Como Eu Era Antes de Você


"O quarto estava estranhamente calmo. Pelo vão entre as cortinas dava para ver o mundo lá fora, coberto de branco, calmo e lindo. Ali dentro estava quente e silencioso e só o zunido e o assobio do aquecimento central interrompiam os meus pensamentos. Fiquei lendo e, de vez em quando, olhava Will dormir tranquilamente. Conclui que nunca houve uma época na minha vida em que pude ficar em silêncio, sem fazer nada. Numa casa como a minha, é impossível crescer acostumado ao silêncio: o aspirador estava sempre ligado, a TV berrando, as pessoas falando. Nos raros momentos em que a TV ficava desligada, papai colocava seus velhos LPs do Elvis para tocar a todo volume. Um café também tem um barulho constante, com todo o falatório e tilintar de talheres.
Ali, eu podia ouvir meus pensamentos. E quase escutava meu coração batendo. Percebi, para a minha surpresa, que gostava disso."

Cara, como não amar essa história? "Como Eu Era Antes de Você", da Jojo 'querida' Moyes, Editora Intrínseca é mais uma dessas encantadoras histórias que você vai levar para sempre no coração. 
Pode até parecer clichê, afinal, é mais uma dessas inúmeras histórias de amor. Mas não. A maneira que é contada vai contra as ideias que construímos do que é realmente o amor e até onde podemos ir. E as consequências que teremos que colher no final.
Não sei nem como explicar o que aconteceu com o meu coração quando o livro acabou e eu teria que conviver com aquilo. Foi apaixonante do começo ao fim.
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ele se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem  sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
A história vai criando suas formas da metade para frente, mas é envolvente, refletiva, uma alta análise de valores, família, amor, morte.
O livro terminou e eu fiquei com 'aquela' cara de como assim?
Existem alguns temas que, como não fazem parte do nosso cotidiano, acabam ficando em segundo plano em nossas vidas. Acabamos não tendo uma opinião formada sobre. Esse livro será o momento para você refletir sobre alguns assuntos que não costumamos pensar. E pode acreditar: você nunca mais esquecerá de Will!!!
Eu mais que recomendo, indico como uma linda história de vida e de amor. E mais, de atitudes.
Abraço,

Cláu Trigo

27 comentários

  1. Olá Cláu
    Eu sou apaixonada por esse título, então adorei poder ler seus comentários a respeito. Tambem fiquei assim com o desfecho, sem contar que foi pura emoção desde o começo. Todos os personagens são incríveis... ah, sou suspeita para falar. Mas é muito reflexivo mesmo. Demais!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Apesar de ser mais uma das inúmeras histórias de amor, não consegui considerar esse livro clichê. Essa temática envolvendo morte assistida e recomeços não é algo que costumo encontrar muito em livros, mas, achei que a Jojo abordou tão bem que ganhou meu coração. O desfecho realmente nos deixa de queixo caído e coração partido! rs Não posso deixar de falar, claro, que realmente não é possível esquecer Wil!! rs



    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu não curti muito o livro. Concordo com você que Will é inesquecivel, principalmente por ele ser um personagem corajoso. Porém, a Lou não conseguiu me convencer. Eu achei o livro muitas partes cansativo e faltou um up. Por isso, nem dei a chance pra continuação. Que bom que tenha gostado, mas, dessa vez, passo a indicação. :/

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos meus livros preferidos. Eu li assim que saiu e mesmo assim a história ainda é bem fresca na mente. Ok, o filme ajudou um pouco também.
    Realmente esse livro é para nos fazer pensar em coisas que muitas vezes na nossa vida não damos tanta importância. O final é de partir o coração, mas acho que foi por isso que gostei tanto. A Jojo não seguiu pelo caminho mais provável e que todos esperavam.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu realizei a leitura esse ano e confesso ter achado apenas bom. Não fiquei triste, tive empatia e senti dó do Will, mas acho que não foi muito a minha praia. Mas eu entendo sobre aprender lições e acho que o que mais gostei foi realmente da Lou ter uma vida, buscar sempre viver ao máximo.

    Adorei a resenha!! hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, gostei bastante da sua resenha e principalmente por não ter nenhum spoiler sobre a história. Eu estou com o segundo livro aqui e tentada a ler logo, mas como não li o primeiro eu estou esperando pacientemente. Eu já sei o final, graças a uma resenha onde a blogueira soltou a bomba, não gostei, mas fazer oque, não dá para esquecer. De qualquer forma quero ler o primeiro para me senti envolvida com a história e depois eu leio o segundo. Depois, se você for ler o segundo, vou querer ver sua opinião.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Outra vez que leio resenha sobre "Como eu era antes de você" e quanto mais sobre esse livro eu leio, mais quero lê-lo apesar de já saber o final da história. Ainda mais porque o ponto abordado pela Jojo Moyes não é um que se vê muito, principalmente por causa da polêmica em cima disso.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky!
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Já li a obra e sua continuação Depois de você. Além de ser uma trama maravilhosa com um enredo que nos cativa, ainda há levantamentos para refletirmos o que estamos fazendo com a nossa vida e se ela não pode melhorar. Afinal, vivemos sobre constante mutação e ficar estagnado como Clark não nos faz bem.
    Preciso assistir à adaptação cinematográfica ainda!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amo esse livro. Fiquei chocada com o final também. Eu queria muito que a autora fizesse outro final, mas eu entendi o que ela queria passar para os leitores. E ele se tornou um dos meus favoritos.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oi. Parabéns pela resenha! Eu sempre tive medo de ler esse livro e acho que nunca lerei, porém vi o filme e me apaixonei, mesmo tendo chorando todas as lágrimas do mundo.

    ResponderExcluir
  11. Faz tanto tempo que quero ler esse livro! Tudo o que você disse sobre ele me deixou muito mais ansiosa, principalmente você ter falado que é uma história das mais encantadoras que a gente vai levar no coração e ter mencionado que a maneira como ela é contada vai contra as idéias que temos do que realmente é o amor é até onde podemos ir... Isso me deixou extremamente curiosa pra conhecer o enredo, espero poder fazer isso logo!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Gosto muito da história do livro mesmo sem ter lido, não sei se valeria a pena a leitura por já saber toda a histórias( muitos spoilers), mas o Will é um ser encantador, que dá vontade de retirar da história e trazer para o nosso mundo hehe. Adorei os seus comentários, talvez chegue o dia de dar uma chance a esse livro.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Há poucos meses eu li esse livro e gostei dele tanto quanto você. Jojo provou com essa história que tem talento para a escrita e uma ótima construção de seus personagens, e com certeza irei conferir suas outras histórias.
    Apesar de você ter achado o final surpreendente, não posso concordar. Não achei o Will tão apaixonante como todos dizem. Para ser honesta, a personagem apaixonante é Lou, ela sim é incrível, divertida e sarcástica em alguns momentos. Will é depressivo durante o livro inteiro e não sei como as pessoas não viram isso! É claro que eu tive esperanças como qualquer leitora, mas achei o final bem convincente, apesar de ter acabado com o meu coração, haha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu li este livro há pouco tempo e quero ver o filme em breve! :) ahah Adorei mesmo! Achei a temática um tanto cliché mas muito bem aproveitada! :)

    Ainda bem que gostaste do livro e que o consideraste envolvente e reflexivo (concordo plenamente! hehe). :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu chorei igual uma criancinha quando cheguei no fim desse livro e olha que eu já sabia o que ia acontecer e mesmo assim descobri durante o enredo que eu não estava preparada para isso. Foi doloroso de mais. Uma história linda que me deixou traumatizada e acho que nunca mais quero ler nada da Jojo.
    BJ

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Acredita que ainda não li o livro? SIMPLESMENTE uma vergonha, né?
    Mas, sempre leio comentários onde os leitores relatam ser uma história inesquecível, onde a história de amor é daquelas que levaremos por toda a vida na memória.
    Preciso ler pra ontem...

    ResponderExcluir
  17. OI Cláu!! Tudo bem?
    Provavelmente sou do contra!! Não, eu gostei do livro e estou com o próximo na mesinha de cabeceira, entretanto não achei que é tudo isso para gerar tanto tumulto. Jojo com certeza encanta a todos, mas na narrativa não vi ou identifiquei o famoso "Q" diferente para tanto estardalhaço. Enfim, o bom é que o filme também é bom e indico. Assista você vai gostar. beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Não consigo comentar em nenhuma resenha desse livro sem dizer "me abraça!" hahaha costumo dizer que é o tipo de livro que ou você entende, ou você odeia, Will é um dos meus personagens favoritos da vida, pensa em como eu sofri </3
    Beijos, Luana

    ResponderExcluir
  19. Olá, em nome de Jesus eu ainda irei ler esse livro mas eu não o tenho como prioridae no momento, acho que a carga de expectativa que está em cima dele agora é muito grande e talvez eu vá com uma grande ansiosidade esperando tudo dele e não tenha a experiência que eu esteja esperando, melhor ler quando a poeria tiver abaixado

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Nunca tinha lido nada da Jojo..esse foi o primeiro,gostei da leitura mas não vi nada demais o motivo de tanto falatório por conta dessa estória,achei algumas partes bem chatinhas principalmente qnd a irmã da Louisa aparecia,acho que sou a única nesse planeta que não gostou do livro nem do filme...hahahahah...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/09/resenha-pecados-no-inverno-lisa-kleypas.html

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    Eu prometi pra mim mesmo que só ia ver o filme depois de ler o livro, mas até agora não fiz nem um e nem outro. Mesmo não lendo o gênero com frequencia esse é um livro que me interessa bastante.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá amore,
    Acredita que não tive ainda o privilégio de ler JoJo... (morrendo aqui rsrsrs).
    E pelo que diz em sua resenha esse parece se tratar de um livro maravilhoso – curiosíssima pra ler já!!!
    Delícia ler e refletir... dica anotada!


    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Cláu,
    Esse livro é um dos meus favoritos da vida e, sempre que posso, indico ele para as pessoas. Como você disse, é impossível esquecer o Will e o livro apresenta muitas reflexões sobre provas de amor, amizade e família e acho que esse é o motivo por eu gostar tanto da obra.
    Ler sua resenha deu aquela vontade de reler o livro e ver se minha opinião mudaria.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  24. Ô mulher, por que você foi me lembrar que existe esse livro? Eu ainda não superei e nem quero superar essa história linda.
    Meu Deus, eu aprendi a amar tanto o Will e assim como Lou, adoraria tê-lo aqui agora. Amei a Lou também, ela é uma personagem adorável.
    Chorei horrores com o final desse livro e jamais o superarei.
    Will, eu te amo.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Sou apaixonada pelos livros da Jojo, sou apaixonada por suas histórias, sou apaixonada por seus enredos. Enfim, CEEADV é uma história linda e emocionante, e meu livro favorito da autora <3 recomendo para todos!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Tudo bem?
    Eu sou suspeita para falar pois adoro os livros da Jojo se são clichês eu adoro clichês a Jojo não enrola nas historias não traz dramas desnecessários e isso me faz ama-la cada dia mais.
    Como eu era Antes de você é um livro lindo e que me faz chorar muito serio eu sou chorona e esse livro/filme me faz desidratar eu vou ler ele milhares de vezes e ainda assim vai ser a mesma coisa.
    Não vou superar esse livro nunca.
    Adorei o post
    Bju
    mARY rEIS

    ResponderExcluir
  27. Oie, acredita que ainda não li nada da autora e nem esse que todo mundo ama? Tenho muita vontade de lÊ-lo, e espero conseguir adquirir nos black de final de ano, a grana anda curta, só nas promos pra comprar. Quero assistir ao filme também, mas pretendo ler o livro primeiro, porque se assistir antes tenho certeza que não vou querer lê-lo mais,pois é, coisa de Simeia,kkk. Espero tirar mutas lições dessa história que todos falam que é linda e cheia de amor.

    bjs

    ResponderExcluir