A Traição do Sapato Novo - Conto #1 do Livro dos Mistérios


Algumas semanas atrás, estava mexendo no meu Facebook e vi uma postagem num grupo de literatura que participo que chamou minha atenção mais do que as outras. Era uma pessoa perguntando o que éramos: leitores, blogueiros, escritores, vlogueiros, capistas, etc... Respondi que era leitora e blogueira literária <3 Não custava nada.
Depois esqueci do post. Várias semanas depois, eis que alguém me responde e fiquei bastante surpresa, pois nem lembrava mais do post. E só quando fui ler a resposta que descobri que o autor do post (e da resposta) é o autor desse conto: o Jeremias!
Ele fez uma perguntas curta e simples e que já tinha uma resposta pronta: você leria um conto escrito por um corinthiano? (P.S. Sou uma são paulina chata, que grita muito em jogo e briga bastante por futebol - mas isso é história para outro momento, rsrs).
Fui procurar na Amazon sobre o que era o conto e descobri que ele é autor de três contos que fazem parte da "série" O Livro dos Mistérios. Esse é o primeiro e já aviso que vai ser difícil fazer uma resenha sem dar spoiler. Mas prometi para o Jeremias que iria conseguir fazer isso! Até porque ele meio que me desafiou, e adoro desafios...
Esse primeiro conto tem somente 14 páginas, em meia hora dá para ler. Mas podem ter certeza que vocês irão demorar muito mais tempo pensando nele e tentando decifrar as perguntas que o autor nos deixa. A sinopse é simples, durante uma comemoração uma mulher está no banheiro se arrumando. Quando o nosso protagonista vai se despir, eis um problema: o nó do cadarço está fortíssimo e ele não consegue tirar a roupa! Como esse homem irá resolver essa traição do sapato num momento tão crucial?
Talvez lendo a sinopse você não consiga captar o que o autor quer fazer com você, leitor. Porém insisto para que leia, não vai perder muito tempo, mas tenho certeza que você vai ficar um tempo pensando quem são essas pessoas? O que elas estão fazendo? O que seria o livro rosa que é citado na história? Qual a relação da capa com a história? Para tudo isso tem uma resposta e vai ser bem difícil descobrir de primeira. E se você souber, parabéns! Você é muito bom!
Quando terminei de ler o conto, já tinha algumas ideias na cabeça, mas nada confirmado... Passei alguns dias com aquelas perguntas. Até que decidi importunar o Jeremias numa quinta à noite para saber se estava no caminho certo ou se estava viajando muito. E ele foi super atencioso respondendo a todas as minhas perguntas. No final, estava pensando certo!
Eu só tenho que agradecer ao Jeremias por me mostrar e disponibilizar o conto; por passar um tempão conversando comigo, respondendo as minhas perguntas. E olha que falo demais rsrs. Agora preciso ler o segundo que é um pouquinho maior: 36 páginas. E aviso, prestem bastante atenção em cada palavra, pois para entender tudo, você vai precisar! Ah, e em algumas partes, pelo que vi nas sinopses, um conto responde uma pergunta do outro, meio que se completam.
Os três contos tem na Amazon por um preço super barato: R$1,99! E todos tem menos de 100 páginas, dá para ler numa sentada. A sequência deles é a seguinte:

  1. A Traição do Sapato Novo (14 páginas);
  2. O Voo da Mariposa (36 páginas),
  3. A Semente do Veneno (60 páginas)
Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

24 comentários

  1. Olá
    Que legal saber de sua experiência.. eu não conheço o autor e tampouco tinha ouvido falar dos seus contos, mas é claro que fiquei bem curiosa. Con certeza irei procurar mais informações, legal que é uma leitura bem rápida mesmo heim..
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei bem bacana a maneira como você conheceu o conto e curiosa a forma como o autor se apresentou, fazendo a pergunta. Infelizmente, não me senti atraída para realizar a leitura desse conto e nem dos demais, mas parece ser mesmo daqueles contos que nos enchem de reflexões e questionamentos.

    ResponderExcluir
  3. Pela sinopse, realmente, não me empolguei com o enredo, mas a sua empolgação em, elogiar, me deixou curiosa. Será que vou gostar também?
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal você contar como conheceu o conto, além de contar as aventuras de como conheceu o autor. Eu não sou uma pessoa de contos, mas esse me parece ter um enredo diferente e uma história bem concatenada, montadinha mesmo. Gostei da dica e espero ler em breve. beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa que história em? Rsrs. Eu sempre acompanho posts assim pelos grupos literário que estou inserido. Quanto ao autor eu não o conhecia, logo também desconhecia as suas obras. Confesso que fiquei bem intrigado, pois sou fã de contos, e esse parece deixar o leitor matutando bastante as idéias traga na obra. Adorei e espero poder ler. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá amore,
    Que capa interessante de livro, não conhecia até então.
    Adoro contos e já anotei a dica!
    Parabéns pela excelente resenha!
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sou de ler contos, mas fiquei muito curiosa pra ler esses!
    Realmente, só pela sinopse, não dá pra achar que vai ser tão "intenso" assim, que nos faça refletir, mas fiquei bem curiosa pra saber como uma trama tão simplória pode ter esse feito.
    Espero poder descobrir em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não conhecia esses contos, e achei bem interessante saber que se completam, e ainda que cada detalhe é muito importante. Vou anotar essa dica para conferir futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá Cail,
    Ainda não conhecia esse conto, mas gostei muito da forma como ele chegou até você.
    Também gosto de ser desafiada e vivo entrando nesses desafios malucos.
    Como você disse, é fácil imaginar o que vai acontecer no conto, mas eu tenho o costume de querer ler para comprovar que estou certa, por esse motivo, vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Nossa o início desse conto com o homem que não consegue tirar os sapatos para poder tirar a roupa lembrou uma situação em que o zíper da minha bota quebrou e eu não consegui tirar do pé e foi um sufoco só. Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom? Adoro histórias que chegam para nós assim, por acaso! Curti muito saber um pouco sobre o que o autor escreve e que, mesmo sendo um conto curtinho, ele nos faz pensar muito depois. Sugestão mais que anotada pois está com um preço muito bom na Amazon mesmo ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Nossa fiquei encantada por essa história! Sempre comento em grupos literários e nunca me ocorreu algo assim rsrs... Tenho uma teoria de que toda leitura que chega por acaso se torna uma das melhores :)
    Fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olha, quando eu vi o título eu imaginei algo totalmente diferente e confesso: um pouco estranho k Mas lendo sua postagem eu vi que apesar de realmente ser diferente, não é algo que é ruim. Me despertou o interesse e já me imaginei diversas vezes com as diversas traições sofridas com sapatos! Vou procurar saber mais sobre e quem sabe eu não acabe lendo também k Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Achei o título bem curioso, mas não me interessei pela leitura. A verdade é que não curto muito ler contos, não costumo me envolver de verdade com o enredo. Fico feliz que tenha gostado e que tenha ido pelo caminho certo para responder todas as perguntas que ficaram na sua cabeça ao finalizar a leitura.

    ResponderExcluir
  15. Oi querida,
    Não vou mentir que foi engraçado o jeito que vocês se conheceram. Eu sei que é muito difícil para um autor divulgar e ser reconhecido no meio literário. E o jeito que ele pediu para você ler um conto dele, deu para perceber que ele além de ser humilde é sincero.

    Eu fiquei bem intrigada com os títulos de cada obra do autor. E acho que vou procura-las para conhecer.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Não conhecia o autor mas achei bem divertida a forma que vocês se conheceram. Os contos realmente parecem ser intrigantes e eu acho que eu acabaria lendo algum sim, para dar uma relaxada nas horas vagas. Gostei muito de suas considerações.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Olá, ando lendo uns contos curtinhos nacionais e tenho me surpreendido. Já anotei a dica e vou procurar saber mais sobre esses três contos do Jeremias. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Bem interessante, como você teve contato com o autor e como se dedicou pela pesquisa. Gostei da sinopse e do desenvolvimento do conto pelo autor, e como ele é atencioso não? Vou buscar na amazon.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e achei bem bacana ele fazer essa pesquisa. Eu leria o livro de um corinthiano numa boa, porque também sou kkkkk Bom, confesso que não fiquei muito curiosa com o conto, mas é tão curtinho que vou tentar dar uma chance.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Olá =)
    Li pouco livros de contos, mas eu gosto de livros assim. Legal a forma como o livro chegou até você. Mesmo imaginando como a história vai acontece, eu gosto de ler para ter certeza, e adoro quando me surpreende positivamente. Beijos'

    ResponderExcluir
  21. Oi, Carol

    Resenhar contos é uma tarefa difícil mesmo. Uma vez li um ótimo conto de apenas quatro páginas, fiquei mais de uma hora pensando em como eu falaria sobre ele sem contar a história toda! hahaha
    Esse negócio dele não conseguir retirar o sapato me soou meio engraçado, mas parece que o conto é muito mais do que isso, né?
    Agora vou esperar as resenhas dos outros dois.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá, achei a história confusa, mas um confuso legal sabe, que te dá aquela curiosidade para tentar entender o que o autor queria nos passar, achei super legal a premissa, quero mesmo conferir, e já que é uma leitura rápida é melhor ainda

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol,
    Que surpresa maravilhosa essa, hein? Responder um simples post, e depois se ver com um conto que te faz pensar por horas.
    Gostei do fato deles serem curto e se completarem, confesso que estou bem curiosa para saber do que se trata e a real intenção do autor, então, com certeza já está na minha lista de leitura. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Que surpresa boa a internet te reservou.
    Não conhecia o autor, mas diante de tantos elogios já marquei o nome e conferir suas obras. Um conto tão curto, mas capaz de prendeu desse jeito me deixou curiosa. Espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir