O Cirurgião - Resenha


"Este assassino é um estaqueador clássico - disse o Dr. Lawrence Zucker. - Alguém que usa uma faca para obter prazer sexual secundário ou indireto. O esfaqueamento é o ato de apunhalar ou cortar, repetidamente, qualquer penetração da pele com um objeto afiado. A faca é um símbolo fálico... um substituto para o órgão sexual masculino. E,m lugar de executar um intercurso sexual normal, nosso assassino obtém seu prazer submetendo sua vítima a dor e terror. É o poder que excita. Poder definitivo, poder de vida e morte".

Eu, particularmente, sou uma fã da Tess Gerritsen. E o "Cirurgião" da Editora Record, foi mais uma daquelas histórias que não conseguimos parar até chegar ao seu final. Esse é o primeiro livro da série Rizzoli e Isles - apesar que neste, a Isles ainda não apareça!
Jane Rizzoli é envolvida numa investigação junto com o detetive Thomas Moore, onde um assassino cruel entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres acordam num terrível pesadelo.
A precisão com que ele investe contra as mulheres, somada à crueldade da agressão - o útero das vítimas é arrancado -, sugere que o possível responsável seja um médico.
A única pista que os detetives envolvidos têm é a Dra. Catherine Cordell, vítima de uma agressão com as mesmas características. Dois anos antes, a médica conseguiu escapar das garras de um assassino e se vê agora o foco de mais uma onda de assassinatos onde fica claro que ela continua sendo o objetivo.
Os livros da Tess Gerritsen costumam ser cruéis, tirando de seus personagens o melhor e o pior deles.
A gente entra num sub mundo desconhecido e vivenciamos como nossos, os problemas de cada personagem criado e representado numa esfera única.
Sei que existe a série de TV da Rizzoli e Isles, nunca assisti e não sei se me interessa. Tenho muitas dúvidas sobre essas séries, só costumo vê-las quando sei que são bem fiéis ao enredo dos livros - compreendo a necessidade de RE-adapta-las, mas não concordo quando a história toma vida própria e se desvincula da real. Isso me incomoda demais. Então...
Acho que os livros da Tess são uma boa pedida para aqueles que gostam de literatura policial. Eu, particularmente, adoro, são os meus preferidos. Termino os livros e, literalmente, a Cláudia psicanalista começa a sua análise sobre o perfil dos personagens!... ADORO.

Cláu Trigo

8 comentários

  1. Olá, Cláu!
    Nossa, tenho o livro aqui faz anos e ainda não comecei a leitura! Sua resenha reacendeu minha vontade, e irei até coloca-lo no topo da lista haha

    Abraço!
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já ouvi muitas recomendações dessa autora e tenho muita vontade de ler algo dela, pois amo o gênero e conhecer novos autores é sempre bom. Ainda não tive a oportunidade de ler nada pois na verdade nem sabia por onde começar mas depois da sua resenha já sei qual caminho seguir haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eita sempre vejo ótimas recomendações desse livro gente, e com toda certeza adoraria lê-lo, parece ser bem psicopata e impactante, dica anotada e amei a capa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Fiquei com vontade de ler o livro só de ler essa citação no incio da resenha. Eu não conhecia o livro, mas adoro uma leitura de virar o estômago. Já vou adicionar na lista de desejados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Bom não tinha conhecimento sobre essa série de livros, mas já em adianto que fiquei super curiosa, amo livros de misterio me sinto uma detetive em pessoa. Gostei muito da premissa desse livro e imagino o quanto a leitura deve ser viciante. Parabéns pela resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia essa série de livros, e também que a premissa me deixou mega interessada. Parece ser um baita livro! Não conheço a escrita de Tess Gerritsen, para falar a verdade, acho que é a primeira resenha que leio de autoria de tal autor. Indicação super anotada!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cláu td bem? Eu já tinha ouvido falar dessa série de livros e da série de TV, ainda não li e nem assisti, mas conheço algumas pessoas que adoraram a série e nem tanto assim dos livros, ao mesmo tempo tenho alguns amigos que adoram ambos. Acho que talvez fosse interessante dar uma chance para saber mais a respeito. Dica anotada, vou conferir o livro e a série tb (adoro comparar as adaptações com os livros)
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá Clau,

    Eu estava bem curiosa quanto a esse livro, mas não tinha lido ainda nenhuma resenha anterior.Eu amo livros policiais, porém nunca li nada dessa autora, gosto muito do Jo Nesbo e da Agatha Cristie, porém depois da sua resenha com certeza vou dar uma chance para a autora.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir