TAG Um Olhar de Estrangeiro


Sempre gostamos de responder TAGs, pois além de serem divertidas, ainda conseguimos indicar vários livros que adoramos, e que algumas vezes são poucos comentados. Então, decidimos criar um TAG nossa - até porque já estava na hora - e dividirmos com aqueles que, como nós, amam livros e apoiam a diversidade!! Por um mundo com mais 'inclusão' literária, rsrsrs.

Um olhar frio (um livro de autor(a) nórdico)


Cláudia: Dificilmente vocês encontrarão qualquer indicação de livros meu que a trilogia "Millennium" não esteja. Amo os livros e indico para todos que encontro no meu caminho. Inevitável.
Carol: Essa talvez seja a nossa categoria favorita e não podia ficar fora Jo Nesbo... Por enquanto, só li dois livros dele - e que já acho perfeitos-, mas com certeza, "Boneco de Neve" é o melhor deles.
Um olhar europeu (um livro de autor(a) europeu)


Cláudia: Que difícil essa escolha. Tem muita gente boa no meu histórico de leituras e muita gente na fila esperando para entrar, mas fui numa direção 'segura'! Virgínia Woolf  é amor eterno.
Carol: Tenho vários autores europeus que gosto demais, mas não tem como deixar de fora a rainha J. K. Rowling, e como AMO essa série (já não gosto tanto de "Morte Súbita" e ainda não li a série policial), escolhi o primeiro HP para representar todo esse mundo.

Um olhar asiático (um livro de autor(a) asiático)


Cláudia: Esse livro li na Faculdade - faz um 'tempinho' já - e fiquei muito tocada com ele. É um livro que deveria fazer parte da estante de todas pessoas, leitura obrigatória em qualquer curso universitário. Não tem como se comover nessa luta que Xiran abraçou em função de mulheres indefesas, que ela nem ao menos, conhecia. Lição que levo comigo!
Carol: Infelizmente, eu só li um livro asiático, que foi "O Caçador de Pipas". Não amei a história, mas é muito bonita, então não tem problema dele estar aqui. Tenho mais dois livro do continente: "Persepólis" - que li só o primeiro volume à alguns anos - e "O Gigante Enterrado", que vi várias resenhas negativas, mas estou bem interessada nele.

Um olhar africano (um livro de autor(a) africano)


Cláudia: Outra história que não tem como se envolver. Chimamanda é uma mulher invejável. Inteligente, ousada, corajosa. Sejamos todas Chimamanda!
Carol: Eu li "Os Três" há uns dois anos e adorei a história. Poderia muito bem recomendar alguns outros, pois do continente africano eu já li mais coisas. Porém, esse foi o melhor. 

Um olhar norte americano (um livro de autor(a) norte americano)


Cláudia: Dou voltas e voltas e acabo sempre tocando a mesma música: clássico, claro! Não consigo pensar em literatura norte americana sem pensar em Hemingway!
Carol: Escolher um livro norte americano é o mais fácil de todas as escolhas. Obviamente, tenho vários livros que adoro, mas poucos mexeram comigo que nem esse...

Um olhar sul americano (um livro de autor(a) sul americano)


Cláudia: "Do amor e outros demônios" foi meu primeiro flerte com nosso querido "Gabi", mas essa paixão já vem durando anos e anos sem deixar que o tempo desgaste.
Carol: Novamente, fico muito triste de só ter lido "Paula" aqui da América do Sul. Mas de novo, não é um livro ruim, então, sem problemas!

Um olhar territorial (um livro de autor(a) da terrinha)


Cláudia: Érico Verissimo é parte da minha história. Falar de Érico, para mim, é um retorno a minha infância. Li seus livros ainda bem jovem e hoje resolvi retornar às velhas lembranças. Estou relendo vários, e "Música ao Longe", é, disparado, o meu favorito. 
Carol: Livros nacionais também é fácil. Já li vários excelentes, mas para não repetir os de sempre, decidi escolher o livro do nosso autor parceiro, "Os Talismãs de Camelot" - uma história que pode agradar vários tipos de autores!

Um olhar brilhante (um livro infantil)


Cláudia: "Bisa Bia, Bisa Bel", foi um livro que li pela primeira vez quando tinha 7 anos. Depois disso, reli inúmeras vezes porque amava de paixão. Quando minha filha Carolina começou aprender a ler, o primeiro livro que lemos juntas foi "Bisa Bia, Bisa Bel", eu me deitava com ela todas as noites, e lia junto com ela um capítulo do livro. São lembranças que hoje, são nossas, porque toda vez que se fala em livros de nossa infância - apesar da separação de gerações - tanto eu como ela, já temos nosso escolhido...
Carol: Todos temos aquele livro infantil que marcou a infância. O meu com certeza foi "Bisa Bia, Bisa Bel", mas recentemente li um que me surpreendeu demais. "Os Lobos Dentro das Paredes", do Neil Gaiman é 'aquele' livro infantil, mas que no fundo, não é bem assim - no mesmo estilo de "Coraline".

Um olhar assustado (um livro de terror)


Cláudia: Que livro tenso foi esse. Considero uns dos melhores do nosso mestre do terror! São contos que me tiraram o sono...
Carol: Eu adoro filmes de terror, mas por mais incrível que pareça, leio poucos livros desse gêneros. Também tenho bastante dificuldade em sentir medo com muitos deles. O único, até agora, que conseguiu esse feito foi o "Estrada da Noite" do Joe Hill - que inclusive conseguiu superar o pai - Stephen King!

Um olhar insano (um livro de suspense)


Cláudia: Raramente um livro me tira o sono. Na verdade, nesses últimos anos, só dois tiveram esse privilegio: "Escuridão Total Sem Estrelas", que entrou no Olhar Assustado, e "Filme Noturno". E não é porque é 'aterrorizante', não! Ele é enigmático, absorve nossos pensamentos e invade nossos sonhos, ou pesadelos. Me lembro de ter passado várias noites pensando nele.
Carol: Um livro de suspense é aquele que não tem o objetivo de passar medo, nem que tem uma investigação policial. Pode ter sobrenatural ou só uma investigação particular. E nesse caso, irei citar o último livro que li - que logo, logo tem resenha-: "O Nome da Estrela" mistura muito bem esse tipo de investigação, sobrenatural e ainda tem aquela leveza de livros YA.

Um olhar enigmático (um livro policial)


Cláudia: Tá aí um livro 'incomum'. Faz parte da vida de poucos leitores, mas é ler e se apaixonar, pior, se apaixonar pelo lado mau da história! Não tem como explicar essa relação que tenho com esse livro. Meu analista ia adorar me ouvir falar sobre ele...
Carol: O gênero que mais gosto! É até difícil escolher um livro desse estilo, pois curto vários. Mas decidi escolher um que li mais recentemente e que adorei. O começo de "Quarenta Dias Sem Sombra" é um pouco difícil por causa da cultura, mas o resto compensa!

Um olhar romântico (um livro de romance)


Cláudia: Também faz parte do meu primeiro contato com minha querida Jojo Moyes. E como me apaixonei por seus livros! "A Garota Que Você Deixou Pra Trás", é, especialmente... poético! Por enquanto, uns dos meus favoritos, mas ainda tenho vários na minha estante, esperando na fila.
Carol: Quem não gosta de um bom romance? Não é o meu gênero favorito, mas vira e mexe estou lendo algum e claro que tenho os meus favoritos. No entanto, para não ser repetitiva e citar algum do Nicholas Sparks (que já é clichê) ou "P.S. Eu Te Amo" (que sempre cito), decidi escolher um que li ano passado e adorei: "Desculpa Se Te Chamo de Amor" - além de não ser tão conhecido e falado, eu adorei ele. E é ainda italiano!!!

Um olhar de vida (um livro infanto juvenil)


Cláudia: Que grata surpresa foi esse livro. Não esperava nada mais do que uma história "infanto juvenil" como tantas outras, mas não é que fiquei apaixonada pela história e pelo seu desenrolar. "Cartas de Amor aos Mortos", foi uma leitura muito fofa e contado de uma forma encantadora... Gostei muito!
Carol: Também adoro livros infanto juvenil. E sempre gosto de ler algo do estilo depois de uma leitura mais difícil. E novamente escolhi um que li ano passado de um autor que AMO: "O Palácio da Meia-Noite" do Zafón é bárbaro em todos os sentidos. Consegue misturar vários gêneros de um jeito magnífico! Podia até indicar só o autor que já seria ótimo.

Um olhar de insônia (um livro que te tirou o sono)


Cláudia: "A Solidão dos Números Primos" é um livro que JAMAIS chegaria perto só por causa do título. A única coisa que passa pela minha cabeça é "números primos", e isso me tira o sono sendo uma pessoa de "humanas". Que grande equívoco o meu. Ainda bem que um amigo me 'obrigou' a lê-lo. E... que livro lindo, que história envolvente, que tudo!! Penso na história até hoje...
Carol: Nessa pergunta, poderia ser tanto positivamente quanto negativamente, e no nosso caso, ambas as escolhas foram pro lado positivo. "Se Eu Ficar" foi um livro que me tirou o sono, que eu não conseguia dormir ou fazer qualquer outra coisa senão ler. Tanto que li em algumas horas!

Um olhar de desprezo (um livro que você não gostou)


Cláudia: Tá aí um livro que tinha tudo para dar muito certo, o release era ótimo, uma história que antes de ler já imaginava mil alternativas diferentes, viajei... E caí do cavalo! Um livro ruim, que o autor não conseguiu sustentar a história desde as primeiras linhas. Não sei o que aconteceu, mas deu mau, muito mau!!
Carol: Eu sei que muitas pessoas podem tentar me matar por falar isso, mas não gostei de "Histórias Extraordinárias". Tentei umas duas vezes, e nas duas eu larguei o livro - e olhem que é difícil eu fazer isso... Simplesmente, não funcionou comigo! Mas isso é o mais interessante na literatura, os livros dividirem as opiniões entre as pessoas e fazer com que possamos conversar sobre elas.

Um olhar de estrangeiro (um livro que todos têm a mesma opinião, menos você)


Cláudia: Outro livro que não funcionou para mim. "O Grande Gatsby" não me agradou em nada. Tem um começo cansativo, que vai se arrastando sem nada para apresentar. A história é mais do mesmo e só vai melhorar lá no final. Só que para chegar nisso, precisei de toda persistência possível para não desistir. Resumindo: mais um livro clichê. 
Carol: Outra pergunta que poderia ter duas respostas: tanto livros que você gostou e o resto não, e vice-versa. No meu caso, foi de um clássico que todos AMAM e não curti nada... Sei que muitos podem me odiar por não ter gostado de "Orgulho e Preconceito", mas é a vida, rsrsrs. Em breve deve sair a resenha explicando minha razão. Só não me matem!

Essa foi a TAG que criamos para o blog. Espero que tenham gostado. Vamos indicar alguns blogs para responder a TAG, mas quem quiser, sinta-se a vontade para responder, só nos marquem para que possamos dar 'pitacos' nos livros escolhidos!

Blogs indicados:

Carol e Cláu!

22 comentários

  1. Amei a tag, a escolha de vocês é bem variada, com certeza vou fazer la no blog, obrigada por me marcarem. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy!
      Que bom que gostou da TAG. Estou esperando as suas respostas!
      Bjss

      Excluir
    2. Oii, acabei de responder a TAG, foi muito divertido responder e não achei que fosse tão difícil de responder rs. Abraços

      http://divagacoesdeleitora.blogspot.com.br/2017/02/tag-um-olhar-de-estrangeiro.html

      Excluir
    3. Andy, muito obrigada por responder! Difícil, né? Ou a gente não acha um livro para a categoria ou fica entre vários para escolher, rsrs.
      Bjss

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Thai!
      Que bom que curtiu a TAG. Estou esperando as suas respostas!
      Bjss

      Excluir
  3. Gostei bastante da parte continental da Tag, nos mostrando o quão limitadas por continentes nossas leituras são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da TAG. Exatamente, até para nós que criamos ela, foi difícil achar livros para algumas perguntas. Se quiser, fique à vontade para responde-la! ;)

      Excluir
  4. Também adoro responder as tags e devo dizer que achei essa bastante original, nunca tinha visto!
    E traz ótimas dicas ;)
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bea!
      A nossa intenção ao criar essa TAG foi essa, tentar ser original. que bom que conseguimos!
      Se quiser responder, fique à vontade. Ficaríamos muito feliz :)

      Excluir
  5. Eu amo responder tags e adorei conhecer esta criada por vocês.
    Quero separa um tempo para responde la também
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      que bom que gostou da TAG. Ficaria muito feliz se respondesse e fico no aguardo para ver as respostas.
      Bjss

      Excluir
  6. Seria a primeira TAG que faria, por que não? kkk

    As sugestões de livros, pelo menos, são ótimas.

    Parabéns, Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto!

      Sempre tem a primeira vez para tudo e ficaria muito feliz que nesse caso fosse respondendo a nossa tAG, rsrs.
      Fico no aguardo para ver as suas sugestões!

      Excluir
  7. Amei a tag e suas sugestões também. Algumas delas já li, como, Carta de amor aos mortos , que é lindo demais, de uma doçura incrível. Ele está na lista dos meus livros favoritos.
    Beijos e muito sucesso!
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!
      Fico feliz que tenha gostado da TAG e das sugestões. Realmente esse livro é lindo!
      Se quiser responder, fique à vontade!
      Bjss

      Excluir
  8. Ótima TAG! Várias indicações legais, mas confesso que nem o mais popular dos livros que você postou eu tenha lido, como Harry Potter. É uma forma de descobrir o quão isolado estou, rs

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da TAG!
      Como assim você não leu nenhum desses? Como assim nunca leu Harry Potter? Rsrsrs, precisa mudar isso.
      Se quiser responder a TAG, fique à vontade. Só nos avise para vermos as respostas!
      Bjss

      Excluir
  9. Muito boa a sua TAG, se meu Blog fosse sobre livros e resenhas certamente eu iria gostar de responder. Gostei da diversidade e das sugestões, seu Blog é super interessante. MEUS PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Que bom que gostou da TAG e do Bog, rsrsrs. Muito obrigada!

      Excluir
  10. Gente, como vocês foram incríveis com essa TAG! Woolf, Hemingway, Forman! Livros inesquecíveis. Indicações sensacionais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laysla!
      Que bom que gostou da TAG! Só tem gente boa né? Se estiver a fim de responder, fique à vontade.

      Bjss

      Excluir