Acqua Toffana é de Matar!


"Até esse momento, eu era infeliz e isso era tudo. O amor não se dissolve, o amor acaba. Como alguém que é atropelado e morre instantaneamente. Acaba assim, o amor. Quem percebe isso ainda tem chance. Quem não percebe vai de graça até o inferno. Eu não percebi".

"Acqua Toffana", de Patricia Melo, Editora Companhia das Letras, é outro livro da minha coleção de desnecessário.
O livro é chato. A autora tenta inovar com  frases curtas, jogadas, totalmente ineficaz. 
Não gostei da história, do vai e volta, dos personagens postados de loucos, da enrolação do enredo.
Tudo é muito enrolado. Não cativa, não prende. É aquele típico livro que você não vê a hora de acabar e poder esquecê-lo, para sempre, na estante.
Achei que a autora quis inovar com uma escrita de cortes rápidos, mas acabou me parecendo que as palavras foram jogadas ali, largadas. Não deu muito certo. É aquela experiência para ser esquecida.
O título, para quem não sabe, remete a um mistério renascentista: acqua toffana era um veneno devastador, do qual hoje não se sabe muita coisa, a não ser que ceifou muitas vidas ilustres.
São duas histórias. A primeira acompanha a trajetória de um matador de mulheres da perspectiva da vítima, uma personagem chata, louca, sem atitude. Os diálogos são superficiais e melancólicos. Dá vontade de dormir.
A outra história é baseada na mente doentia de um criminoso em torno de sua vítima.
Quando eu achava que não teria nada mais chato que a primeira personagem, descobri que sim, pode ter e têm! O cara consegue me irritar, mas não de uma maneira que você acaba, no final, criando um certo 'laço' de amor e ódio com ele. Não! Esse personagem é fraco, apático, sem graça.
Não gostei do livro. Tenho também "Inferno" da autora e espero, sinceramente, que ela tenha melhorado a sua escrita com o tempo, porque "Acqua Toffana" é de chorar, mas de ódio pela perda de tempo.

Cláu Trigo

19 comentários

  1. Olá
    Eu não conhecia esse livro, mas confesso que não me interesso muito, especialmente depois de conferir suas impressões. Uma pena que você não tenha gostado desse livro...
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia o livro e mesmo você não falando muito sobre o enredo eu até que achei curioso, mas você falou tão mal do livro que eu me desanimei completamente para realizar a leitura. Não gosto quando a escrita é assim, largada, pelo que vi na sua resenha essa foi a impressão que eu tive com essas frases curtas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que mesmo se este livro estivesse no topo da minha lista de desejados, eu o tiraria agora. personagem chato e apático, tô fora mesmo!!!
    valeu pela sinceridade
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá não conhecia o livro e nem o autor, mas gostei de saber o enredo. Curioso entrar na mente doentia de um criminoso e amei saber o significado do título. Quanto a capa achei um pouco confusa. Não gostei da capa.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cláu.
    Eu fique muito surpresa quando li que o livro foi para sua lista de desnecessários e tive que ler de novo pensando que havia lido errado, mas não, li corretamente. Eu achei muito honesta a sua atitude.
    Eu, quando não gosto de um livro, dificilmente leio outro do mesmo autor. Mas é como você disse, vamos torcer para que o tempo tenha feito a autora amadurecer na escrita.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  6. Olá Cláu,
    Ainda não conhecia esse livro e, sinceramente, espero nem conhecer, pois a obra não parece ser nada boa.
    Tenho a tendência a ler outros livros de um autor que não me agradou para ver se foi apenas uma história ou se já é algo mais pessoal, mas não sei se faria isso nesse contexto. A autora parece ter tentado fazer diferente e se deu mal.
    Gostei da sinceridade e vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro mas pelos seus comentários nem tenho vontade, porque parece ser terrível hahahaha não sabia dessa curiosidade sobre o título, achei bem interessante essa referência.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia mas e uma pena que não tenhas gostado nada do livro e que tenha sido uma experiencia para esquecer mesmo!

    As vezes acontece... os autores tentam inovar e simplesmente não resulta. Para que foi o caso. E acho que não gostaria dessas palavras jogadas também.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-do-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro ou da autora, então não sei muito bem como reagir a sua experiência negativa. No entanto, sei como é passar por isso, pois recentemente também embarquei numa leitura tão ruim que ansiava para terminá-la logo e esquecê-la para sempre, de tão ruim que era a escrita do autor e os personagens. Espero que o outro livro da autora não te decepcione da mesma forma que ocorreu com esse.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. oi Clau, eu não tinha visto nada sobre essa obra ainda, e pela sua resenha, vou passar longe quando ver...rs. Recentemente li um livro que também não me acrescentou nada, me deixou só irritada, então, quero distância de leitura assim. Dica super não anotada! =) Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e confesso que de cara não fiquei muito animada, sabe? E então lendo sua resenha descartei de vez. O livro não é do gênero que eu costumo ler e ver que é chato e a autora não acertou na sua inovação, me desanimou de vez. Enfim, não é um livro que eu leria, mas gostei da sua resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Pelo visto sua leitura foi um tanto decepcionante! Apesar de apreciar os livros da renascença eu não prendi nadinha a essa leitura, e dessa forma tbm n vou perder o meu tempo... Fiquei super desanimada, e esperava mais! Já que a capa é um tanto misteriosa.

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu não conhecia este livro, e acho que nem conhecia a autora, mas poxa, é uma pena que seja assim tão ruim. Não sei se, no seu lugar, eu teria conseguido finalizar a leitura, mesmo odiando abandonar um livro. Não gosto de personagens sem atitude, e menos ainda de histórias assim *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi querida,
    Eu entendo...já li livros que a autora escreveu só pra dizer que escreveu uma obra.
    Eu gostei do título, compraria só pela história do título. Mas o livro não me cativou, e pela sua opinião, acho que não vale a pena ler.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  15. Já li outros livros da autora e tambem algumas resenhas desse, não entendi porque você não gostou. A autora utiliza um tipo de literatura única e acho que difere dos muitos clichês que vemos por ai.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e não me agradou nada conhecer. É uma pena quando um livro é ruim em tudo e só nos faz perder tempo. Adorei a sincera resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Caramba acho que você odiou mesmo a leitura desse livro hein? Eu ainda não conhecia e por todos os seus apontamentos negativos acho que se um dia eu ver esse livro por aí vou passar longe.
    Geralmente quando eu não gosto de um livro ao invés de deixar ele na estante eu cedo para alguém. Como leitura 3 um gosto particular as vezes pode ser que chame a atenção de alguém.
    BJ

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Menina que tristeza ver tudo isso sobre a obra! Havia achado o título e a capa tão intrigantes.
    Uma pena que ambas as partes não tenham conseguido te cativar e que os personagens foram tão chatos.
    Essa parte de escrita de cortes rápidos parece realmente dar a impressão de palavras jogadas, sem preocupação.
    Não pretendo nem passar perto desse livro rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Nossa que chato que você não gostou nem um pouco do livro, eu não conhecia ele e agora com toda certeza não irei ler. Não me cativou, infelizmente. Mas adorei saber da sua opinião.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir