrita e a ideia não souberam ser bem aproveitadas de nada adianta! Sem falar que essa protagonista tem tudo para ser irritante por demais da conta! Prefiro nem ler do que passar raiva, muito obrigada por avisar sobre, foi bem esclarecedora sua resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Bem, a proposta é realmente boa, mas é uma pena que a autora se perca tanto assim. Eu tenho zero paciência com escritas superficiais e quase infantis, então já passaria longe do livro. É realmente uma pena, porque né, a premissa é interessante. Parabéns pela opinião do livro, continue resenhando assim. =)

    bjss

    ResponderExcluir
  11. Oie, não li o livro mas com os pontos que você levantou acho que eu não ia querer ler. Não gosto de protagonistas chatas e que gostam de ser coitadinhas e já não curto muito a agatha christie, quem dirá uma imitação dos livros dela. Acho que quando um autor quer usar algum universo que ja existe tem que ser bem feitinho, né. Uma pena que não valeu a pena sua leitura.

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Nunca li nada da Jane Austen, mas cheguei a ver alguns filmes e ler adaptações de suas histórias, inclusive "Austenlândia", livro que eu gostei bastante. Poxa, é uma pena que a história e a escrita da autora tenham sido decepcionantes para você, confesso que até me sentia animada para lê-lo antes, mas agora perdi a coragem...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ual, eu tinha achado a história tão legal, assisti somente o filme de austelândia e pretendia ler o livro e esse também, mas agora estou na duvida já que odiou tanto o livro kkkk

    ResponderExcluir
  14. Amei o título e a capa, entendo sua expectativa, se eu estivesse em uma livraria e visse esse livro com certeza levaria para a casa, pois chama muito a atenção. É muito ruim quando nossas expectativas são frustradas né
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Carol,
    Ler sua resenha foi um baita balde de água fria :(
    Consigo entender os motivos que fizeram você não gostar da leitura e entendo que a transformação da protagonista em heroína é algo que pode não agradar muito. Enfim, acho que preciso ler o livro para formar uma opinião, mas devo, num primeiro momento, abaixar todas as expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Fiquei um pouco decepcionada conforme ia lendo a sua resenha, pois tenho bastante interesse em ler esse livro e saber que a escrita da autora é infantil é desanimador. É realmente uma pena que tenha sido uma leitura ruim para você e que praticamente todos os pontos tenham sido negativos. Espero que a próxima seja melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Puxa, nem sabia que tinha isso de misturar os crimes da Agatha Christie com os romances da Jane Austen, é uma ideia genial, pena que você não curtiu o resultado. Tenho o outro livro aqui, Austenlândia, comprei só pela capa e título, e agora minha vontade de ler diminuiu bastante. Final chato e escrita que chega muito perto da escrita de uma criança são coisas difíceis de engolir. O que eu tenho vai pro fim da fila, e nem sei se vou adquirir esse, só se me surpreender.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Nossa que péssimo que você odiou o livro, eu sempre ouvi falar muito dele, mas não tinha visto uma opinião negativa ainda. Talvez um dia eu leia para tirar minhas próprias conclusões. Mas muito ruim mesmo que o livro não era o que você esperava, é muito ruim quando isso acontece né? Parabéns pela resenha sincera!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sou apaixonada por Jane Austen e quando conheci esse livro fiquei com muita vontade de ler. Mas depois de ler a sinopse e ver alguns comentários sobre, acabei desistindo. Lendo sua resenha, acredito que acertei na minha escolha de não ler o livro, pois pela sinopse já achei o livro pouco interessante e de um enredo chato e desgastante.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Já li o primeiro livro e gostei muito, mas, vejo que o segundo não é tão bom assim né? A premissa parecia realmente ser muito boa - misturar Austen e Agatha - mas, parece que não funcionou bem...Não gostei de saber que a personagem principal é intragável e pessimista e que a autora a colocou "salvando o dia" para deixá-la mais legal. Uma pena que o livro seja tão desgastante e mal escrito =/

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu li o primeiro livro e gostei, mas logo que esse foi lançado eu comecei a ler algumas sinopses e já perce que a autor tinha pecado no enredo e nos personagens. É uma pena que a história tenha se tornado tão chata e cansativa, quando a ideia era boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ola lindona que pena que a leitura não fluiu para você, eu não gosto de protagonistas que não acrescentam em nada no livro, ou seja não evoluem e irritam o leitor o que deve ter acontecido nesse livro. Vou deixar a dica passar por conta disso. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, eu diferente de vc gostei muito do livro, ele não é perfeito tanto que o prefiro o livro 1. Acho que a principal causa de vc não gostar do livro é pensar que tem o elemento "policial" em primeiro plano e ele não é isso. A personagem ser irritante tb é uma homenagem ao livro "A Abadia De Northanger" em que a mocinha era assim.
    Um abç,
    Boo Nina (Gi)
    http://www.rascunhocomcafe.com/2016/06/meia-noite-na-austenlandia-abadia-de.html#.V6DauPkrIdU

    ResponderExcluir
  24. É horrível quando a pessoa estraga uma das melhores ideia do mundo. Ela tinha tudo nas mãos e jogou fora a troco de "táticas", de reviravoltas , clichés de heroinas, francamente, eu não leria. Esse tipo de livro só me dá mais raiva pq sei que tem nacionais muito melhores que estão fora das prateleiras por causa de livros assim... aff

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    A capa e o nome são chamativos e arai muitos fãs das autoras, eu não li Jane Austen ainda mas pretendo ler e adoro esse clima de época. Que pena que o livro não te agradou, eu também não curto muito essas personagens chatinhas, mas ainda tenho curiosidade em ler esse livro e espero que a leitura seja boa rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir