A Lista - Resenha/Desafio


"Faria 85 anos na semana seguinte; é claro que ela tinha inúmeras histórias, e é claro que tinha segredos, todo mundo tem. A questão era tentar decidir qual delas Kitty poderia escutar e, depois de todo esse tempo, qual Birdie desejava contar."

Sempre que pego na mão um livro da Cecelia Ahern, já vou cheia de expectativas, esperando muito das histórias dela. Simplesmente porque essa mulher é demais! Como amo ela, sua escrita e seus livros...
E com esse não foi diferente. "A Lista", da maravilhosa Cecelia Ahern. Editora Novo Conceito, foi mais um espetacular livro dela.
A trama é bem simples: a nossa protagonista, Katherine Logan - ou melhor, Kitty, como prefere ser chamada - acabou de entrar numa enrascada daquelas.
Ela é uma jornalista que recentemente participou de um programa de TV e acusou um professor de abuso sexual de duas alunas dele. O único problema é que todo mundo estava assistindo esse programa e a informação que ela tinha era falsa... Com isso ela perdeu o emprego que ela tinha no canal, sua carreira está arruinada, perdeu seu namorado, seu melhor amigo está decepcionado com ela e a sua mentora e chefe, Constance, está gravemente doente.
E antes de falecer, Constance deixa um mistério na mão de Kitty - uma lista com cem nomes de pessoas que a primeira vista não tem nenhuma conexão. E é a partir daí que a história vai se desenrolar. Kitty indo atrás dessas pessoas e tentando entrar em contato com elas para descobrir essa relação e escrever uma matéria na revista "Etcetera" na qual trabalha e Constance era chefe. E nesse meio ainda tenta recuperar um pouco de dignidade e salvar seu emprego que está por um fio.
A Kitty é uma personagem que no começo é difícil de se apegar, até pelo que ela fez. Mas depois a gente percebe que ela foi usada e que no fundo ela se sente mal. E as pessoas ao redor dela não ajudam muito, mas as coisas vão se encaixando.
E o final é de arrebentar! Para mim o melhor final dos livros dela que já li. É simples, faz total sentido e é perfeito. Não esperava que ela pudesse acabar tão perfeitamente.
O sentidos dos nomes estarem naquela lista é tão delicado que ele concretizou o livro como o meu preferido da Cecelia.
É incrível como a autora escreve bem e consegue nos atingir. A mensagem que ela sempre passa é lindo, e todos deveriam ler algo dela - e mais importante: não só os livros que saíram filmes, que são os mais conhecidos. Ela tem MUITO livro bom que pouca gente conhece.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

23 comentários

  1. Bom dia! Uau já quero ler, a trama parece maravilhosa, gosto dessas coosas de desvendar mistérios e ela toda arruinada na vida, vai fazer o que a chefe pediu! Sensacional! Quero muito ler, olhava a capa e não dava a atenção. Ainda bem que sua resenha abriu meus olhos, ótima dica e resenha viu, bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma relação de amor e ódio para com esta autora. Amei P.S. Eu te Amo, mas odiei O Livro do Amanhã e isso me deixa indecisa se devo ler mais alguma coisa dela. Acho a capa deste livro mega romântica!!!
    Adorei suas considerações sobre o enredo e estou curiosa para conhecer o casal e ver como isso se dará nas páginas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto muito da escrita da Cecilia, mas ainda não li essa obra.
    Fiquei muito curiosa para saber que final é esse de arrebentar que você considerou como sendo um dos melhores dos livros que leu da autora!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tenho a lista, mas nunca li por achar que a autora gosta de mexer com nosso psicólogo kkkk ou seja, ela eu a amo e depois eu a odeio kkkk difícil relação mas é assim que eu me sinto sobre ela desde o ps: eu te amo. Quem sabe um dia não leio?

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,
    Tenho esse livro em casa e morro de amores pela Cecelia, assim como você. Ler um livro dela e não pensar que será amor a primeira vista é impossível.
    Entendo o que você disse sobre ter sido difícil simpatizar com a protagonista no começo por tudo o que ela fez. Acredito que sentiria a mesma dificuldade, mas só de imaginar que ela foi usada, já sinto meu coração apertar.
    Fiquei bem curiosa para saber o que acontece com essa lista e como e onde a protagonista chega.
    Vou tentar ler esse ano ainda.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,

    Nunca li nada da autora, mas não é por falta de vontade. Uma amiga tem esse livro e gostou muito dele e claro que isso já tinha despertado meu interesse e sua resenha reforçou isso.
    A proposta é interessante e já fico curiosa para saber que ligações tem os nomes dessa lista e pelo visto a autora deixa a revelação realmente para o final e também quero saber que fim arrebatador foi esse. Do jeito que sou emotiva devo até cair no chorro lendo. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  7. Heey, tudo bem? A Lista é um livro muito bonito! Eu fiz essa leitura assim que ele foi lançado por aqui e adorei. Também demorei a me apegar à Kitty no começo, mas da metade para o final ela foi incrível. E os personagens secundários são simplesmente encantadores. Como não amar Cecelia Ahern? <3 Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acredita que nunca li nada da Cecilia? Mas sempre vejo elogios!
    Que pena que a protagonista no começo não seja tão legal, mas mesmo assim conseguimos nos apegar a ela. Fiquei morrendo de vontade ler mais essa obra dela e vou adicionar na minha lista.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Muita gente fala super bem desse livro. Li apenas um da autora, mas gostei bastante do seu estilo de escrita. Bem legal e convincente. Fiquei feliz lendo sua resenha tão positiva e fiquei curiosa com esse final tão arrebatador, não tem como não ficar instigado haha


    parabéns pela leitura e pela resenha.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí, mas nunca parei para saber sobre ele e agora fiquei animada. A premissa é curiosa e fiquei com pena da protagonista, deve ser uma barra passar pelo o que ela passou :/ Achei curioso essa coisa da lista e agora quero saber qual a relação entre as pessoas. Além disso, fiquei curiosa para saber sobre o final.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. OI!!
    Tudo bem?


    Já li várias resenhas desse livro e todas apontam para o final deslumbrante. Que no desenrolar da narrativa não entende os pontos em comum das pessoas da lista, mas autora surpreende. Estou bem curiosa pela obra, mas minha carteira anda um bocado vazia rs... Se o livro for tudo isso que todos dizem, vou ficar surpreendentemente feliz, pois geralmente me decepciono com as indicações dos blogueiros. beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu tinha um total desconhecimento tanto da obra, quanto da autora (qye debe ser muito boa pelos seus elogios)
    Voce fala muito sobre o livro, de como ele nos conta a história sem dar spoilers (isso conta MUITO)
    A resenha ficou muito boa, pois dá um gostinho de querer ler o livro!
    Beijoos ⚓

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol,
    Li esse livro ano passado e fiquei encantada com a escrita da autora, foi o meu primeiro contato com ela, então acho que comecei muito bem, hahaha.
    Eu adorei o final, foi realmente perfeito e único, me apaixonei pela Kitty logo de cara, justamente por perceber que ela era realmente uma vítima. Enfim, é um livro que merece ser lido com toda a certeza.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Amei sua resenha, acho que nunca li uma resenha desse livro e fico contente de ter lido esta. Nunca li nada da Cecília e morro de vontade, só ouço elogios dela. Estou com um livro dela aqui para ler, "O ano em que te conheci". Pretendo do ler em breve.
    Adorei a premissa desse e fiquei de verdade interessada em ler ele. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Gostei muito de A lista. Foi um livro que me surpreendeu bastante. Gosto da escrita da autora também, nos cativa bastante.
    Amei de ler suas impressões e saber que gostou tanto quanto eu.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!
    Gosto muito das estórias dessa autora, mas todos os livros que li dela tinham o mesmo problema; muita enrolação com o meio da trama se alongando demasiadamente a ponto de eu ficar cansada da leitura. Então normalmente eu fico com uma dupla sensação; amo a estória, mas não muito a forma como ela foi narrada.
    Me interessei pelo enredo do livro e por sua resenha deu pra perceber que ele realmente te prendeu e por isso darei mais uma chance à autora e incluirei este livro na lista de livros a serem lidos.
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oioi, tudo bem? Nunca li nada da autora mas já é a terceira resenha positiva que leio sobre "A lista". Parece ser um livro realmente surpreendente. O desafio da Kitty é grande, mas minha curiosidade pra saber o quer essas pessoas tem em comum é ainda maior. Já quero esse livro pra mim! kkkk Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu adoro os livros da Cecelia, mas confesso que esse é o que eu menos tenho vontade de ler. Não sei por que, acho que pela capa...hehe' Fico feliz em saber que você gostou tanto da obra, e principalmente por saber que o final foi surpreendente. Adoro finais surpreendentes ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, como está?
    Olhando a trama desse livro, estou cá me perguntando quem terá usado a personagem e se isso tem a ver com o que ela tem de fazer para recuperar a dignidade depois de ter feito a vacilada. Com sinceridade, quero ler esse livro para descobrir esse detalhe porque sério: quem teria interesse em usar a Kitty para um propósito tão nefando e com que razão?
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá! Sou apaixonada por Simplesmente Acontece, ela não decepciona nunca hahaha adorei a premissa, fiquei animadíssima, preciso desse livro pra ontem. Obrigada pela dica! Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    A escrita da Cecelia é incrível e penso que é unanimidade a paixão por "Simplesmente Acontece".

    Não conhecia ainda "A Lista" e fiquei bastante curiosa para conhecer a historia.

    Obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  22. Concordo contigo, este é um dos livros menos conhecido dela, confesso que ainda estou meio receosa de ler algo da autora, mas com essa trama e curiosidade pegaria esse pra ler sem nenhum problema, bem, tem a protagonista, mas como tu disse no final vale a pena.
    Xoxo

    ResponderExcluir