O Irmão Alemão - Resenha


"Até então, para mim, paredes eram feitas de livros, sem o seu suporte desabariam casas como a minha, que até no banheiro e na cozinha tinha estantes do teto ao chão. E era nos livros que eu me escorava, desde muito pequeno, nos momentos de perigo real ou imaginário, como ainda hoje nas alturas grudo as costas na parede ao sentir vertigem."

Todos conhecemos Chico Buarque, principalmente por suas excelentes músicas, mas tem bastante gente que não sabe que ele também é escritor... E eu tinha bastante interesse em ler algo dele, então acabei por escolher "O Irmão Alemão", Editora Companhia das Letras.
Quando comecei, não fazia a mínima ideia que a história era um pouco autobiográfica - para vocês verem como sou lenta, vim descobrir quando o próprio Chico Buarque escreveu uma nota no final do livro, explicando alguns detalhes...
A história vai se passar na São Paulo do anos 1960, quando o adolescente Francisco de Hollander (ou Ciccio), encontra uma carta em alemão dentro de um livro da gigantesca biblioteca do pai (a segunda maior da cidade). Ao conseguir traduzir a carta, Ciccio descobre que tem um irmão alemão e vai fazer de tudo para descobrir quem ele é e aonde mora.
Francisco é um jovem inteligente, que lê de tudo, sabe diversas línguas, mas que também adora se embebedar e roubar carros. Porém, o tempo todo, ele tenta ganhar o respeito do pai (que Ciccio tem uma grande admiração), que tem mais afinidade com o seu irmão, um leitor de quadrinhos e Playboys.
Para conseguir chegar até esse irmão "desconhecido", ele terá que passar pelo horror da ditadura militar brasileira e sentir o resultado do Holocausto.
Vou ser sincera, para mim a leitura estava normal, até ler a nota do Chico e então descobrir que esse livro é um relato da vida dele próprio à procura desse irmão, misturado um pouco com ficção! Ai a leitura ficou muito mais interessante!
Em 2013, ele foi para Berlim com a sua filha, Silvia Buarque, para conhecer os familiares e amigos do seu irmão, Sergio Günther.
Gostei da leitura, apesar de muitas vezes ter achado a narrativa um pouco confusa. Mas gostei mais ainda por saber que muito daquilo foi real! Recomendo a leitura principalmente para ter mais informação dessa história.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

8 comentários

  1. Já conhecia a obra e amo a história, super indico, achei incrível a postagem sobre ela também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que legal que já conhecia. A história é super interessante. Fico feliz que tenha gostado do post.
      Bjss

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro mas achei muito interessante! Adoraria ler a história, super me chamou a atenção. Parabéns!
    By: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evy!

      Que bom que ficou interessada! Quando ler, tomara que goste.
      Obrigada por comentar.
      Bjss

      Excluir
  3. Nunca li nada do Chico Buarque e estou encantada com este quote do início da resenha, que imagino que seja do livro, me identifiquei. Curioso como a gente acha que conhece uma personalidade pública sem saber detalhes da vida privada.
    Ótima dica de leitura vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara!

      Sim, esse quote é do livro mesmo. Muito bonito, né?
      Realmente, a gente nunca sabe tanto assim da vida do autor. E nesse caso, é uma coisa bem diferente, então é super interessante ler e conhecer sobre.
      Tomara que goste quando for ler.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Realmente não sabia que ele escrevia rs, mas acredito que deve ser bom e agradeço pela indicação, acredito que a apesar de ser um pouco confuso, como disse, deve ser uma boa experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy!

      Acho que muitos não sabiam, rsrsrs. Sim, apesar de ser um pouco confuso, é muito interessante saber tudo o que aconteceu.
      Obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir