Descobrindo Garcia-Roza - Resenha Atrasada/Desafio


"À noite, deitado no sofá da sala, o pensamento de Espinosa passava de um menino a outro, do que morrera por engano ao que sobrevivera por engano; e procurava traçar o perfil de alguém que joga gasolina numa criança dormindo. Conhecia os grupos matadores de mendigos, homossexuais, prostitutas e meninos de rua, e sabia do número surpreendente de pessoas incendiadas em quando dormiam nas ruas das grandes cidades, mas não acreditava em coincidências como aquela. Aquele garoto fora morto por alguém que supunha que ele soubesse de alguma coisa que ameaçava um terceiro. Lembrou-se de uma reportagem sobre atentados contra pessoas que dormiam na rua; fazia referência a dez atentados por fogo por mês, e a pergunta imediata foi: quem faz isso? As respostas possíveis foram aflorando: grupos de extrema direita, loucos incendiários, psicopatas, menores delinquentes, membros de seitas religiosas, racistas... e a lista se aproximava perigosamente das pessoas que encontramos a todo momento nas ruas, no ônibus, no trabalho, e até mesmo nas igrejas, pregando o amor universal."

Leitura dentro do prazo do meu desafio 2016, mas a resenha só consegui fazer agora, um mês depois. Culpa da correria do dia-a-dia!
Meu  primeiro contato com Luiz Alfredo Garcia-Roza! Apesar de ler muitos comentários sobre seus livros, e a maioria ser positiva, desconhecia seus livros. Triste, porque li "Achados e Perdidos", Editora Planeta de Agostini, e venho aqui confessar: "por que Santo Deus, não descobri Garcia-Roza antes? Aonde eu estava esse tempo todo?" 
Gostei demais. É nesses momentos que me vejo refletindo o quanto nossa literatura é rica e tem pessoas ainda que subestimam isso.Tem muita coisa boa no mercado! E engraçado que Garcia-Roza não é tão recente assim, mas por ironia do destino ainda não tínhamos nos encontrado. Agora, virei fã e vou correr atrás do tempo perdido. Vou providenciar mais livros do autor para encantarem minha estante.
Aposto todas as minhas cartas que ele vai fazer parte dos meus livros favoritos da nossa Literatura.
"Achados e Perdidos" é o segundo livro da série Espinosa, uma série de investigações que tem sempre como cenário o Rio de Janeiro.  
O livro marca o retorno do investigador policial Espinosa, que já aparecera no livro anterior do autor. "O Silêncio da Chuva". O recém promovido delegado continua o homem reservado do tempo da delegacia da praça Mauá, no centro do Rio.
Neste livro, Vieira, um delegado aposentado, se vê envolvido na morte da namorada, uma "garota da noite", e no desaparecimento de um menino de rua que tem muitas informações para dar à policia.
O ritmo da narração é frenética. Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, e você vai vagando pelas ruas do Rio de Janeiro e "quase" que se sente em casa, de tão impressionante descrição do autor.
A história é muito bem resolvida no final de tudo. Personagens vão aparecendo, desaparecendo, surpreendendo!
Adorei a maneira como Garcia-Roza vai crescendo com a história. É um livro que conheci agora, mas já estou correndo atrás dos outros exemplares, apesar de muitos já estarem esgotado e sei que só vou encontrá-los em Sebo, mas vamos lá!!!
Recomendo muito. Descubram Espinosa, decifrem Espinosa! Deem uma chance a nossa Literatura. Para quem gosta de romances policiais, fica a dica!!!

Cláu

22 comentários

  1. oIE...
    Adorei conhecer suas impressões :)
    Não sou muito acostumada a ler livros desse genero, mas, me interessei muito por esse que você resenhou. Gosto de livros cheios de acontecimentos assim, pois, a leitura flui muito bem, né?
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Confesso que não curto muito esse estilo, entretanto porque ainda não tive a oportunidade de conferir e quem sabe eu goste. Por isso foi ótimo poder conferir suas impressões a respeito e com certeza irei procurar mais. As vezes é bom sair de nossa zona de conforto e especialmente para poder conhecer novos autores e seus ritmos.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. oie, que bacana ver que você gostou tanto desse autor. Eu também sempre ouvi falar muito nele mas nunca tive muita curiosidade em conhecê-lo, mas adorei saber que ele cria uma história bem resolvida e com um bom cenário como o rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Depois de sua resenha definitivamente vou procurar descobrir um pouco mais do espinosa, até porque eu não conhecia o autor. Você fez comentários com tanto sentimento que até me inspirou a ir atrás. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e espero ler, eu não costumo ler mutios policiais mas este deixou-me curioso! :)

    Ainda bem que gostaste da leitura e do estilo da autora! :) E com tudo bem resolvido no final, também gosto! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. O que mais me chamou a atenção nas suas considerações, é o jeito que o autor descreve o Rio de Janeiro, ao ponto do leitor se sentir em casa. primeiro que eu amo o Rio de Janeiro e tenho certeza que identificarei muitos lugares na narrativa, e outra, que adoro descrição de lugares.
    Quero ler logo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Suas impressões dessa obra me deixaram com vontade de ler também, preciso começar a ler livros mais "adultos" rsrsrs
    dizem que leio apenas livros de adolescentes, e já passei um pouco dessa fase...

    Blog dos Jovens Leitores

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sinceramente eu não conhecia o autor até ler a sua resenha e fiquei encantada com as suas impressões que foram muito boas. É visível que você adorou o livro e o autor e isso me deixou bastante animada; adoro o gênero e, pela sua resenha, o autor parece ter um dom todo especial para compor tramas. Fiquei surpresa com o fato do autor quase nos conseguir fazer nos sentir no RJ. A descrição dele deve ser realmente excelente.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Acredita que eu também nunca tinha ouvido falar do autor? E não é porque eu não valorizo o mercado nacional pois esse ano coloquei uma meta se ler mais nacionais e praticamente quase todos os livros que li foram daqui. E o nosso mercado literário está crescendo cada vez mais.
    Eu gosto bastante de enredos com investigação e achei bacana a história se passar no Rio de Janeiro. Vou procurar com certeza esse e o primeiro livro da série. A única coisa que não gostei muito foi dessa capa... Sei lá.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá Cláu,
    Ainda não conhecia esse autor e sempre falo isso: Temos muita coisa boa no mercado, apenas não a encontramos. Gosto muito de obras com temas investigativos e histórias policiais e essa me parece ter sido muitíssimo bem construída.
    Claro que anotei a dica de leitura, quero para ontem.
    Gostei muito da sua opinião.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Embora não conheça o autor, só pela resenha já adorei o estilo e o ritmo da estória. Eu gosto de policiais e tudo se passando no Rio deve ser muito interessante, de tirar o fôlego. Fiquei curioso com a série. Como vou muito à sebos quem sabe eu não esbarre com esses outros livros do autor.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Estou tendo meu primeiro contato com o autor através do seu post e fiquei bem curiosa para conhece-lo viu? Esse ritmo frenético me chamou bastante a atenção e a narrativa também. Adorei a sua resenha e adorei conhecce-lo. :D


    beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu ainda não conhecia o autor e essa obra dele me pareceu bastante intrigante por conta desse clima de suspense. A narração por ser frenética deve tornar a leitura ainda mais fluída e confesso que fiquei com vontade de ler! Adorei a resenha.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adoro livros policiais com ritmo frenético e com excelentes descrições. Esse ano eu tive a chance de ler muitas obras nacionais e me arrependo de não ter feito isso antes, e fico feliz em saber que você se surpreendeu positivamente com essa obra do autor. Nunca li nada dele, mas com certeza anotei a dica.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi, adorei saber suas impressões e a demora em resenhar é algo que acontece com toda a correria. Apesar disso, esse não seria um livro que eu leria, primeiro que para mim a capa não iria me atrair e não me faria querer ler e segundo que a história não combina comigo... Mas fico feliz que tenha sido uma boa surpresa para você!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cláu

    Não conhecia a obra e achei bem interessante, ainda mais por se passar aqui no Rio. Gosto de livros assim, que fazem a gente enxergar cenários que conhecemos. A trama policial muito me agrada também, e pelo que você falou esse enredo tem o ritmo que eu curto, bem movimentado!!
    Gostei da dica, é sempre bom conhecer novas obras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Clau, tenho lido tantos livros nacionais ultimamente, e cheguei à mesma conclusão que você: nossa literatura tem melhorado, ou melhor, talvez nós não olhávamos para ela com bons olhos, já que adoramos importar. Vou conferir as obras de Garcia-Roza, já que ainda não conheço, mas sua resenha me convenceu que deve ser uma excelente leitura. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Apesar de não te lido anda do autor até o momento, confio no trabalho de todos os autores nacionais e creio que eles não deixam a dever em nada aos estrangeiros, alguns sendo até melhores. Essa leitura frenética que você fez, também quero experimentar.

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu nunca li nada do autor, mas pelo seu entusiasmo, já estou vendo que, assim que ler, serei eu a me perguntar por que não li antes. É uma realidade muito triste, mas o fato é que temos excelentes autores que não conhecemos. Vou anotar para ler, assim que possível, o que espero que seja muito em breve. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Hi baby, tudo bem? não conhecia o livro e nem o autor mas a sinopse é ótima e parece ser um bom livro, além disso gostei de saber sua opinião sobre a obra, adoro romances policiais então para mim é um prato cheio, vou ler com certeza!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beiijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi, como vai?
    ADOREI o teu post e estou genuinamente encantada por esse livro! De fato, a nossa literatura tem autores de altíssimo nível e obras que em nada deixam a desejar aos best-sellers de fora ou são até melhores.
    Assinatura: Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee Clau ^^
    O título deste livro não me é estranho, mas não conhecia a premissa. Fico feliz em saber que você gostou tanto da obra, e que o autor conseguiu narrar a história de forma frenética, conseguindo prender o leitor. Mas não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, então acho que, por ora, passarei a dica.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir