Livro Desnecessário - Depois de Você


"Foi o 'talvez' que me fez tomar a decisão. Tinha algo de definitivo naquela palavra, como uma porta sendo fechada lentamente. Fiquei olhando para o meu celular enquanto aquelas inúmeras pessoas chegando para trabalhar na cidade me rodeavam, e algo dentro de mim também mudou. Eu poderia ir para a casa lamentar mais uma coisa que eu havia perdido ou poderia abraçar uma liberdade inesperada. Era como se uma luz tivesse se acendido: a única forma de evitar ser deixada para trás era começar a seguir em frente.
Fui para casa, fiz café e fiquei encarando a parede verde. Então peguei meu laptop".

Vamos lá. Achei desnecessário essa continuação. "Depois de Você", da amada Jojo Moyes, Editora Intrínseca, me pareceu mais uma dessas forçações de barra. Uma daquelas imposições que as Editoras costumam fazer a alguns escritores para ganharem mais dinheiro.
Como já disse antes, AMEI! "Como Eu Era Antes de Você" , mas definidamente, não! "Depois de Você" é um livro fraco, com uma história chata e sem grandes acontecimentos, tanto que demorei semanas me arrastando nele.
Não vou entrar muito em detalhes para não dar spoiler para quem ainda não leu o primeiro, mas é mais uma crise de Lou Clark, a sua busca por respostas para o óbvio. E a história vai se arrastando com personagens que não cativam, não conquistam. Não dá para contar muito porque qualquer coisa que falar vou contar o final do anterior, mas achei chato. 
Pior: não sei vocês, mas nada me tira da cabeça que teremos um terceiro pela frente. O final ficou aberto. Triste! De morrer!
Tenho certeza absoluta que não havia necessidade dessa continuação. "Como Eu Era Antes de Você" terminou como deveria, e vida que segue.
Não gostei, mas é questão de ponto de vista. Eu esperava mais, esperava uma história mais consistente, mais despretensiosa e envolvente. Não fui isso que encontrei, mas recomendo muito o primeiro.
Abraço,

Cláu Trigo

13 comentários

  1. Oi! Eu comprei e ainda não li, morrendo de medo de ser uma decepção depois de ter gostado tanto do primeiro.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda o primeiro, mas confesso ter este receio pela continuação. Apesar de ter lido resenhas favoráveis do livro, creio que é como você disse, é um ponto de vista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Tenho visto resenhas bem divergentes a respeito desse livro. Alguns adoraram e até o favoritaram, mas outros, assim como você, acharam o livro desnecessário. Ainda assim, mesmo sabendo que posso me decepcionar com a obra, quero lê-la, vai que acabo gostando, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Vou confessar que li Como Eu Era Antes de Você e até gostei mas não achei o livro essas mil maravilhas que falam por ai, por isso já não tinha muita vontade de ler essa continuação, ainda mais por ver tanta gente dizendo que foi um livro desnecessário. Contudo acho que só eu lendo mesmo pra tirar minhas próprias conclusões e formar uma opinião.
    Beijinhos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Olá Cláu,
    Que pena que você não gostou desse livro e que achou desnecessário. Eu não classificaria esse livro assim, pois adorei e achei essencial saber o que aconteceu com a Lou e como sua vida continuou estagnada e sem nenhuma perspectiva, apenas em um novo lugar.
    Mas é uma questão de ponto de vista e é uma pena que não tenha funcionado para você.
    Também tenho a impressão que teremos um terceiro volume. Espero estar errada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Da pra acreditar que ainda não li nada da autora? poise, bom, eu não sabia que tinha continuação o primeiro livro kkk não li o primeiro, mas sempre vi elogios positivos sobre ele, é uma pena que esse não tenha sido tão bom assim, mas se tiver um terceiro talvez melhore né?

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu entendo totalmente o teu ponto de vista. Eu li Me Before You e não gostei tanto assim, quando dei uma lida no Depois de você, fiquei de cara e nem terminei a leitura. Também achei desnecessário, mas fazer o que né... Mais dinheiro pra autora e pra editora --'


    beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Cláudia, tudo jóia?
    Eu amo quando os livros retratam, na medida do possível, a realidade da vida. Quanto não traz aquela felicidade plena, quando tudo conspira pra ser perfeito. Gosto do choque de realidade que temos com algumas leituras. Mesmo que nosso intimo queira aceitar aquelas historias mais fictícias. Livros como esse da resenha me arrebatam.
    E gosto do fato de saber que algumas escolhas deles não nos parecem boas, etc. Afinal, quem sempre escolhe o certo e reage ao luto de forma racional? Algo que eu não consigo entender é só porque eu não me conectei tanto com o primeiro livro. Eu amei a historia, mas não senti essa euforia toda que tem sido com Como eu era antes de você.
    Estou querendo relê-lo pra ver o que perdi. A historia é tudo que eu gosto. Só não consigo achar q foi uma das minhas leituras prediletas, apesar de ter sido maravilhosa.
    Então não sei o que esperar do segundo livro e sua resenha evidencia mais ainda que o segundo livro não é grande coisa. Vai ficar na fila de livros para ler quando sobrar tempo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu terminei Como Eu Era Antes de Você hoje e realmente, não tinha necessidade nenhuma de uma continuação, até porque não achei o livro tudo isso o que falavam. Então não tenho vontade nenhuma de ler essa continuação, apesar de saber que vou.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu penso meio parecido com você e olha que eu nem li o primeiro livro. Acontece que li tantas resenhas do primeiro que não queria ler ele propriamente dito, visto que eu já meio que consegui sentir para onde o livro segue. No caso desse, além de desnecessário me parece que a personagem não aprendeu nada com o que passou. Uma pessoa que passou por tudo o que ela passou, deveria estar nesse livro aparentando mais crescimento pessoal e não novamente em busca de algo óbvio... Ao menos essa é a minha impressão...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nem o primeiro, mas é bem óbvio que sei o final. Claro que sei. A internet parou assim que descobriu através do filme - que eu também ainda não vi.
    Mesmo sem ter lido, concordo com você sobre não precisar de uma continuação.
    Não vejo como poderia acontecer isso, de onde a autora poderia ter tirado mais pano para essa história.
    Enfim, não sei se leria o segundo.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o livro, porque já esperava que fosse assim. Não entendi o porque de uma continuação do livro, se o tema já estava bastante fechado e resolvido. Agora mesmo que não lerei

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não li e não tenho vontade de ler esse segundo livro, como você disse, parece uma forçação de barra, prefiro ficar com o final que eu mesma criei depois de Como eu era antes de você rs' e pretendo continuar com esse final.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir